Você é a média das pessoas que convive? Mito ou verdade?
Você é a média das pessoas que convive? Mito ou verdade?

Você é a média das pessoas que convive? Mito ou verdade?

Veja o que as pesquisas falam sobre!

publicidade

Acreditamos que todo mundo já tenha ouvido dizer que nós somos a média das pessoas que convivemos, não é mesmo? Mas bem, será que isso é realmente verdade?

Será que as pessoas que estão a nossa volta possuem uma influência assim tão grande sobre nós?

Para responder essas e outras perguntas eu decidi ir atrás do assunto e buscar informações que falem sobre isso, de forma desmistificar todo esse conceito.

publicidade

Preparado para descobrir mais sobre o assunto? Vamos lá!

Nós realmente somos a média das pessoas que convivemos?

amigos

Sim, a sabedoria popular sempre esteve certa sobre esse assunto. Nós somos a média das pessoas com as quais convivemos, embora muitas vezes sejamos totalmente incapazes de perceber isso devido ao fato de que estamos inseridos demais na nossa própria visão de mundo.

Essa adequação e imitação das atitudes a nossa volta acontece por vários motivos, como por exemplo:

publicidade
  • Aceitação social;
  • Medo;
  • Hábito;
  • Fortes influências positvas dessas amizades;
  • Convívio frequente.

Claro, não há uma regra geral que diga que isso sempre vai acontecer. Existe sim uma grande possibilidade de que essa influência ocorra por um desses motivos ou até mesmo por outros não listados, mas o principal ponto aqui é que essa adequação as pessoas que convivem com você é uma regra.

Estudos inclusive sugerem que nós nos sentimos confiantes a fazer determinadas coisas (como usar drogas, por exemplo) quando pessoas a nossa volta fazem isso.

Tal coisa acontece pela nossa necessidade de pertencimento social.

Para fazer parte de um grupo, muitas vezes deixamos a nossa própria individualidade ser suprimida para que assim possamos assumir as características de um conjunto de pessoas.

Porém, se deixar ser influenciado pode trazer grandes consequências para a vida de qualquer pessoa

amizade influencia

publicidade

Imagine o quão prejudicada sua vida poderia ser devido a más companhias.

Eu sei, eu sei, isso parece aquele papo que de pai chato que quer evitar que o filho ande com amigos ruins, mas é sério, pense nisso por alguns instantes.

Se você andar somente com pessoas que tenham uma conduta ruim em relação a vida, não irá demorar muito para que você acaba da mesma forma. Infelizmente essa é a verdade.

Ou seja, se deixar ser influenciado por essas pessoas pode decretar uma sentença muito ruim para o seu futuro e nós realmente não queremos isso.

É muito importante que você tenha ao seu redor ótimas pessoas, gente que lhe faz bem e te ajuda a crescer. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

Entenda  a importância de conviver com pessoas que lhe fazem bem

influencia pessoas

Estar ao lado de pessoas que te fazem bem pode te ajudar das mais variadas forma e justamente por isso você deve começar a buscar essa mudança de ares.

Mas para que tudo possa ficar um pouquinho mais claro, vou listar aqui embaixo os benefícios que isso pode lhe trazer:

O seu intelecto será estimulado

Para começar, a partir do momento em que você começa a andar com pessoas que estão em um nível acima do seu, seu intelecto naturalmente começa a ser estimulado.

Você sempre deve ser a pessoa menos inteligente da mesa onde estiver sentando. Leve isso para a sua vida, não importa o que aconteça.

Afinal, em uma mesa onde você não é a pessoa mais inteligente, sempre haverá algo que pode ser aprendido, não importa o que pequeno pareça.

Você desenvolverá hábitos mais saudáveis

hábitos saudáveis pessoas

Ao obter boas companhias você também passa a adquirir hábitos saudáveis, como:

  • Ler frequentemente;
  • Se exercitar;
  • Aprender novas habilidades;
  • Se tornar mais produtivo;
  • E assim por diante.

Cada um destes hábitos possui o poder de mudar sua vida de forma significativa, pelo menos em algum âmbito. A nossa sugestão é de que você comece a perceber quais são as pessoas a sua volta com os melhores hábitos.

Se mantenha por perto, aprenda com elas e faça o maior esforço possível para desenvolver esses hábitos também. Esse será um grande passo para o seu desenvolvimento como um todo.

Você adquirirá qualidades positivas

pessoas qualidades

Se ao andar com pessoas que não possuem bons comportamentos você tende a seguir o exemplo delas, o mesmo acontece com pessoas positivas.

Isto é, você passa a se espelhar nelas e desenvolver qualidades positivas de uma forma muito rápida.

Se você é uma pessoa estressada, a melhor coisa que pode fazer é começar a andar com pessoas que são mais calmas. Dessa maneira você começará a ver um novo mundo a sua frente, onde é possível agir de forma mais calma e tranquila em diversas situações.

Obviamente esse é apenas um dos milhares de exemplos possíveis, portanto, você tem totais condições de obter diversas outras qualidades.

A sua confiança em si mesmo aumentará

Os grupos dos quais participamos acabam tendo uma grande influência sobre a forma como nós nos vemos em meio a sociedade.

Se andamos apenas com pessoas que possuem perspectivas baixas na vida, é natural que passemos a nos ver da mesma forma. Em outras palavras, nossa confiança é gradualmente quebrada.

Contudo, ao andar com pessoas que possuem resultados maiores na vida, boas perspectivas e um potencial maior, acabamos nos vendo da mesma forma também. Isso muda completamente a nossa realidade, fazendo com que a nossa confiança possa aumentar de maneira signficativa.

Você se tornará mais determinado

melhoria determinação pessoas

A sua determinação tende a aumentar de forma significativa ao andar com boas companhias.

Isso vai impactar todos os outros itens que foram citados aqui e muitos outros, afinal a determinação é a base de diversas atitudes que temos ao longo da nossa vida.

Dito tudo isto, é fundamental que você separe um pequeno tempo para pensar no assunto, refletir sobre as pessoas que estão próximas a você e então definir o que precisa fazer para mudar essa realidade e alcançar o que tanto deseja.

Faça isso sem pressa. O importante em uma mudança tão grande não é a velocidade, mas sim a direção!