5 hábitos POSITIVOS que combatem a ansiedade no TRABALHO REMOTO

Nada melhor do que manter-se produtivo!

5 hábitos POSITIVOS que combatem a ansiedade no TRABALHO REMOTO
5 hábitos POSITIVOS que combatem a ansiedade no TRABALHO REMOTO

Lembra de quando você meditava no meio do expediente como preferia estar em casa do que trabalhando? A realidade atual de isolamento social pode ter proporcionado a você essa experiência, mas escrita em linhas tortas.

Hoje, trabalhar remotamente é uma imposição (e um privilégio) para muitos de nós. A situação traz vantagens e desvantagens, que podem variar conforme o gosto pessoal. O fato é que as mudanças abruptas de ritmo e ambiente de trabalho trouxeram uma série de efeitos inesperados em nosso jeito de agir, sentir e pensar. Um desses efeitos, infelizmente, é o acúmulo de ansiedade.

O sentimento de ansiedade geralmente vem da noção de que, pior do que ter que cumprir isolamento é fazer isso com a obrigação de ser produtivo…. Mais ou menos. A incorporação de alguns hábitos positivos no dia a dia pode nos ajudar a diminuir essa sensação e assumir uma perspectiva mais generosa conosco e com aqueles que nos cercam nessa fase traumática.

5 hábitos POSITIVOS que combatem a ansiedade no TRABALHO REMOTO
Fonte: Pixabay

1 – Colocar passivos em dia

Passivos profissionais são como poeira: eles se acumulam aos poucos e quando menos percebemos se transformaram em uma pilha de sujeira incômoda. 

Todos temos atividades principais, que ocupam grande parte do expediente e, muitas vezes, horas extras. No entanto, os passivos também sempre têm um prazo de resolução – e quando chega perto dele, a sensação de ansiedade pode escalar vertiginosamente.

Uma abordagem “homeopática” para liquidar passivos pode evitar essa sensação de nunca poder descansar. Declarar tributos, digitalizar e converter documentos, liquidar o envio de e-mails… Separe meia hora todo mês para listar essas pequenas pendências, e incorpore-as diariamente, uma ou duas por dia, antes ou depois do expediente.

Algo que pode ajudar nessas atividades é o Wondershare PDFelement. Com ele é possível acessar facilmente os PDFs no computador e manter a organização de todos os documentos que são enviados diariamente. Assim a gestão das informações, dados e datas (no caso dos terríveis boletos) fica mais simples.

5 hábitos POSITIVOS que combatem a ansiedade no TRABALHO REMOTO
Fonte: Pixabay

2- Rotina de trabalho em casa

Uma das principais dificuldades de quem trabalha em casa é separar o expediente da rotina doméstica. Quer percebamos ou não, o cotidiano num escritório, loja ou outro local de trabalho está revestido de pequenos rituais, que tendemos a esquecer ou ignorar no regime de trabalho remoto.

Esse “afrouxamento” surte efeitos muito negativos em nosso ritmo de trabalho, que podem ir desde o mau uso de todo o tempo economizado em trânsito até a dificuldade em manter a produtividade de forma constante.

Uma maneira de remediar esse problema é estabelecer uma rotina em casa similar àquela do seu trabalho “normal”. Organize sua mesa de maneira similar, cumpra horários e pausas similares. Se precisar, coloque roupas sociais. Pode parecer engraçado, mas você perceberá que os efeitos psicológicos tendem a aumentar sua satisfação e desempenho e reduzir a ansiedade.

3 – Pratique a higiene mental ativamente

Em circunstâncias normais, o repouso do fim de semana pode ser reparador para muita gente. Na presente situação, um esforço extra para aquietar a mente pode ser necessário.

5 hábitos POSITIVOS que combatem a ansiedade no TRABALHO REMOTO
Fonte: Pixabay

A prática de exercícios de respiração e meditação são recomendáveis para diminuir a ansiedade. Existem muitos vídeos, aulas remotas e aplicativos de meditação guiados à disposição atualmente, que podem ser boas fontes de informação.

Você pode incorporar esse tipo de exercício mental para reter a concentração diariamente antes de dormir ou dedicar alguns minutos durante a semana antes de começar o expediente ou ao terminá-lo.

4 – Considere o uso de fones

Nem todo mundo que trabalha em casa consegue aclimatar um ambiente exclusivo na casa para suas atividades profissionais. Crianças ao redor, ruídos de trânsito e outras perturbações sonoras atrapalham ainda mais do que podemos perceber.

Nesse sentido, comprar bons fones de ouvido pode ser um ótimo investimento para as atividades diárias. Os fones podem ser diversos tipos: fones para escutar música com bom isolamento, protetores auriculares ou fones antirruído.

Cada um desse tipo de fone tem uma finalidade diferente. O importante é que você escolha uma opção que tenha um isolamento capaz de bloquear ruídos externos, sejam eles provenientes de outro ambiente da casa ou de fora dela.

5 hábitos POSITIVOS que combatem a ansiedade no TRABALHO REMOTO
Fonte: Pixabay

5 – Descontrair é preciso

É difícil apontar algo pior do que um encadeamento de reuniões por videoconferência num dia de trabalho. Se participar de reuniões de trabalho presencialmente já pode trazer tediosos períodos sem falar nada intercaladas com discussões intermináveis, participar desses eventos na frente de um computador consegue piorar tudo – não vale resolver pendências paralelamente.

Com efeito, um departamento de pesquisas da Universidade de Stanford (EUA) identificou o fenômeno da “fadiga do Zoom”, um desgaste mental causado pela exposição prolongada a videoconferências. Há 4 causas para essa fadiga:

  • Alta intensidade de contato visual direto (encarar pessoas é desconfortável e a webcam torna isso inevitável)
  • Ver a própria imagem constantemente em vídeo aumenta a autocrítica
  • A imobilidade necessária para as ligações diminui a capacidade cognitiva
  • A atenção demandada a todos os detalhes na tela e no áudio é difícil de sustentar por longos períodos

Se é impossível deixar de lado o Zoom ou qualquer outra ferramenta de videoconferência, dedicar alguns minutos de descontração em grupo (como um “happy hour”) usando videoconferência pode ser interessante. 

A realização de atividades físicas, divertir-se com jogos (especialmente positivos se envolver lógica e estratégia) e outros hobbies, como ler, pintar, cozinhar também são de imensa ajuda.

O citado Wondershare PDFelement pode, por exemplo, ser usado para ler e-books, tão populares nos dias de hoje e mais acessíveis que os livros físicos. Além de ser possível editar e assinar documentos em PDF, você pode também usar a sua imaginação e criar excelentes modelos de PDF, assim como E-books, catálogos, etc.

O importante é tirar sua cabeça do trabalho e pensar em outras coisas. Pode até ser ideias que mais tarde vão gerar frutos profissionais e financeiros. A fuga da rotina é vital para sua vida não se tornar uma repetição que gera tédio.