A história da Última Ceia na Bíblia: esse texto vai te arrepiar

Momento importante para comunhão com os irmãos!

A história da Última Ceia na Bíblia: esse texto vai te arrepiar

As celebrações da Páscoa são momentos importantes para darmos graças a Deus, celebrar a vitória de Cristo Jesus na Cruz e relembrar acontecimentos inesquecíveis.

A última ceia do Senhor antes da crucificação é um acontecimento importante que reúne diversos simbolismo e costumes para nossas vidas diárias.

Logo, diversas igrejas e religiões ao redor do mundo recriam a última ceia para reúne os irmãos em amor de Deus e honrar tudo o que Jesus passou para nos salvar.

Te interessa?

Foi pensando nisso que selecionamos a Última Ceia na Bíblia para você beber do conhecimento de Deus da fonte: as Sagradas Escrituras.

O que podemos aprender com a Última Ceia?

Um das melhores coisas que podemos aprender com a Última Ceia de Jesus Cristo é sobre humildade e amor de Deus em suprir seus filhos.

Além de Cristo lava os pés dos seus discípulos antes da sua morte e ressurreição, a última ceita também é um ato de humildade.

Última Ceia na Bíblia
A história da Última Ceia na Bíblia: esse texto vai te arrepiar. (Imagens: Unsplash)

O mandamento de Deus dado aos cristão é amar o próximo e servir com respeito e caridade, com isso, podemos aprender muito sobre esses comportamentos com Cristo na Ceia.

Precisamos diariamente servir a Deus com amor no coração e propósito para ajudar o próximo com respeito, compromisso e temor no Senhor.

Onde encontrar a Última Ceia na Bíblia?

É de arrepiar as passagens da Bíblia que falam sobre Jesus e seus discípulos na última ceia. Até hoje essa cerimonia ensinada por Cristo reúne muitos cristãos ao redor do mundo.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A última ceia pode ser encontrada em 4 livros do Novo Testamento, são eles, João, Lucas, Marcos e Mateus. Confira a seguir os textos da Bíblia que registram a última ceia do Senhor.

1 – Mateus 26:17 – 30

“No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, os discípulos dirigiram-se a Jesus e lhe perguntaram: “Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa? “

Ele respondeu dizendo que entrassem na cidade, procurassem um certo homem e lhe dissessem: “O Mestre diz: ‘O meu tempo está próximo. Vou celebrar a Páscoa com meus discípulos em sua casa”.

Os discípulos fizeram como Jesus os havia instruído e prepararam a Páscoa. Ao anoitecer, Jesus estava reclinado à mesa com os Doze.

E, enquanto estavam comendo, ele disse: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá”. Eles ficaram muito tristes e começaram a dizer-lhe, um após outro: “Com certeza não sou eu, Senhor! “

Afirmou Jesus: “Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair. O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido”.

Última Ceia na Bíblia

Então, Judas, que haveria de traí-lo, disse: “Com certeza não sou eu, Mestre! ” Jesus afirmou: “Sim, é você”. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai”. Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.”

2 – Marcos 14:12-26

“No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: “Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa? “

Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: “Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no e digam ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos? ’

Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós”. Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa.

Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze. Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo”.

Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: “Com certeza não sou eu! ” Afirmou Jesus: “É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato. O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido”.

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomem; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam.

E lhes disse: “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”.

Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.”

3 – Lucas 22:7-39

Finalmente, chegou o dia dos pães sem fermento, no qual devia ser sacrificado o cordeiro pascal. Jesus enviou Pedro e João, dizendo: “Vão preparar a refeição da Páscoa”.

“Onde queres que a preparemos? “, perguntaram eles.

Ele respondeu: “Ao entrarem na cidade, vocês encontrarão um homem carregando um pote de água. Sigam-no até a casa em que ele entrar e digam ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspedes no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos? ’

Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, toda mobiliada. Façam ali os preparativos”. Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa.

Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. E disse-lhes: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”.

Última Ceia na Bíblia

Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros. Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”.

Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

“Mas eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa. O Filho do homem vai, como foi determinado; mas ai daquele que o trai! ” Eles começaram a perguntar entre si qual deles iria fazer aquilo.

Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior. Jesus lhes disse: “Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores.

Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve.

Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve. Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações.

E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,

para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel. “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.

Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”. Mas ele respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”.

Respondeu Jesus: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”. Então Jesus lhes perguntou: “Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa? ” “Nada”, responderam eles.

Ele lhes disse: “Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma. Está escrito: ‘E ele foi contado com os transgressores’; e eu lhes digo que isto precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir”.

Os discípulos disseram: “Vê, Senhor, aqui estão duas espadas”. “É o suficiente! “, respondeu ele. Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.

Confira aqui no Awebic mais conteúdos inspiradores sobre a Páscoa:

4 – João 13:1-20

“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.

Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.

Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.

Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, vais lavar os meus pés? ” Respondeu Jesus: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”.

Disse Pedro: “Não; nunca lavarás os meus pés”. Jesus respondeu: “Se eu não os lavar, você não terá parte comigo”.

Respondeu Simão Pedro: “Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! ” Respondeu Jesus: “Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos”.

Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos. Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: “Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.

Última Ceia na Bíblia

Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.

Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem”.

“Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que patilhava do meu pão voltou-se contra mim’.

“Estou lhes dizendo antes que aconteça, a fim de que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou.

Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.”

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Você gostou dessa linda história da Última Ceia na Bíblia para inspirar ainda mais sua Páscoa? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar