DEVOCIONAL DIÁRIO: esses materiais são indispensáveis, sabia?

Saiba de tudo que precisa para começar uma devocional!

DEVOCIONAL DIÁRIO: esses materiais são indispensáveis, sabia?
DEVOCIONAL DIÁRIO: esses materiais são indispensáveis, sabia?

Você já entrou em pânico por não ter a mínima ideia de como se preparar ou até mesmo iniciar um devocional?

Com certeza você já pesquisou na Internet como encontrar boas devocional para seguir, porém, como começar e do que precisa em relação a material para fazer um devocional?

O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. (Naum 1:7)

Te interessa?

A verdade é que a preparação para um devocional é uma prática que às vezes não é ensinado nas igrejas. Foi pensando nisso que preparamos esse guia para ajudar você.

Confira a seguir tudo o que você precisa para começar um devocional e aprender mais sobre nosso criador. Busque cada vez mais a Deus através das suas devocionais.

Quais os primeiros passos para um devocional diário?

Primeiramente, é importante você entender algumas diretrizes para começar a ajudar você em sua próxima apresentação de devocional para iniciar por conta própria.

É fundamental você lembrar que um devocional diário dura entre cinco a dez minutos. Se você estender esse período de tempo e chegar a quinze, a escolha é usa, porém, preze pela qualidade.

devocional-diária

Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água. (Salmo 63:1)

Uma ótima ferramenta para você acompanhar a leitura da Bíblia na devocional é ter um comentário bíblico. Isso porque você deve ter um comentário para entender melhor um determinada passagem da Palavra de Deus.

Como orar a Deus corretamente? Você pode estar orando errado e não sabe!

Quais são os materiais indispensáveis em um devocional diário?

As devocionais são literalmente a parte mais importante do dia, e sem eles muitas pessoas lutam para ser um ser humano decente. Deus deve ser a primeira coisa do seu dia.

Sendo assim, é fundamental para um devocional de qualidade, você do que precisa para iniciar uma conversa com Deus através do seu momento com Ele.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Mateus 7:7)

Comece com o que são devoções. Você precisa ter em mente qual o objetivo dessa primeira atividade do dia. As devoções pessoais são momentos intencionais passados ​​com o Senhor, geralmente consistindo na leitura da Bíblia. 

Confira a seguir o que você precisa em relação à material para ter um devocional de sucesso e conseguir aprender mais Deus. São eles:

devocional-diária

1 – Um caderno de oração

Você precisa sempre começar o seu tempo de devocional com uma oração. Este passo deve ser dado logo de início, pois só esse momento de conversa com Deus pode mudar dinamicamente o seu momento como Criador.

A Bíblia diz que:

Pois, todo aquele que pede, recebe; quem procura encontra; e para aquele que bate, a porta será aberta. (Lucas 11:10).

Então, se você apresentar algum tipo de dificuldade em encontrar uma motivação para fazer uma oração pessoal, é para isso que serve os cadernos de orações.

O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. (2 Crônicas 15:2b)

Antes de começar sua devocional, leia um oração e entregue esse momento de tranquilidade e paz a Deus, peça-Lhe que o Espirito Santo conceda a você inspiração e conhecimento.

Como fazer seu Devocional? Você pode estar começando ERRADO e não sabe!

2 – Um diário

Depois que você fazer a sua oração e preparar coração e mente para buscar mais a Deus. Você precisa ter em mãos um diário para escrever o que você está sentindo. 

É fundamental você registrar os seus sentimentos e emoções quando estiver na presença de Deus. Ponha para fora tudo o que aflige o seu coração e alma.

Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que me não buscavam; a um povo que se não chamava do meu nome eu disse: eis-me aqui. (Isaías 65:1)

Transforme as suas lágrimas, palavras e entregue a Deus as suas angústias. Escreva também em seu diário a sua lista de desejos e lista de pedidos de oração.

devocional-diária

3 – Uma Bíblia

Reserve um tempo para fazer uma pausa e ouvir o Senhor através da leitura da Palavra de Deus! Ouvir a voz de Deus realmente não é tão complicado ou assustador quanto parece, basta apenas ler a Bíblia. 

Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração. (Salmo 119:2)

Nosso Deus Todo-Poderoso quer falar com você através de leitura da Bíblia. Às vezes, a voz de Deus pode ser uma impressão ou um puxão em seu coração. 

Às vezes, pode ser um versículo da Bíblia que você pensou em ler aleatoriamente. Deus pode falar – a questão é, você está ouvindo? 

Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. (Salmo 139:1-2)

Para que sua devocional tenha força, passe algum tempo em silêncio apenas ouvindo e lendo a Palavra de Deus. 

70 Versículos sobre o poder da ORAÇÃO

4 – Um lugar silencioso 

Se você está batendo em uma “parede” em momento de devoção, tente mudar para um lugar tranquilo e silencioso.

Experimente mudar o local onde você faz suas devocionais de vez em quando, ou mesmo mudar a hora do dia.

Tal será o conhecimento da sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá para ti galardão, e não será cortada a tua expectação. (Provérbios 24:14)

devocional-diária

Talvez você vá para a nova cafeteria da moda no final da rua, ou vá para um parque local para assistir ao pôr do sol. Tudo isso contemplando as maravilhas que Deus criou.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)

Onde quer que você esteja, vá a algum lugar diferente do seu local de devoção diária. Na sala de oração, uma Bíblia e um diário durante as devoções pessoais para deixar você mais organizado.

5 – Livros sobre devocional

Se você está completamente perdido no seu momento de devocional diário e não sabe por onde começar, tente comece lendo algum livro sobre devocional

Existem tantos recursos bons e, livros e até mesmo na internet – tire vantagem deles! Se você não sabe bem por onde começar, os livros com devocionais podem ajudar você a ter um norte.

Você gostou de saber mais sobre como começar um devocional e do que precisa? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para conhecer mais a Deus.

Veja mais ›
Fechar