1 Timóteo 4:12 – Nunca despreze a falta de experiência de alguém

Seja um jovem maduro e temente a Deus!

1 Timóteo 4:12 - Nunca despreze a falta de experiência de alguém
1 Timóteo 4:12 - Nunca despreze a falta de experiência de alguém

É importante entender que você nunca será jovem demais e sem experiência para ser usado por nosso Deus Todo-Poderoso.

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1 Timóteo 4:12)

Esse importante versículo da Bíblia é com bastante frequência citado para muitos ministérios de jovens e também para jovens líderes.

Te interessa?

Além disso, embora Timóteo provavelmente tivesse os seus 30 anos quando esta carta foi escrita, o contexto dessas palavras se aplicam a qualquer líder de igreja, independentemente da idade.

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. (1 Coríntios 13:11)

1 Timóteo 4:12

O que 1 Timóteo 4:12 fala sobre experiência para Deus?

O discípulo do apóstolo Paulo chamado Timóteo não devia permitir que ninguém o desprezasse por causa de sua idade e falta de experiência de vida.

Em toda a história da sociedade e da civilização humana, há uma tendência das gerações mais velhas demitirem ou até mesmo desprezar as pessoas mais jovens, simplesmente porque são inexperientes em relação à vida. 

Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. (Hebreus 5:12-14)

Para contrariar esse tipo de comportamento de certos tipos de pessoas, a influência de um jovem líder deve vir por meio de seu exemplo e capacidade em demonstrar o seu valor para a sociedade.

Neste contexto em particular, um excelente exemplo é dado a outros cristãos, não aos incrédulos em relação a esse preconceito com os jovens.

Embora ambos sejam importantes, o apóstolo Paulo está se concentrando na liderança na igreja neste versículo.

58 versículos para vencer o inimigo e se sentir MAIS FORTE

Como servir de exemplo e mostrar ser uma pessoa madura?

O apóstolo Paulo dá cinco áreas específicas nas quais o seu discípulo Timóteo deve servir de exemplo e mostrar que é um jovem experiente em relação ao trabalho do Senhor.

1 – Prestar atenção em suas palavras e ações

Um jovem cristão deve prestar atenção no que fala e diz para os outros. Um homem com maturidade e clemencia a Deus sabe qual é o seu lugar.

Por isso, um seja uma pessoa imatura e que fala o que vem na telha, pois isso trará consequência no futuro ou até mesmo na hora.

1 Timóteo 4:12

Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim faremos, se Deus o permitir. (Hebreus 6:1-3)

Busque na Palavra de Deus uma fonte de sabedoria e prudência para ser um jovem que sabe fazer o certo para o Reino de Deus. Não deixe que as pessoas vejam você como uma pessoa despreparada e sem experiência.

2 – Seja uma pessoa piedosa

É muito importante você buscar em Cristo Jesus o exemplo de pessoa que sabe o que faz e é prudente nas ações. 

Busque na Bíblia exemplo de pessoas e servos de Deus que foram piedosas.

Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. (1 Coríntios 2:6-7)

Vai ser através desse atos de piedade e compaixão em relação à situação de outras pessoas que você vai demonstrar experiência de vida e maturidade para viver uma vida de responsabilidades.

1 Timóteo 4:12

3 – Ame o próximo

Assim como Cristo amou o mundo e deu a vida para salvá-lo, nós precisamos fazer nossos sacrifícios diários para também amar como Jesus.

Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. (1 Timóteo 1:5)

Vai ser através de sua maturidade que as pessoas verão quão responsável é o seu dever e fazer a vontade de Deus.

O Reino de Deus precisa de pessoas responsáveis e que cumprem os seus deveres como cristãos.

E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. (1 Timóteo 1:14)

Não deixe de fazer o bem e busque sempre melhorar com pessoa. Deus capacita para um de nós para sermos pessoas da luz. Não seja uma pessoa mesquinha e que só pensa em si mesmo.

Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. (1 Timóteo 2:15)

DEVOCIONAL INFANTIL: 10 dicas para ensinar suas crianças com atenção

4 – Ser um exemplo de fé

O discípulo do apóstolo Paulo Timóteo deveria ser um exemplo de fé. Isso é semelhante a 1 Timóteo 1: 5, onde Paulo disse: 

Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. (1 Timóteo 1:5)

1 Timóteo 4:12

Nós devemos refletir o Reino de Deus aqui na terra, ensinando as pessoas sobre o que é fé e como cada um de nós podemos ser melhores quando confiamos nossas vidas a Deus.

Além disso, não permita que a maldade desse mundo corrompa a sua alma e mente e busque sempre fazer a vontade de Deus para sua vida.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16-17)

5 – Seja uma pessoa pura em todos os aspectos de sua vida

Jovens puros e comprometidos em fazer a vontade de Deus enche os olhos dos adultos. Sendo assim, comprometa-se em ser puro na sua vida, mente e corpo.

1 Timóteo 4:12

Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora pedimos e exortamos a vocês no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais. Pois conhecem os mandamentos que demos a vocês pela autoridade do Senhor Jesus. (1 Tessalonicenses 4:1-2)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Decida fazer a vontade do nosso Criador e pare de agradar esse mundo pecaminoso. Busque sempre a presença de Deus em sua vida.

Você gostou de saber mais sobre 1 Timóteo 4:12? Então não perca mais tempo e compartilhe a Palavra de Deus com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para buscar mais a Deus.

Veja mais ›
Fechar