Como fazer seu Devocional? Você pode estar começando ERRADO e não sabe!

Saiba o que é, como realizar uma boa devocional e ter um encontro diário com Deus!

Como fazer seu Devocional? Você pode estar começando ERRADO e não sabe!
Como fazer seu Devocional? Você pode estar começando ERRADO e não sabe!

São várias as pessoas que sentem o desejo, mas não sabem por onde começar ou fazer um devocional. E, alguns casos não sabem nem o que é um devocional.

Garantimos para você que após descobrir o que é e como fazer um devocional, você vai correr para fazer.

Primeiramente, antes de você saber fazer um devocional corretamente, você preciso primeiro entender como funciona e o que realmente é um devocional. Você está pronto? Então, vamos lá!

O que é um devocional?

No ambiente religioso, são várias as pessoas que interpretam o que é devocional como um tempo que uma pessoa separa para se dedicar às coisas de Deus.

Como por exemplo, fazer orações, agradecer, louvar com cantos e hinos, meditar, ler e escrever sobre a Bíblia.

Com isso, alguns cristãos têm por regra todos os dias dedicar um momento do dia para declarar e enaltecer seu amor por Deus Todo Poderoso.

como-fazer-devocional

Este tempo que as pessoas separam durante o seu dia para realizar essas atividades religiosas é chamado de “devocional diário”.

Veja o que o livro de João, no capítulo dezessete, versículo três fala sobre a importância de conhecer a Deus todos os dias:

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” 

Portanto, aprender o que é devocional e como realizar um devocional diária é uma boa forma do cristão ligado a Jesus Cristo, que é a fonte da vida, conhecer Deus através de cantos, leitura da palavra e orações diárias.

Assim, você precisa entender que a Bíblia é a boca de Deus e, portanto, ela deve ser lida diariamente, com orações e com um desejo enorme de praticar o que a Bíblia nos orienta.

Além disso, para que um devocional seja bem feita, você precisa tirar um tempo significativo do seu dia, pelo menos trinta minutos a uma hora para dedicar exclusivamente para Deus.

como-fazer-devocional

Para isso, você precisa tirar esse tempo para poder entrar em comunhão com Deus, para estudar as passagens da Bíblia, conversar com Deus através da oração, louvar a Deus. Resumindo, cultuar a Ele no geral.

Como realizar um devocional

Um momento ideal para a realização de um devocional são as primeiras horas do dia, embora isto não anule o valor de um devocional feito no período da noite.

Com isso, na oferta ao Senhor Deus Todo Poderoso de nossas primeiras horas do dia santifica o restante do mesmo.

No entanto, podemos ver que o maná era colhido antes que o Sol nascesse, o que também pode ser considerado como algo bom ou até mesmo simbólico.

Escolha um horário de acordo com a sua realidade

Primeiramente, para aprender como realizar um devocional e ter sucesso, você precisa analisar bem o seu dia e os seus horários. Você precisa encontrar um bom horário que seja melhor, pois quando estiver na devocional, nada pode atrapalhar.

como-fazer-devocional

Além disso, muitas pessoas preferem fazer o devocional de manhã após acordar, outras antes de dormir, e outras que trabalham e fazem até no horário de almoço.

Por isso, tenha em mente um bom horário do seu dia e dedique ele a Deus. A maioria das pessoas gostam de fazer devocional logo após acordar, porque gostam de acordar e já começar a falar com Deus. Isso não é maravilhoso?

Escolha um local adequado e tranquilo

Sabemos que na correria do dia é complicado escolher um bom lugar, pois muitas pessoas têm filhos e a cada está sempre cheia.

Por isso, às vezes fica difícil encontrar um bom lugar calmo e longe de distrações, mas tente procurar na sua casa um canto que seja só seu para seu momento com Deus,

Em outros casos, reúna os seus familiares e explique que você irá precisar de silêncio e que ninguém entre no lugar ou faça barulho na casa, porque você irá conversar com Deus. Simples!

Ou, você pode também reunir a sua família e fazer todos juntos um devocional a Deus, fazendo assim um culto em sua casa mesmo. Com cantos, leitura da Bíblia e orações.

como-fazer-devocional

O que fazer em um devocional?

Muitas pessoas têm essa dúvida: o que fazer quando estiver no momento devocional?

Algumas coisas são muito importante e não pode ser ignorado para realizar um devocional corretamente. Além disso, outras podem até mudar conforme cada pessoa ou ocasião.

Veja a seguir o que realmente é essencial para realizar um ótimo devocional:

  1. Oração;
  2. Meditação na palavra de Deus;
  3. Adoração com cantos e hinos.

É muito importante que no momento devocional nós estejamos dispostos a pagar qualquer preço, não importando com o custo, qualquer preço vale a presença de Deus.

Agora, veja a seguir como mais detalhes o que você deve fazer em cada etapa da devocional. 

como-fazer-devocional

1 – Oração

Não tem como fazer um devocional sem fazer uma oração. Por isso, antes de fazer seu devocional, primeiro ore pedindo ao Espírito Santo que guie você no seu momento com Deus.

Quando chegar a hora de realizar o seu devocional, faça uma oração a Deus pedindo que Ele venha guiar você na sua leitura da Bíblia. Peça a Deus para que Ele venha revelar para você que está escrito na palavra.

2 – Meditação na palavra de Deus

Algumas pessoas preferem fazer o devocional por versículo da Bíblia, geralmente são as pessoas que têm menos tempo no dia.

Se esse for o seu caso, escolha um capítulo da Bíblia e vá indo de versículo em versículo, estudando um por dia.

É muito interessante fazer isso com o livro de provérbios, porque nele dá para você estudar com facilidade cada versículo separadamente.

Além disso, você precisa interpretar o que você leu. É nesse momento que entra o poder do Espírito santo para ajudar você como fazer um devocional.

como-fazer-devocional

A palavra de Deus não é somente para você ler o que está escrito nela, porque ela não é um livro como outro qualquer, e sim é o próprio Deus falando conosco.

Quando estamos lendo e entendendo a Bíblia, Deus fala conosco naquele momento. Não desista, mesmo que você leia uma, duas ou três vezes e não consiga entender nada. 

Peça ao Espírito Santo que ilumine a sua mente e abra o entendimento, tudo ficará mais fácil.

3 – Adoração com cantos e hinos

A adoração através do louvor começa em nosso interior, com pensamentos e atitudes que podem ser expressos de várias maneiras. 

Você gostou de saber mais como realizar um bom devocional diário? Então não perca tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Comece hoje mesmo a fazer sua devocional diária e tenha um verdadeiro encontro com Deus.

publicidade