DEVOCIONAL INFANTIL: 10 dicas para ensinar suas crianças com atenção

Aprenda a conduzir um devocional para crianças!

DEVOCIONAL INFANTIL: 10 dicas para ensinar suas crianças com atenção
DEVOCIONAL INFANTIL: 10 dicas para ensinar suas crianças com atenção

Você costuma fazer devocional com seus filhos? Você sabia que existe devocionais apropriados para crianças? Muitos pais cristãos lamentam a falta de criatividade e o sentimento de culpa.

Nenhuma pessoa importunar as suas crianças para elas passarem mais tempo com Deus. Já parou para pensar como você pai pode ir além de simplesmente motivar os seus filhos a lerem a Palavra de Deus?

Foi pensando nisso que listamos algumas dicas para auxiliar você pai ou mãe a liderar o devocional dos seus filhos e ajudar jovens a terem mais momento com o nosso Senhor Todo-Poderoso.

Te interessa?

10 dicas para ensinar crianças a fazerem devocional

Confira a seguir como você pode ajudar crianças no processo de devocional diária para Deus. Ensine os seus filhos como iniciar um devocional e qual o propósito desse hábito para a vida cristã.

devocional-infantil

1 – Busque um horário que funcione para as crianças

Na sua família, você precisa estabelecer uma rotina mais regular para as crianças em relação ao sono a noite. Se você pai ou mãe trabalha no período da noite, isso pode ser reajustado.

Escolher um horário para o devocional com os filhos é importante para que eles entendam a importância do ritual. Ao fazer isso você ficará impressionado com a responsabilidade dos seus filhos em ter um momento com Deus.

Quando você criar o hábito do devocional neles, você perceberá como eles ficaram ansiosos para realizar o momento com o nosso Criador.

Para funcionar bem a definição de horário para ter o momento com Deus, você deve criar o hábito nas crianças sobre pontualidade no horário e o compromisso de não faltar um dia. 

Você pode começar com pequenas tarefas, como ler um versículo da Bíblia, fazer uma oração ou cantar uma música para Deus. O segredo é ser consistente!

Como fazer seu Devocional? Você pode estar começando ERRADO e não sabe!

2 – Ore com as crianças

O fato é que talvez não exista melhor dica nesta lista do que orar com as crianças enquanto passam um tempo com Deus. A oração é um parte essencial em um devocional.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Salmos 127:1)

Você como um educador da vida cristã de uma criança pode comprar Bíblias, desenvolver comportamentos e planejar horários para um devocional infantil, mas só o nosso Criador pode acender o coração das crianças.

Sabe como você pode fazer isso acontecer? Fazendo com que as crianças tenham um momento de conversa sincera com Deus.

Habitue as crianças com recursos e apoio para que elas orem com sinceridade para que Deus tome conta de seus corações inocentes.

devocional-infantil

3 – Comece fazendo devocionais familiares

Ter um momento com Deus em família uma dia da semana ou mais pode ser essencial e benéfico para a vida espiritual das crianças.

Será nesses momentos em família que as crianças poderão ler mais as Escrituras Sagradas, orar e fazer perguntas para sanar dúvidas em relação ao evangelho de Cristo.

4 – Sabia responder com sabedoria as perguntas das crianças

Com certeza você já deve saber que as crianças amam fazer perguntas. Por isso, é importante você sempre está um passo a frente e estudar com antecedência o que será abordado nos devocionais.

Hebreus 10:25 – Aprenda a abraçar e AJUDAR o seu próximo!

5 – Tenha um plano de leitura da Bíblia

Mesmo que as crianças não leiam com regularidade a Bíblia, é provável que elas nunca tenham nenhum conhecimento sobre quem Deus é Suas obras e promessas.

A verdade é que as crianças precisam de orientação sobre como ler a Bíblia e aprender todo o volume de informação contido nela.

Sabendo disso, desenvolva um plano de leitura da Bíblia com as crianças e siga ele no momento do devocional.

6 – Faça com que as crianças valorizem esse tempo com Deus

Não importa o quão planejado e estruturado você esteja em ensinar as crianças sobre um devocional infantil, você precisa fazer com que elas entendam a importância desse momento.

Caso você não consiga fazer com que as crianças valorizem um devocional, isso produzirá poucos ou até nenhum fruto. Os seus filhos precisam entender a importância de ter comunhão com Deus.

devocional-infantil

7 – Não torne o momento de devocional uma competição

Não interrompa o programa favorito do seu filho na televisão ou uma brincadeira divertida para fazer ele ser a Bíblia. Isso não vai resultar a nada e só fará com que o seu filho veja o devocional como uma obrigação.

Em vez de surpreender as crianças com um convite aleatório para fazer um devocional, tente programar um horário fixo todos os dias para iniciar com ele um momento com Deus.

8 – Torne o devocional um momento agradável com Deus

Você já parou para pensar na melhor forma de fazer um devocional infantil? Seria um ótimo devocional só deixar as crianças confortáveis em uma cadeira e ouvindo com atenção?

A verdade é que as crianças, assim como nós adultos, são mais consistentes em se concentrar em um comportamento quando é uma coisa muito importante.

Se o seu filho espera ansiosamente ou até sente falta quando não acontece, você está no caminho certo em relação ao devocional infantil. 

As crianças precisam está confortáveis e felizes com o momento com Deus. Assim elas terão mais reverencia e consciência de que o momento é importante.

50 mensagens para criancinhas de Deus se sentirem especiais

9 – Tenha uma Bíblia apropriada para a idade das crianças

Você pode visitar uma livraria cristã da sua cidade para escolher uma Bíblia apropriada para idade do seu filho. Ter um bom material é importante para conquistar a atenção das crianças.

devocional-infantil

Além disso, você pode levar as crianças para fazer um passeio por essas livrarias e ajudar elas a escolherem suas próprias cópias pessoas da Bíblia. 

Deixe elas engajadas em todos os processos de devocional para Deus. Ensine-lhes o poder que é ter esse hábito na vida cristã.

10 – Recorra também ao modo tradicional de devocional

A verdade é que os programas e aplicativos da Bíblia em tablets e smartphones são ótimas ferramentas para envolver as crianças no devocional diário.

No entanto, não existe nada como um Bíblia física para auxiliar os seus filhos a manter o foco no devocional – estamos em um mundo cheio de distrações digitais.

Ao ensinar para as crianças sobre folhear as páginas de uma Bíblia física, você pode ajudar elas a terem mais reverência e compromisso com um objeto importante.

Você gostou de saber mais sobre como fazer um devocional infantil? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ensinar os seus filhos a terem um momento com Deus.

Veja mais ›
Fechar