Os 10 melhores thrillers dos anos 90

Talvez tenha sido o cinismo dos anos 90 marcando presença, mas esta década tem um fascínio distinto pelos filmes policiais.

publicidade

Talvez tenha sido o cinismo dos anos 90 marcando presença, mas esta década tem um fascínio distinto pelos filmes policiais.

Os cineastas independentes encheram a indústria de inovação e o gênero é um pouco indefinido, de modo que há muito o que revisitar.

Certos filmes se destacaram ao examinar a imundície com atitudes diretas e roteiros nítidos e duradouros. No entanto, algumas histórias vão além da análise do crime ou da sociedade.

publicidade

Muitos desses filmes desafiam o público a simpatizar com os anti-heróis em seu profundo submundo. Da mesma forma, também existem policiais heroicos e é conveniente explorar a psique de vidas tão estranhas para a maioria das pessoas.

Isso persiste, independentemente da teatralidade ou verossimilhança. Aqui estão 10 dos melhores thrillers de crimes dos anos 90.

10. Fervura Máxima (1992)

Fervura máxima
Foto: Divulgação.

John Woo é um autor com uma visão única e que influenciou inúmeros filmes em seu gênero. A ação pode se tornar redundante, mas a maneira pela qual Woo entrelaça enredos e visuais é exemplar. É mais parecido com um balé, onde a própria dança pode capturar completamente a história.

Woo atravessa um mundo vasto de contrabandistas e policiais disfarçados com espetáculos impressionantes e personagens emocionantes. Chow Yun-Fat, talvez mais conhecido pela obra-prima das artes marciais O Tigre e o Dragão, é um protagonista cativante.

publicidade

Ele inegavelmente levanta o personagem acima do arquétipo e alimenta o roteiro que transcende seu gênero.

9. Um Dia de Fúria (1993)

Um dia de fúria
Foto: Divulgação.

Michael Douglas apresenta uma de suas melhores atuações de todos os tempos, em um papel cuja loucura pode facilmente sair do controle.

A história em si é notavelmente direta, passando de um episódio de frustração catártica para outro. Enquanto isso, aprendemos mais sobre a história do protagonista, o que complica nossa simpatia pelo personagem.

Obviamente, os muitos confrontos do filme envolvem ataques exagerados de pessoas claramente abomináveis. Quase perto do racismo, interações como o neonazismo ajudam a cimentar os temas do filme em uma conversa sobre a própria violência.

É uma vitrine rápida e elegante para Douglas, com uma história que cresce organicamente e até oferece uma comédia obscura.

publicidade

8. Os Suspeitos (1995)

Os suspeitos
Foto: Divulgação.

Christopher McQuarrie se tornou um nome familiar desde que impulsionou a franquia Missão: Impossível para uma popularidade cada vez maior. Mas seu primeiro sucesso de verdade foi esse mistério inteligente, que pode ficar à sua frente a cada passo.

Pode ser famoso pelo final inesperado, mas com um elenco de estrelas, esse clássico do crime também é inesperadamente engraçado. Na verdade, alguns personagens são definidos pelo senso de humor ou pela falta dele.

No entanto, os personagens parecem estranhamente tangíveis, provavelmente devido ao talento em questão. Embora as influências da trama sejam frequentemente sentidas, a execução é impecável, movendo-se de maneira rápida e inteligente.

7. O Fugitivo (1993)

o fugitivo
Foto: Divulgação.

Este é essencialmente um filme de perseguição e até consegue se destacar na filmografia do próprio Harrison Ford. Mais uma vez ele interpreta um homem comum e falho que ainda pode agir heroicamente. Seu objetivo é compreensível, já que ele foi injustamente acusado de assassinar alguém que ama.

E, finalmente, ele deve usar sua inteligência para superar probabilidades impossíveis. Dado que o perseguidor Tommy Lee Jones é igualmente inteligente, o jogo de gato e rato é emocionante do começo ao fim. Não é difícil para o público considerar o que eles podem fazer na posição do herói. O mistério é cativante, a ação bem encenada e o final imensamente gratificante.

6. Los Angeles –  Cidade Proibida (1997)

los angeles cidade proibida
Foto: Divulgação.

Outro dentre muitos elencos de estrelas para explorar o crime, esse é uma referência do clássico filme policial. A história está mais voltada para a corrupção e analisa várias abordagens da aplicação da lei – uma mais interessante que a outra.

Elas povoam um mundo decadente, perverso e violento, que oferece um mistério tentador com viradas suficientes para manter o público em dúvida.

Graças à direção estilizada e um roteiro espirituoso, o filme consegue evitar as obviedades. Baseado em um romance, ele mantém a profundidade literária sem sacrificar uma trama simplificada. Da mesma forma, os personagens se sentem palpáveis por causa de suas nuances, transcendendo seus arquétipos.