Unsplash / @esdesignisms

Você precisa aprender a dizer não

Quantas vezes você fez alguma coisa pelo simples fato de não conseguir dizer não? Está na hora de você aprender a dizer esta palavrinha de três letras sem se sentir culpado!

publicidade

Quantas vezes você fez alguma coisa pelo simples fato de não conseguir dizer não? Está na hora de você aprender a dizer esta palavrinha de três letras sem se sentir culpado!

Imagine a seguinte situação, você está com a agenda cheia no trabalho, precisando fazer horas extras sem parar. Mas neste intervalo corrido de sua vida, chega um ex-professor muito querido pedindo para que você apresente um trabalho na sala de aula dele. Claro que você vai aceitar, não pode fazer esta desfeita!

E então você deixa para descansar no tão esperado fim de semana. Quando ele se aproxima, um membro da família que sempre foi prestativo a você pede para você dar uma forcinha nos preparativos do aniversário de um primo. Como dizer não?

publicidade

E com estas situações você acaba enchendo cada vez mais sua agenda, e tendo cada vez menos tempo para seu lazer e descanso.

Se você se identificou com esta situação hipotética, está na hora de aprender a dizer não – e não se sentir mal com isso!

Temos a tendência de aceitar todos os pedidos de auxílio que as pessoas nos fazem. Não tem problema nenhum em ajudar as pessoas, o problema começa quando “dar uma mãozinha” acontece em detrimento do seu próprio bem-estar.

Você já parou para refletir o motivo pelo qual é tão difícil dizer não para as pessoas?

publicidade

A culpa por se priorizar

Unsplash / @esdesignisms

Muito provavelmente, quando alguém te pede algum favor, você não quer parecer rude, decepcionar alguém ou até mesmo estragar a relação com a pessoa que te fez o pedido.

Mas não precisa se sentir assim na hora de dizer não: existem maneiras respeitosas de negar um pedido e fazer com que a outra pessoa entenda sua situação.

Por muitas vezes associamos a palavra NÃO ao egoísmo, mas isso não é verdade. Não quer dizer que de repente vai começar a pensar só em você e não vai ajudar ninguém nunca mais. Você só não pode aceitar mais compromissos do que pode dar conta, e está tudo bem.

É preciso aprender a equilibrar os compromissos para não ter uma agenda sempre lotada sem poder tirar um tempinho para você!

Os momentos de descanso e lazer são essenciais para uma boa saúde mental, e é preciso respeitá-los e se priorizar, sem culpa.

publicidade

Se você não estiver bem, não vai ter como ajudar outra pessoa.

O processo de mudança não é simples

Outro ponto que precisamos entender antes de fazer qualquer mudança pessoal é que NÃO É FÁCIL.

Qualquer mudança de hábito ou comportamento demanda um enorme esforço e é um PROCESSO.

Para te ajudar neste processo de aprendizado que nós sabemos que não é nada fácil, trouxemos 6 dicas de COMO APRENDER A DIZER NÃO:

1. Conheça e respeite seus limites

Você precisa determinar seus próprios limites, afinal de contas, cada indivíduo possui suas demandas e suas metas.

Por exemplo, estabelecer um horário de trabalho sem que hajam interrupções para resolver questões pessoais. Se durante este período alguém pedir ajuda com algo pessoal, você poderá dizer que depois do trabalho poderá dar atenção ao pedido, mas que naquele momento não será possível.

Uma vez estabelecidos estes limites fica mais fácil organizar sua agenda e controlar suas atividades.

2. Não queira agradar a todos

Um dos maiores motivos para que as pessoas se sintam culpadas na hora de dizer não é a necessidade de querer agradar as pessoas.

Se você quer ser uma pessoa legal, e eu acredito que a grande maioria busca isso, está tudo bem. Mas é preciso ter cuidado para não se tornar uma pessoa tão legal a ponto das pessoas começarem a abusar de sua boa vontade. Nesta hora é preciso refletir um pouco para restabelecer seu equilíbrio.

Desta forma você conseguirá separar as pessoas que estão realmente precisando de ajuda daquelas que apenas querem se aproveitar da sua boa vontade.

3. Cuidado com a saúde

O excesso de compromissos pode gerar uma série de consequências graves na saúde.

As pessoas que ficam sobrecarregadas por tempos demais podem sofrer de estresse e ansiedade por decorrência do cansaço físico e mental.

Se você se encontra nesta situação, é importante rever suas atividades e eliminar os excessos.

Tente se concentrar somente nas coisas que não tem como deixar de lado.

4. Defina seus valores e suas prioridades

Se alguém chega com um pedido que você julga ser antiético, é hora de dizer não.

Mesmo que seja uma pessoa muito próxima, você estará indo contra seus próprios valores.

Assim como os valores, as prioridades também devem ser respeitadas.

A prioridade ajuda a saber o que é mais importante naquele momento, e te ajudar a dizer não para as outras coisas.

Por exemplo, você precisa pegar seu filho na escola todos os dias às 18 horas. Se alguém pedir algum favor para este horário você precisará dizer não. Afinal de contas, você tem um compromisso que tem prioridade naquele momento e é mais importante do que todos os outros.

5. Não coloque seus compromissos em risco

O dia tem uma quantidade limitada de horas. Se você acabar pegando coisas demais para fazer, uma hora pode ser que alguma delas não vai dar certo. O pior de tudo nestas situações, é que pode ser uma muito importante. Será que vale a pena correr esse risco?

A resposta é NÃO. Além da sua agenda, com isso você está colocando em risco o próprio compromisso assumido também.

Se sua agenda está cheia, é melhor ser honesto e dizer que não pode assumir aquele compromisso naquele momento do que acabar não conseguindo fazer no prazo combinado.

6. Diga não com educação e respeito

Um dos maiores motivos pelo qual as pessoas acham difícil dizer não vem do fato de acharem que podem estar sendo rudes e sem educação.

E na verdade isso pode ser evitado com a maneira que se diz. É possível dizer não de maneira gentil e respeitosa.

Tenha cuidado com as palavras que você escolhe na hora de conversar, as palavras tem poder tanto de melhorar o dia de alguém quanto de magoar profundamente alguém querido.

Se você preferir, pode adicionar uma breve explicação do motivo de não poder assumir aquele compromisso naquele momento. Assim a pessoa poderá compreender melhor.

Apenas diga não!
Apenas diga não! Unsplash / @andytoots

O mais importante de tudo é entender a importância de aprender a dizer não para as pessoas. Se isso não acontecer, serão as pessoas que vão comandar sua vida, e não você.

Pode ser uma situação difícil e desconfortável nas primeiras vezes. Tente quantas vezes forem precisas.

É você que precisa ter as rédeas da sua vida, e você merece ter mais qualidade de vida!

Fonte: Evolução Pessoal