20 hábitos que você precisa abandonar no trabalho (a partir de agora)
20 hábitos que você precisa abandonar no trabalho (a partir de agora)

20 hábitos que você precisa abandonar no trabalho (a partir de AGORA)

Saiba quais são os hábitos que podem acabar com sua vida profissional!

publicidade

Um novo começo e novas expectativas estão surgindo para a vida profissional de muitas pessoas devido a pandemia. Mas será que nós estamos fazendo o certo no trabalho e cultivando bons hábitos, seja em casa ou na empresa? 

Por isso, listamos 20 hábitos que você precisa abandonar, seja em casa trabalhando remotamente ou no escritório, para ter um momento de trabalho eficiente. 

1 – A tristeza do fim do Domingo

Também conhecido com DDD (Depressão de Domingo), e é bem comum encontrar profissionais de diferentes áreas de atuação sofrem. 

publicidade

É chegar às 17 horas da tarde de um dia de Domingo que a pessoa começa a sofrer e pensar nas obrigaçẽos do dia seguinte. 

Preste atenção nisso, pois alguns hábitos não são nada saudáveis para a mente, assim, pode comprometer o descanso do final de semana. 

2 – Lista de atividades fora da realidade

Pessoas que são viciadas em trabalho conhecem muito bem esses hábitos de listagens. Pois elas criam uma lista de atividades enorme e que vai além do tempo de expediente.

É por causa dessas listas enorme fora da realidade de horário de trabalho, que a pessoa não dar conta de todas as obrigações profissionais da semana, assim gerando frustração de não ter concluído tudo. 

publicidade

hábitos-ruins-trabalho

Pense bem, você pode organizar uma lista para tornar o dia no trabalho mais produtivo, mas não se esqueça, reconheça os seus próprios limites.

3 – Ficar pulando as refeições

Prazos pequenos e atividades atrasadas deixam seu dia na empresa mais agitado do que nunca. 

Com isso, algumas pessoas pulam as refeições por falta de tempo, já outros almoçam na mesa de trabalho mesmo. 

O certo é você respeitar os horários de se alimentar e aproveitar esse seu tempo livre para respirar ar fresco e relaxar um pouco. 

publicidade

4 – Não fazer pausas 

Ao se deparar com as dificuldades de concentração no trabalho, não tente forçar a barra, pois a sua mente não vai trabalhar como o esperado e o seu dia continuará improdutiva. 

Faça um intervalo de 10 minutos para repor as energias. Aproveite esse tempo para dar um passeio, ir no banheiro ou preparar um café.

5 – Ser negativista

Você precisa manter seu pensamento positivo, mesmo diante de situações difíceis no trabalho. Uma pessoa pessimista demais reclama de tudo com os amigos do trabalho e até mesmo do chefe. 

6 – Falar de problemas pessoais no trabalho

Um dos maus hábitos que você precisa eliminar no trabalho, é está falando sobre problemas pessoais durante o expediente. 

Comprometa-se com o tempo na empresa com as atividades profissionais e não com questões da sua vida particular. 

hábitos-ruins-trabalho

Evite debater sobre esses assuntos com seus amigos do escritório. Além disso, nem “corra” às redes sociais e chamadas telefônicas, isso não é saudável. 

7 – Recusar ir para eventos da empresa

Por mais que você não goste de estar em festas, desenvolva o hábito de ir aos eventos da empresa, assim, você terá uma óptima chance de se aproximar dos amigos do trabalho.

8 – Ter preguiça de aprender coisas novas

Não se comporte como o “sabe tudo” da empresa e nem tenha preguiça de aprender coisas novas com outras pessoas. 

Por mais que você se sinta um profissional experiente e com vários diplomas na parede, tenha a humildade de se atualizar, seja por cursos, palestras e workshops ou até mesmo com um colega de trabalho. 

9 – Interromper e repreender em público colegas de trabalho

Interromper alguém no trabalho durante uma reunião não é um hábito positiva de profissional qualificado, afinal de contas, demonstra impaciência e falta de educação. 

O certo a se fazer é saber ouvir o que as outra pessoas têm a dizer e respeitar os diferentes pontos de vista, seja, elas ruins ou bons para a empresa. 

hábitos-ruins-trabalho

10 – Ter hábitos de desorganização

Pense nisso, não seja um profissional preguiçoso e desorganizado. Tenha o hábito e aprenda a organizar a sua mesa de trabalho, assim terá mais o foco e consequentemente, melhor produtividade.

11 – Chegar atrasado na empresa

Nenhum dono de empresa tolera por muito tempo um funcionário que chega todos os dias atrasado para trabalhar. Por isso, se você gosta ter um emprego e mantê-lo, evite atrasos e respeite os horários.

13 – Não prestar atenção na maneira como se comunica com outras pessoas

Falar rápido demais e tentar querer encurtar cada reunião para economizar minutos, passa a impressão de que você está sobrecarregado de tarefas e que não está dando conta de tudo. 

Tenha atenção quando falar, tenha clareza e respeite o seu tempo para transmitir uma boa mensagem, assim gerando um impacto muito maior e repassando com mais confiança o assunto. 

14 – Demonstrar cansaço em público 

Expressar em público essa fadiga por meio de sua postura, fala e feição pode prejudicar você. Essa atitude tira o foco de sua mensagem, por isso tenha uma vida organizada e melhore sua qualidade de vida para não ficar tão cansado no trabalho. 

hábitos-ruins-trabalho

15 – Mexer no aparelho celular constantemente

Ficar com dispositivos eletrônicos na sua frente durante reuniões, mesmo com a tela virada para baixo, mostrará para as pessoas que você não consegue diferenciar o que é urgente e o que é importante no ambiente de trabalho. 

16 – Se desculpar demais ou se gabar por tudo

Pedir desculpas constantemente, isso por estar atrasado, distraído ou cansado demais, pode chamar a atenção para um problema: “reconheço minhas falhas, mas não consigo superá-las.”

Já se gabar repetidamente, seja por suas conquistas ou pontos cegos em planos de outras pessoas pode passar a impressão de que você é pouco preparado para lidar com a realidade do mundo dos negócios. 

17 – Não fazer contato visual enquanto conversa com alguém 

Olhar para alguém nos olhos é a maneira mais fácil de ganhar confiança e respeito durante uma conversa, pois isso mostra que você leva os compromissos a sério.

Um bom contato visual irá te ajudar quando for conversar com investidores e parceiros.

hábitos-ruins-trabalho

Por mais que possa parecer estranho para você no começo, é importante praticar até que isso se tornar um hábito.

18 – Fazer somente o mínimo no trabalho

Quando você assumir uma responsabilidade no trabalho, dê o seu melhor. Se você não quer fazer determinado trabalho, tenha a coragem de dizer isso ao seu superior e se possível, deixe o projeto

19 – Não ser honesto 

A honestidade é sempre a melhor opção para evitar conflitos. Se você tem aquele receio de dizer algumas verdade para alguém no trabalho ou para o chefe, isso não vai resolver seu problema. 

Deixe de se covarde e fale o tem te deixado desconfortável no trabalho, é melhor dizer a verdade o que ficar enrolando. 

20 – Apontar culpados para seus erros

No mundo corporativo, normalmente é muito importante saber de quem é a culpa quando algo não dá certo. 

Porém, o que importa realmente é encontrar uma forma de evitar que o mesmo erro se repita no futuro. Por isso, não culpe ninguém. 

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments