Voluntários restauram brinquedos para crianças carentes

Voluntários e empresas tem ideias inovadoras e inspiradoras para distribuição de brinquedos para crianças carentes.

Voluntários restauram brinquedos para crianças carentes
Voluntários restauram brinquedos para crianças carentes
publicidade

Brincar é parte vital do desenvolvimento infantil, pois desenvolve a imaginação, as aptidões sociais das crianças e forja a sua personalidade. A ausência do brincar traz como consequências o amadurecimento precoce, a timidez e a dificuldade de relacionamento.

O brincar é parte do ser humano e lhe acompanha desde de seu surgimento. De civilizações antigas herdamos os mais famosos brinquedos e brincadeiras. Do Egito vieram as bonecas, as bolinhas de gude e o jogo da velha.

Cada época teve seus brinquedos típicos. É com saudosismo que gerações lembram das bonecas de pano artesanais e dos carrinhos de pau. Porém, medida que a sociedade foi se industrializando também foi se industrializando a confecção de brinquedos.

publicidade
A pobreza infantil

O abandono da confecção de brinquedos manuais e sua comercialização por empresas nos trouxe um problema que assola diversas crianças no Brasil: a exclusão social expressa na ausência de brinquedos para crianças pobres.

Se antigamente os pais produziam os brinquedos de seus filhos, hoje esses brinquedos são feitos quase que exclusivamente por grandes empresas e seus valores obedecem a regras do mercado. Para famílias que não conseguem saciar suas necessidades elementares, como comer, o brinquedo deixou de ser prioridade.

Garantindo o direito de brincar

Observando esse problema social que atinge o grupo mais vulnerável de nossa sociedade, quatro iniciativas se sensibilizaram ao perceber o quanto é forte a relação entra a pobreza e o brincar e desenvolveram soluções que podem servir como referência para o mundo.

A Loved Before foi fundada por uma voluntária duma creche que percebeu que muitos ursos pelúcias acabavam no lixo e então passou a recolher exclusivamente pelúcias, mesmo que um pouco danificada, para fazer uma restauração e revender por um preço acessível.

publicidade

“Este não é apenas um projeto único. Eu vejo como uma mudança no mundo, um brinquedo de cada vez. Não vou consertar as mudanças climática revendendo ursos, mas o que posso fazer é mostrar às gerações mais jovens desde cedo como funciona a sustentabilidade.” Diz Liebling, a fundadora do Loved Before.

Bricking it é um programa de marcas como da empresa Lego que fornece selos gratuitos de frete para que famílias enviem blocos que não são mais utilizados para que sejam distribuídos gratuitamente para famílias pobres.

Toys 4 Life é uma empresa britânica que percebeu a velocidade que as crianças se desprendem dos brinquedos e então passaram a recolher os brinquedos de plásticos abandonados, restaura-los e encaminha-los gratuitamente para países pobres.

publicidade

The Toy Project foi formado por duas professoras que, ao ensinar crianças no primário, perceberam a extrema desigualdade de brinquedos entre as crianças. Em resposta a isso elas fundaram o seu projeto que é responsável por receber doações e encaminhar sem custos para famílias carentes da comunidade.

Ter sensibilidade para reconhecer os problemas socais que nos assolam é muito importante, mas ter a visão de que a solução desses problemas começa por inciativas pequenas vindas de pessoas comuns é algo extraordinário.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Positive News

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar