Ser um indivíduo consciente te transformará em um ser altruísta!

Ser um indivíduo consciente te transformará em um ser altruísta!

Veja o que a ciência diz sobre pessoas consciente e atenção plena!

publicidade

Você sabia que uma nova pesquisa sugere que a atenção plena está relacionada a cinco características?

A atenção plena, ou a capacidade de existir no momento presente de uma forma sustentada e sem julgamentos, tem demonstrado ter muitos benefícios para a saúde dos seres humanos. 

As pessoas conscientes tendem a ter níveis de estresse reduzidos, são menos reativos emocionalmente e têm melhor foco.

publicidade

Mas o que significa ser uma pessoa consciente? Um novo trabalho científico publicado na revista Consulting Psychology pode ter uma resposta para isso.

Um grupo de pesquisadores liderada por Christopher Altizer, da Florida International University, usou dois testes de personalidade bem conhecidos. O Inventário de Personalidade Hogan e a Pesquisa de Desenvolvimento Hogan. 

Eles fizeram isso para entender quais traços de personalidade podem estar mais intimamente ligados à atenção plena nas pessoas.

como-ser-uma-pessoa-consciente-atenção-plena

publicidade

Eles descobriram com a pesquisa que cinco características estão significativamente relacionadas à atenção plena, são elas:

  • Cautela;
  • Ajuste;
  • Lazer;
  • Excitabilidade;
  • Ambição.

São com essas características e suas associações com a atenção plena que serão analisadas a seguir. Confira!

5 características de que você é uma pessoa consciente

Confira a seguir cinco características de que você pode ser uma pessoa altamente plena e consciente com tudo o que está acontecendo ao seu redor.

1 – Cautela

De acordo com a Pesquisa de Desenvolvimento Hogan, pessoas com personalidades cautelosas tendem a ser resistentes a mudanças e relutantes em assumir riscos. 

Essas pessoas têm um grande medo do fracasso e trabalham duro para esconder suas fraquezas e deficiências. 

publicidade

Os pesquisadores descobriram também que pessoas com personalidades cautelosas exibem níveis mais baixos de atenção plena.

como-ser-uma-pessoa-consciente-atenção-plena

Mas por quê? Os pesquisadores acreditam que isso tem a ver com medo. Veja a seguir o que eles dizem sobre isso:

“Ter e agarrar-se ao medo pode ser o motivo pelo qual a maior [cautela] está mais negativamente associada à atenção plena.” 

Por isso, navegar pelo mundo com uma sensação intensificada de medo torna difícil lidar com os golpes, adaptar a mentalidade e ser psicologicamente flexível, coisas que são marcas registradas de pessoas altamente conscientes.

2 – Ajuste

Christopher Altizer e sua equipe de pesquisadores encontraram evidências consistentes de que as pessoas com alto traço de personalidade de ajustamento.

Isto é, pessoas capazes de “prestar atenção e permanecer focado e não reativo em momentos estressantes ”, tendem a ser pessoas altamente cuidadosas. 

Veja a seguir o que eles dizem sobre isso:

“Pessoas com pontuações de ajuste mais altas parecem ser menos afetadas ou mais capazes de envolver percepções estressantes agindo com consciência, suspendendo o julgamento emocional internamente e respondendo com menos reatividade externamente.”

3 – Lazer

Pessoas com personalidades vagarosas, conforme definidas pela Pesquisa de Desenvolvimento Hogan, descrevem pessoas que geralmente são indiferentes aos desejos e necessidades de outra pessoas. 

como-ser-uma-pessoa-consciente-atenção-plena

Esses tipos de pessoas criam a aparência de serem altamente independentes, mas, na realidade, podem ser mesquinhos, ressentidos e passivoagressivos .

Os pesquisadores descobriram também que personalidades ociosas exibem níveis mais baixos de atenção plena. 

Confira a seguir o que eles dizem sobre isso:

“A atenção plena concentra-se em si mesmo e nos outros e reduz as tendências e o impacto do julgamento emocional negativo. Isso é inconsistente com manter e nutrir privadamente crenças negativas sobre os outros. Em outras palavras, a atenção plena está em desacordo com as [personalidades] de lazer superiores por sua tendência de desenvolver e manter suposições negativas sobre os indivíduos ”.

4 – Excitabilidade

Já as pessoas com personalidades excitáveis ​​tendem a ser temperamentais, voláteis, inconsistentes e emocionalmente imaturas. 

Elas reagem exageradamente a eventos triviais e podem ser explosivos em seu comportamento. 

Não é de surpreender que os tipos de pessoas excitáveis ​​sejam menos atentos do que os não excitáveis, pois carecem de estabilidade emocional e presença de espírito.

5 – Ambição

As pessoas com personalidades ambiciosas, isto é, pessoas que são socialmente autoconfiantes, competitivas, enérgicas e com espírito de liderança, tendem a ser mais conscientes. 

como-ser-uma-pessoa-consciente-atenção-plena

Embora isso possa parecer contra-intuitivo, os pesquisadores da pesquisa oferecem uma boa razão para isso. 

Os pesquisadores sugerem que pessoas ambiciosas são capazes de equilibrar sua atenção e consciência para atingir seus objetivos . 

Em outras palavras, o foco mental necessário para ser uma pessoa ambiciosa se traduz em muitas das mesmas qualidades associadas à atenção plena.

Os pesquisadores têm uma visão positiva da ambição, confira a seguir o que eles afirmam sobre isso:

“Comportamentos relevantes para ambição e atenção plena são frequentemente descritos positivamente – estar” na zona “,” como o zen “e, geralmente, estar atento e consciente.” 

Em outras palavras, é possível ser uma pessoa ambiciosa e cuidadosa ao mesmo tempo.

Quais os benefícios em ser uma pessoa consciente e ter atenção plena?

Não é à toa que até o mundo ciência já se rendeu as vantagens em ser uma pessoa com atenção plena. 

Confira a seguir alguns benefícios em ser uma pessoa consciente e ter uma atenção plena. São eles:

  • Inteligência emocional;
  • Controle da ansiedade e estresse;
  • Diminuição da insônia;
  • Proteção do cérebro;
  • Maior capacidade de concentração.
  • como-ser-uma-pessoa-consciente-atenção-plena

Todas esses benefícios pode ser transferidos também para o ambiente de trabalho, o profissional. Afinal de contas, não estamos falando de um mundo isolado.

Agora, imagine o quão mais produtivos não vão ser os funcionários que estiverem mais focados em suas atividades diárias.

Com os níveis de ansiedade e estresse controlados por intermédio de uma boa inteligência emocional, vai ficar mais fácil para os funcionários entregar os resultados que a empresa tanto espera de uma pessoa bem-sucedida.

Isso, claro, sem falar que, com o desenvolvimento da inteligência emocional e a atenção plena, cada funcionário vai passar a ter um controle maior dos seus sentimentos, aumentando assim o seu poder de decisão e melhoramento nas relações de trabalho com os outros colegas.

Uma boa organização só tem a ganhar com pessoas assim e com o incentivo da atenção plena à sua equipe de funcionários.

A prática diária de mediação focada na atenção plena não tem relação direta com a religião, como muitos pensam. Essa é uma ótima alternativa para quem deseja ter um controle total das suas atitudes e vencer o automatismo.

Por isso, se você pensa em ser uma pessoa melhor, um profissional melhor, um estudante melhor, procure melhorar sua inteligência emocional, seja uma pessoa plena e consciente.