7 coisas que só velhos amigos vão entender

Dicas para melhores amigos manterem contato.

publicidade

Impossível escrever sobre amizades verdadeiras e não me lembrar da minha melhor amiga.

Além dos mais de 13 anos de amizades que contabilizamos na nossa conta, o testemunho do seu casamento e um par de tatuagens bem cafona que fizemos no mesmo lugar para esfregar na cara dazinimiga, mostrar ao mundo o nosso amor, hoje um dos números que faz parte da nossa história são os quilômetros que nos separam fisicamente.

Sim, como diria Almir Sater, “os zoio se enchem d’água, que até a vista se atrapaia“.

publicidade

Por outro lado, nenhuma distância é capaz de apagar memórias ou desfazer uma verdadeira amizade.

E para não deixarmos que a rotina, o excesso de trabalho ou a falta de tempo desgastem o pouco de convivência que ainda nos resta, eis algumas dicas de como aproveitar a tecnologia para encurtar o caminho até o coração dos seus e suas brothers.

1. São “cupidos”.

ted

Sim, eu já deixei de ser a cupido da minha melhor amiga há muito tempo, mas é sempre divertido lembrar como nós nos enfiávamos em situações engraçadíssimas para encontrar um par que merecesse estar ali uma com a outra.

publicidade

Puxar uma conversa, quebrar o gelo, oferecer um lugar pra se sentar do lado dela (matando-a de vergonha), fazer piadas ridículas e – o mais importante – sair de cena na hora em que o romance rolasse sempre foram minhas especialidades.

Independentemente de qual seria o desfecho das histórias, sempre estávamos ali uma para a outra, com os braços prontos para um abraço bem apertado.

2. Fazem surpresas.

elenco-de-how-i-met-your-mother-1383926170252_956x500

Depois de 21 anos de idade, muitas tarefas que pareciam super legais na adolescência passam a ser um verdadeiro desafio. Organizar nossa própria festa de aniversário é uma delas. E não só porque você está ficando mais velho, mas porque organizá-la é uma provação de outro mundo.

Você prefere apenas viajar ou passar seu “happy day” assistindo a Netflix.

publicidade

Mas um melhor amigo deve se certificar de que a comemoração seja um pouco mais épica do que isso.

É claro que nem sempre será possível organizar uma festa – mesmo que pequena – para o seu melhor amigo (principalmente quando ele não mora mais na mesma cidade que você), mas acredite, o esforço valerá a pena quando vocês sentirem a sensação imensamente gratificante de estar fazendo isso por ele.

Porém, se você perceber que realmente será impossível… marquem uma cervejada via Skype e se divirtam!

3. Elogiam um ao outro.

01_Amigas

Desde os trabalhos da escola até os cortes de cabelo mais bizarros, melhores amigos sempre estão ali para dar sua opinião sincera.

Eu, particularmente, sempre fui expert em dizer “amiga, para que tá feio”.

Por outro lado, toda vez que vejo minha melhor amiga – principalmente depois de muito tempo – procuro observar o que ela tem de novo: a cor do cabelo, a forma de passar o delineador, o sapato vintage, as meias coloridas ou a nova armação dos óculos de grau, e faço um elogio sincero.

Se a sua postura estiver mais segura ou ela estiver pronta a dar algum conselho, elogio ainda mais. Busco do fundo do meu coração a palavra mais bonita, o sorriso mais sincero e o abraço mais saudoso.

Acredito que o segredo de relacionamentos eternos está na nossa capacidade de admirar o outro, independentemente do quão diferente ele tenha se tornado desde que vocês se conheceram.

Apreciar as mudanças ao invés de criticá-las é libertador, você não acha?

4. Fazem o outro rir.

giphy

A vida é cheia de altos e baixos. Por isso, mais importante do que estar cercado de pessoas confiáveis quando você está bem, é sentir-se acolhido por elas quando você não está.

Muitas vezes, a conexão entre velhos amigos é tão forte que basta um estar mal para o outro lembrar-se dele e enviar um whats. Para isso, minha amiga e eu mantemos o número de telefone atualizado e, sempre que me sinto confusa ou preciso de um ombro amigo, não hesito em falar com ela: e a recíproca é verdadeira.

Não importa se estamos há mais de seis meses sem conversar ou se eu estou no pico do Monte Everest e ela está no Chile. Nós contamos uma com a outra e isso nunca vai mudar.

Por isso, toda vez que seu melhor amigo precisar de você, não pense duas vezes antes de enviar uma foto da sua careta mais bizarra. Você o fará rir e a vibe vai mudar imediatamente, pode acreditar.

5. Não julgam nem guardam rancor.

giphy (1)

Ter um melhor amigo ou ser o melhor amigo de alguém não significa que vocês concordam com todas as escolhas de vida que o outro faz. Mas, como qualquer ser humano, é preciso entender que o outro tem um caminho diferente do seu para ser trilhado.

Respeitar as escolhas da minha amiga me fez entender que não é preciso estar certo para amar e ser amado. O mesmo vale para o perdão mútuo que vivenciamos em algumas etapas da nossa amizade.

O respeito e o amor são ingredientes imprescindíveis para uma receita de amizade leve e eterna.

6. Passam mais tempo pessoalmente.

Sim, eu sei, nem sempre é fácil, e confesso que esta questão seja o meu calcanhar de Aquiles.

Mas a realidade não permite desculpas: se você for criativo o suficiente, vai descobrir que não é tão difícil encontrar momentos de seu dia (ou finais de semana no seu mês) em que você pode se reconectar com o outro.

Você pode sair para comer comida japonesa em uma segunda-feira, depois do trabalho; tomar uma açaí depois da academia; fazer um curso diferente juntos; planejar uma viagem; tomar um café da tarde no final de um domingo preguiçoso ou até lembrar um pouco do passado indo àquele pub que vocês não frequentam há uns oito anos.

Basta querer!

7. Apoiam-se mutuamente em suas loucuras.

giphy (3)

Há alguns meses eu decidi fazer um mochilão sozinha pela Itália. Sabe o que minha amiga disse? “Quer um casaco emprestado?”.

É isso! Continuar apoiando seus amigos em suas empreitadas, aventuras e até empreendimentos é fundamental para manter o vínculo ativo.

Isso valeu para quando ela estava prestes a se mudar para a África do Sul. Meu coração ficou em frangalhos com a possível despedida, mas eu a apoiei até o fim.

Em tempos de mudança, ou quando uma grande decisão precisa ser feita, ter o apoio de pessoas nas quais você confia pode trazer um pouco de magia mesmo às situações mais difíceis.

Por isso, logo depois de compartilhar este texto, vou tomar um banho e encontrar minha melhor amiga porque acabei de receber uma mensagem dela dizendo que está na cidade. Vou contar para ela que esses dias me lembrei do quão importante ela foi e é na minha vida, e, só por precaução, vou levar um lencinho de papel para limpar as lágrimas que provavelmente virão. :~)

Fonte: aplus.com.

Gostou do que leu? Compartilhe!