26 lugares INCRÍVEIS em São Paulo (que são paradas obrigatórias)

26 lugares incríveis em São Paulo (que são paradas obrigatórias)

Veja quais locais você gostará de conhecer quando estiver de visitas na cidade de São Paulo!

publicidade

Apesar da cidade de São Paulo ser muito grande, muitas vezes os visitantes e turistas não sabem muito bem o que visitar ou fazer enquanto exploram os lugares. 

São tantas as opções para explorar, tantos os lugares e pontos de interessantes que muitas vezes as pessoas se perdem. 

Pensando nisso, criamos este guia com os melhores lugares para conhecer enquanto visita a cidade de São Paulo. 

publicidade

E não se preocupe, pois muitos desses passeios são gratuitos. Então vamos lá!

1 – Parque Estadual da Cantareira

Um espaço da cidade com remanescentes da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Cantareira, com mais de setenta quilômetros quadrados, é uma das maiores áreas do mundo com esse tipo de bioma. 

Lá os visitantes podem fazer trilhas, conhecer cachoeiras e acessar mirantes com mais de mil metros de altitude.

2 – Parque Anhanguera

Com mais de nove milhões de metros quadrados, trata-se do maior parque do município de São Paulo. 

publicidade

Chegando lá, os turistas e visitantes encontram muitos equipamentos de lazer e esporte, como por exemplo, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, quadras poliesportivas e pista de caminhada.

lugares-incríveis-são-paulo

3 – Parque Estadual do Jaraguá

No parque está o ponto mais alto da cidade, o famoso Pico do Jaraguá, com mais de mil metros de altitude.

Quando se está lá, tem-se a sensação de que a cidade está aos seus pés. Além disso, os visitantes podem fazer a Trilha da Bica e a Trilha do Silêncio, ambas de nível fácil. 

4 – Passeio pela Estrada Velha de Santos

Já fora dos limites da cidade de São Paulo, a Estrada Caminho do Mar fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em meio à maravilhosa Mata Atlântica. 

publicidade

Os visitantes, nos oito quilômetros de caminhada, observarão paisagens magníficas, além de oito monumentos históricos.

5 – MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)

Ele é o primeiro museu moderno do país e o mais famoso da cidade, e claro, não poderia estar de for.. 

Com cerca de onze mil obras, o museu hoje possui o acervo de arte europeia mais importante do Hemisfério Sul. 

O museu foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e foi inaugurado na década de 60 e é um marco arquitetônico do Brasil.

lugares-incríveis-são-paulo

6 – Memorial da América Latina

O Memorial nasceu da colaboração de duas das maiores personalidades da história do Brasil, são eles o antropólogo Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer.

O memorial é enorme e é sempre bom estar informado da programação antes de visitar.

7 – Minhocão de final de semana

Por incrível que pareça, na cidade de São Paulo, uma via expressa vira parque aos finais de semana e feriados. 

Uma das construções mais polêmicas da cidade, com três quilômetros de extensão, liga a Zona Oeste ao Centro, é aberta para pedestres aos domingos. 

8 – Paulista aos domingos

Outra via que fica bloqueada para carros e totalmente aberta para pedestres nos finais de semanas e feriados é a avenida mais famosa da cidade, a Paulista.

9 – Feira Boliviana da Praça Kantuta

Um ótimo roteiro para os visitantes é a Feira Boliviana da praça Kantuta, onde as pessoas podem encontrar iguarias da culinária e muitos artigos típicos vendidos pela comunidade boliviana residente na cidade de São Paulo. 

lugares-incríveis-são-paulo

10 –  Bairro da Liberdade

A Liberdade é um pequeno pedaço do Japão dentro São Paulo. Lá os visitantes podem comer sushi, cantar karaokê, tomar uns drinks em um “boteco” japonês e conhecer a história da imigração dos japoneses para São Paulo.

11 – Feiras de Antiguidades

Para quem curte passear ao ar livre, comer bem e comprar coisas baratas vai gostar das Feiras de Antiguidades de São Paulo, onde os visitantes encontram relíquias, livros antigos a móveis.

12 – Rua 25 de Março

Tem muitos visitantes que vão para São Paulo só para comprar no maior centro comercial da América Latina. 

13 – Museu de Arte Moderna (MAM) 

Para os fãs de museus certamente gostam de visitar o museu, localizado num conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. 

lugares-incríveis-são-paulo

14 – O Parque

O tamanho desse parque equivale a 158 campos de futebol. Nele, tem pistas de corrida, área para piqueniques, lagos muita árvore lindas.

O parque é um ótimo refúgio para quem quer entrar em contato com a natureza e esquecer um pouco o mundo das ruas e edifícios. 

Além disso, costuma ser bem movimento aos finais de semana, por isso,os visitantes procuram fugir do estresse nos dias de semana.

15 – Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil possui mais de seis mil obras, entre pinturas, fotografias, esculturas e peças etnológicas sobre temas como religião, trabalho e arte. 

No museu os visitantes têm a oportunidade de entrar em contato com uma das matrizes que formam a nossa identidade cultural do mundo, a África. 

16 – Planetário

Inaugurado na década de 50, o Planetário do Ibirapuera é o primeiro planetário do Brasil. 

No planetário os visitantes podem assistir às sessões educativas que tratam de temas como a preservação do planeta, o Sistema Solar, as estrelas e o céu da grande cidade de São Paulo. 

17 – Pinacoteca

Na Pinacoteca os visitantes podem encontrar obras de importantes artistas brasileiros, desde o século 19 até a contemporâneas.

Fundado em 1905, é o museu mais antigo de São Paulo. Só a beleza do prédio já vale a visita. Construído no final do século 19, onde funcionava o Liceu de Artes e Ofícios. 

Além das exposições, o maravilhoso museu conta com um Núcleo de Ação Educativa que promove atividades voltadas a diferentes públicos. 

lugares-incríveis-são-paulo

18 – Estação Pinacoteca

A poucos minutos a pé do museu Pinacoteca, tem outro museu excelente e gratuito, a linda  Estação Pinacoteca, que fica ao lado da Estação Júlio Prestes. O museu também expõe peças do acervo da Pinacoteca.

19 – Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil costuma ser bem agitado, pois tem sempre uma exposição nova ou uma sessão de cinema. 

Para quem pretende visitar o Centro Cultural Banco do Brasil, é bom ficar atento à programação para não perder nada.

20 – Catedral da Sé

Inaugurada em na década de 50, ano em que a cidade de São Paulo completou 400 anos, a Catedral da Sé é o marco-zero do estado. 

A linda igreja monumental foi construída em estilo gótico e abriga uma cripta, construída em 1919, com túmulos de diversas personalidades históricas.

lugares-incríveis-são-paulo

21 – Mercado Municipal

O famoso mercadão já virou parada obrigatória para quem faz turismo pela cidade de São Paulo. 

Além da infinidade de frutas, legumes, especiarias, carnes e grãos de alta qualidade que podemos encontrar, o mercado municipal é famoso pelos seus quitutes deliciosos e o pasteis de bacalhau.

22 – Pátio do Colégio

No Pátio do Colégio foi onde a cidade foi fundada em 1554. Da escola original, fundada pelos padres jesuítas para catequizar índios, só sobrou um muro de taipa de pilão. 

O prédio abriga o Museu Anchieta, especializado em arte sacra, e a maravilhosa Biblioteca Padre Antônio Vieira. 

Para os visitantes que quiserem conhecer a história de São Paulo, o Pátio do Colégio é o ponto de partida para isso. Aproveite! 

23 – Mosteiro de São Bento

Bem perto do Pátio do Colégio, tem outro ponto bem interessante para quem curte visitas religiosas e de artes: o Mosteiro de São Bento.

No mosteiro, os visitantes podem participar das celebrações litúrgicas com canto gregoriano, que aliás, são super concorridas. 

24 – Prédio do Banespa (Altino Arantes)

É um dos prédios mais emblemáticos da cidade de São Paulo, sendo o terceiro arranha-céu mais alto da cidade e o sétimo mais alto do Brasil.

lugares-incríveis-são-paulo

25 – Edifício Itália

Com mais de cento e sessenta metros de altura, o Edifício Itália é o segundo maior prédio da cidade de São Paulo. No último andar fica o restaurante Terraço Itália, local ideal para  os turistas e visitantes terem um jantar romântico.

26 – Edifício Martinelli

Inaugurado em na década de 20, o Edifício Martinelli é o primeiro arranha-céu da América Latina. 

Em uma época em que as cidades eram predominantemente térreas, o Martinelli causou espanto aos moradores com os seus 30 andares. 

Gostou das nossas dicas de pontos turísticos para visitar enquanto está na cidade de São Paulo? Esperamos que sim! E se esquecemos de algum lugar, não tenha vergonha, deixe nos comentários outros lugares para visitar nessa cidade maravilhosa.