Se esse sentimento te dominar, todos os seus LAÇOS de amizade serão DESTRUÍDOS para sempre!

Saiba como o temperamento de ser uma pessoa explosiva pode acabar com suas amizades!

Se esse sentimento te dominar, todos os seus LAÇOS de amizade serão DESTRUÍDOS para sempre!
Se esse sentimento te dominar, todos os seus LAÇOS de amizade serão DESTRUÍDOS para sempre!

Você sabia que a raiva e o temperamento explosivo pode acabar com o seu círculo de amizade? Como muitos já sabem, a raiva é um dos sentimentos mais comuns e também um dos mais difíceis de lidar.

Normalmente, várias pessoas ficam entre os dois extremos, que são: conter a raiva ou expressar a raiva.

Porém, nenhuma dessas alternativas mencionadas anteriormente deve ser seguida ao extremo por uma pessoa, pois isso pode prejudicar o seu convívio social e o relacionamento de amizade.

Como a raiva pode acaba com laços de amizade

Primeiramente, você precisa entender que extravasar o sentimento de raiva sempre que ele surgir, como algumas pessoas aconselham, não é uma atitude sábia. Extravasar esse sentimento pode até gerar um alívio momentâneo, mas como fica a relação de amizade depois?

Grandes estragos são feitos na relação de amizade em nome desse “extravaso de raiva”. Uma palavra dita em um tom agressivo, mesmo que em um momento de raiva, pode estragar sua amizade e assim criar muitas barreiras de reconciliação.

temperamento-explosivo-destroi-amizades

Existem tipos de distúrbios psiquiátricos nos quais algumas pessoas não conseguem conter os sentimentos de raiva, é o caso do distúrbio explosivo intermitente.

O distúrbio explosivo intermitente pode acabar com suas amizades

Quando uma pessoa não consegue controlar os seus impulsos agressivos de raiva e tem momentos de grandes explosões de sentimentos, ela acaba destruindo objetos ou agredindo uma pessoa, seja física ou mental.

Nesse caso, a pessoa precisa fazer tratamento psicoterápico e até utilizar de medicamentos para conseguir conviver com os amigos sem causar danos a si ou a terceiros.

Infelizmente, o que nós vemos é que grande parte das pessoas que não sabem controlar a raiva não possuem tal distúrbio.

Esses tipos de pessoas não aprenderam desde a infância a lidar com as frustrações que fazem parte da vida.

Já do outro lado, estão os tipos de pessoas que não conseguem expressar nem um pouco de descontentamento ou raiva diante daquilo que as prejudica.

Essas pessoas sofrem porque não querem enxergar o outro sofrer. Elas pessoas acreditam que falar “não” e manifestar indignação ou sentimento de raiva são atitudes que farão delas uma pessoa ruim.

temperamento-explosivo-destroi-amizades

Normalmente, as pessoas que passam por isso buscam a psicoterapia porque se sentem sufocadas e têm dificuldades de reagir.

Descontentamento ou Raiva: equilíbrio entre os dois extremos

Não é impossível, mas sim difícil encontrar um equilíbrio entre esses dois extremos. O sentimento de raiva tem sua função no psiquismo, pois ela sinaliza que nós fomos traídos, caluniados ou injustiçados. 

Além disso, todo esse sentimento de raiva esconde um certo grau de tristeza por trás dele. É só você parar e refletir na última vez que sentiu raiva.

Se você realizar uma análise sobre o que o deixou com raiva, encontrará:

  • Uma tristeza por algo que perdeu,
  • Uma expectativa que não se concretizou,
  • Uma rejeição,
  • Uma grande mágoa,
  • E muitas outras coisas que nos deixam tristes. 

É muito simples reconhecer que a pessoa está com raiva do que quando está triste. Pois a raiva dar a sensação de ser forte e poderoso, a tristeza não.

Várias pessoas acreditam que, se falarem que estão se sentindo triste, parecerão frágeis e vulneráveis perante as outras pessoas.

A força do ser humano não está na raiva, mas sim a coragem de tomar consciência dos próprios sentimentos e daquilo que nos faz sofrer e encontrar um modo de lidar com isso.

temperamento-explosivo-destroi-amizades

Como resolver o problema da raiva?

Para reverter essa situação é necessário que um profissional qualificado faça uma avaliação e tentar descobrir em quais situações a pessoa perdeu o controle.

Isso só é possível por meio do autoconhecimento.

A pessoa não pode ser orgulhar de ser raivosa e explosiva. Caso o temperamento da pessoa seja explosiva e que tenha surgido devido algum tipo de problema, a orientação é que a pessoa resolva esse problema sem deixar pendências.

Existe alguma vantagem em ser uma pessoa raivosa?

Ser uma pessoa raivosa não significa necessariamente algo ruim. A raiva nem sempre é algo negativo, pois ela é um sentimento que nos impulsiona, nos tira da zona de conforto.

Esse tipo de comportamento, se bem administrado, pode ajudar em algumas área como em um emprego de vendas ou até mesmo tratar de algo com um amigo que precisa de um pulso firme.

Além disso, a agressividade é positiva em alguns aspectos, como quando um grupo de amigos, depois de ter sido alertada sobre algum comportamento inadequado.

No momento em que você ver que o seu amigo está acomodado com alguma coisa ou fazendo algo de erro, ser mais raivoso e dar uma bronca nele pode ajudar.

temperamento-explosivo-destroi-amizades

E as desvantagens, existem?

Entre as desvantagens que o temperamento raivoso pode trazer para os seus laços de amizade está a vulnerabilidade, que pode desencadear em erros e danos que não terão consertos.

Estar com a cabeça quanto também é muito ruim nas relações de amizade que você for ter com uma pessoa, já que muitas vezes você é “explosivo” com os amigos.

Muito cuidado!

A situação entre você e o seu amigo pode piorar se caso você usar da raiva para reprimir alguma coisa. Nessas situações, o seu amigo pode ter receio em pedir ajuda a você da próxima vez, já que você tem um temperamento explosivo.

Além desse comportamento de raiva criar barreiras entre você e os seus amigos, a raiva permitirá que os outros amigos reproduzam o seu tipo de temperamento, pois a raiva é a referência, você entendeu?

Por isso, ainda que o seu comportamento, seu temperamento seja de uma pessoa explosiva, os seus verdadeiros amigos irão entender a situação e ajudá-lo.

temperamento-explosivo-destroi-amizades

Um verdadeiro amigo sabe do que o outro está passando, por isso, se você sofre desse problema, de raiva, falta de paciência, ele vai entender e encontrar uma forma de ajudar você a superar essa fase difícil.

Você gostou de saber mais sobre a raiva no seu ciclo de amizade? Entendeu agora como a raiva pode ser prejudicial na construção do seu convívio com os amigos? Se gostou, compartilhe esse conhecimento com os seus amigos e familiares. Aproveite!

publicidade