Categorias: Cultura

Artista deixa vestido submerso no Mar Morto por 2 anos e cria obra de arte

Você conhece a Noiva de Sal?

O que acontece quando um vestido fica dois anos submerso nas águas do mar?

A artista israelense Sigalit Landau tem a resposta.

Para criar a série de fotografias chamada Salt Bride (Noiva de Sal, em tradução livre), ela deixou um vestido preto submerso por dois anos no Mar Morto.

Essa série é inspirada na famosa peça judaica Dybbuk do escritor S. An-Sky, escrita entre 1913 e 1916, que conta a história de uma jovem que é possuída pelo espírito inquieto de seu amante falecido.

Curiosidades 1: O autor se inspirou na prática antiga de exorcizar “dybbuks” (espíritos inquietos ou malignos que impregnam pessoas vivas)  que teve contato durante uma expedição etnográfica judaica entre 1911 e 1914.

Curiosidade 2: Na história, Khonnon é um estudante sem dinheiro e devoto do misticismo judaico e Leah, a jovem com quem está destinado a casar.

Mas o pai ganancioso de Leah, quebra o contrato para casar a filha com um homem rico.

De coração partido, Khonnon morre instantaneamente e se torna um dybbuk, entrando no corpo de Leah para ter o seu amor por toda a eternidade.

Depois que o dybbuk é exorcizado com encantamentos, Leah precisa escolher entre o atual noivo que não ama e o espírito de seu amado falecido.

O vestido

O vestido escolhido pela artista está intimamente ligado à história da peça, pois se trata de uma réplica do traje usado pela lendária atriz Hanna Rovina do Teatro Habima [o teatro nacional de Israel], no papel da noiva possuída, Leah.

Vale dizer que nos bastidores de Dybukk, Hanna Rovina se tornou lendária em 1922, quando assumiu a personagem principal. Isso porque ela conseguiu o papel depois de a atriz originalmente escolhida deixar o Teatro Habima.

A atuação de Hanna tornou a personagem tão única na imaginação do público, que a atriz incorporou Leah em todas as apresentações de “Dybbuk” até 1957.

Conceito

O ato de deixar o vestido exposto ao sal do mar tem tudo a ver com a história da personagem Leah, como explica o site da galeria de arte Marlborough em Londres, onde a série ficará em exposição até o dia 3 de setembro:

“A roupa preta de Leah é transformada sob a água em cristais de sal que gradualmente aderem ao tecido. Ao longo do tempo, a alquimia do mar transforma a peça simples de um símbolo associado com a morte e loucura no vestido de casamento que sempre foi destinado a ser.”

Reverência especial pelo Mar Morto

Sigalit Landau tem experimentado práticas artísticas com a cristalização de sal em objetos durante anos e o Mar Morto tem sido o lugar no qual realiza o processo de transformação de suas performances.

A artista disse ao My Modern Met que tem um apreço especial pelo Mar Morto, que vai além de sua infância em Jerusalém, onde nasceu e dos passeios de final de semana com a família pelas suas margens.

“É como o encontro com um sistema de tempo diferente, uma lógica diferente, um outro planeta.”

O apreço da artista pelo Mar Morto também está em cada processo de sua arte. Depois de entender os bastidores da criação da série “Salt Bride”, o resultado final é ainda mais mágico e cheio de significados.

Embora considerado “morto”, a água do mar causa uma transformação no vestido e por isso lhe dá uma nova roupagem, vida e sentido.

Fontes: boredpanda.com, marlboroughlondon.com, jhom.com. Imagens: Sigalit Landau/Marlborough Contemporary.

O que você achou do conceito da arte de Sigalit Landau? Compartilhe com os seus amigos!

Share
Publicado por:
Taianne Rodrigues

Últimos artigos

40 frases para comemorar o Dia das Crianças com carinho

Veja aqui lindas frases de Dia das Crianças para você homenagear as crianças que você… Read More

29 de setembro de 2020

Concurso de fotografia animal anuncia as 40 fotos mais HILÁRIAS como finalistas

Tente escolher a sua favorita e falhe! Read More

29 de setembro de 2020

A primavera tem muita transformação para ESSES Signos do Horóscopo!

Saiba como essa estação afeta o seu signo! Read More

29 de setembro de 2020

Filha escondeu o doutorado por 3 anos para surpreender a mãe e sua reação em formatura emociona

A reação emocionante nos inspira ainda mais afeto para com nossos pais! Read More

29 de setembro de 2020

10 razões INDISPENSÁVEIS para sempre comemorar o Dia das Crianças

Razões para você comemorar o Dia das Crianças com os seus filhos e aproveitar esse… Read More

29 de setembro de 2020

Carteiro ‘Amigo dos Animais’ viraliza ao tirar selfies com os pets que encontra no trabalho

Os encontros de Cristiano se estendem também aos gatos, coelhos e outros pets! Read More

29 de setembro de 2020