7 filmes e séries que vão te ajudar a entender melhor a pandemia de coronavírus

Há poucos dias o coronavírus passou a ser considerado uma pandemia. Pensando nisso, resolvemos selecionar alguns filmes e séries que abordam essa temática e podem ter fornecer uma contextualização do que estamos vivemos necessariamente.

publicidade

Há poucos dias a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o coronavírus como uma pandemia. Isso significava que a doença ultrapassou os estágios de surto (número de casos em uma região específica) e epidemia (quando um surto acontece em diversas regiões), atingindo uma escala de gravidade considerada o pior dos cenários, pois se espalhou por diversas partes do planeta. Pois bem, desde o final de janeiro viemos acompanhando os riscos oferecidos pelo denominado COVID-19. Contudo, ainda assim, grande parte da população possui informações limitadas e até equivocadas sobre essa doença. Como resultado disso, a detecção, proteção, tratamento e redução da transmissão se tornam ainda mais difíceis.

Assim, considerando que filmes e séries também são grandes democratizadores de conhecimento, listamos aqui algumas produções que podem te ajudar a entender melhor essa situação pandêmica que estamos vivendo no momento. Todavia, é importante ressaltar que a maioria das obras abaixo são fictícias e, mesmo que abordem narrativas verídicas, não devem ser tidas como verdadeiras. Sendo assim, recomendamos que você se informe o máximo possível sobre o coronavírus através de fontes confiáveis, como sites governamentais.

De qualquer forma, visto que é melhor evitar espaços públicos, você pode aproveitar para conferir as produções abaixo na segurança da sua casa.

publicidade

7 – Vírus (2019)

OPM Cinemas

Vírus é um suspense médico indiano. Em suma, a produção dirigida por Aashiq Abu é baseada em um surto de vírus que atingiu o estado de Kerala, na Índia, em 2018. Além de ter matado 17 pessoas, a enfermidade deixou mais de 2000 pessoas em quarentena. Aliás, para combater o surto, tiveram de importar um anticorpo monoclonal humano da Austrália. Posteriormente, testes revelaram que os morcegos da região eram a fonte do vírus. Esse evento teve tamanho impacto na Índia que ganhou uma adaptação descrita como “compassiva e emocionante” pela crítica. Ademais, o longa também contou com uma ótima bilheteria nos Estados Unidos no ano passado. Então, caso tenha se interessado, você pode encontrá-lo no Amazon Prime Video.

6 – 93 Dias (2016) Disponível na Netflix

Native FilmWorks

Esse drama conta a história do surto de Ebola em 2014 sob uma perspectiva nigeriana. Nessa produção é apresentada a importância dos profissionais de saúde na contenção do vírus. Inclusive, o longa pe dedicado à Ameyo Adadevoh, um médico nigeriano que teve um papel fundamental na contenção do surto em seu país. Por fim, o filme tem cerca de duas horas de duração e está disponível da Netflix. 93 Dias foi responsável por colocar a Nigéria em uma posição de grande respeito entre os comitês das nações. Graças à produção tivemos a oportunidade de ver um pouco sobre o funcionamento de contenção do vírus que assustou o mundo todo há alguns anos atrás.

5 – Pandemia (2020)

Netflix

No catálogo da Netflix é possível encontrar Pandemia, uma minissérie com seis episódios que variam de 40 minutos à 1 hora de duração. De acordo com a crítica postada por Vinícius Volcof no Cinema com Rapadura, essa produção “estimula a discussão sobre o desenvolvimento científico e ações políticas responsáveis contra as epidemias globais”. Ademais, a série também fala sobre os movimentos contra vacinação e seu impacto social e até mesmo da relação entre a alimentação e o surto das epidemias. Segundo, Volcof, “Pandemia causa, nos espectadores, efeitos parecidos aos de uma contaminação por um desses vírus gripais: suor frio, ansiedade, o estômago revira. O mal estar, porém, pode servir para uma mudança de ação diante de um momento crítico como esse”.

4 – A Gripe (2013)

CJ Entertainment

Assim como já mencionamos anteriormente, a Coreia do Sul conta com incríveis obras cinematográficas. Aliás, muitas delas estão disponíveis na Netflix. Surpreendentemente, uma dessas produções se encaixa perfeitamente no assunto que estamos discutindo no momento, estamos falando de A Gripe, um filme dirigido por Kim Sung-su que aborda um surto de H5N1, também conhecido pelo nome “gripe aviária“. No longa acompanhamos o rastro de vítimas deixado pela Influenza A. Nessa narrativa em especial acompanhamos a morte de um homem por causa de um vírus desconhecido. Em seguida, dentro de um intervalo de pouco tempo, milhares de pessoas apresentam os mesmo sintomas que ele. Aparentemente, o vírus é transmitido pelo ar, não tem cura e mata em 36 horas. Tenso, né?

publicidade

3 – Epidemia (1995)

Warner Bros.

Embora tenha sido lançado em 1995, Epidemia possui algumas semelhanças com a situação que estamos enfrentando no momento e ainda adiciona um quê de teoria conspiratória. Basicamente, o filme apresenta a história de um novo vírus que foi mantido em segredo pelo governo americano por anos. Por que? Bom, o objetivo era utilizá-lo como arma biológica. Inicialmente, um vírus fictício do tipo Ebola, começa a exterminar a população e os animais de uma pequena tribo no Zaire, no ano de 1967. Diante dessa situação, o governo decide realizar uma “Limpeza Total”, lançando uma bomba no acampamento onde estavam as pessoas contaminadas. Contudo, alguns macacos conseguiram fugir e um deles portava o vírus. Surpreendentemente, o dito cujo é contrabandeado para a Califórnia e em pouco tempo vemos a doença se espalhando numa velocidade assustadora. Assim, a salvação fica nas mãos de uma equipe médica, que corre contra o tempo para encontrar um antídoto. Caso esse filme tenha despertado seu interesse, você pode encontrá-lo na Netflix.

2 – The Hot Zone (2019)

20th Television

No ano passado a National Geographic decidiu exibir The Hot Zone, uma minissérie de seis episódios baseada no surgimento do vírus Ebola em 1989. Nessa narrativa acompanhamos Jaax, uma patologista veterinária, identificando o vírus pela primeira vez em macacos num laboratório de pesquisa nos subúrbios de Washington, DC. Considerando que não existia nenhuma cura conhecida, Jaax colocou sua vida em risco para evitar que um surto se espalhasse para a população humana.

1 – Contágio (2011)

Warner Bros.

Embora essa lista conte com diversos filmes relacionáveis com a pandemia atual, nenhum deles se encaixa tão bem com a nossa situação quanto Contágio. Como muito bem pontuado por Brian Lowry, do CNN, o longa dirigido por Steven Soderbergh se correlaciona mais diretamente com o perigo que nos rodeia. Tudo começa com uma mulher retornando a Minnesota após uma viagem a Hong Kong. Em questão de dias uma doença estranha ocasiona sua morte e vemos outras pessoas apresentarem os mesmo sintomas enquanto o surto se espalha pelo mundo. Segundo Lowry, “enterrado no filme está um aviso severo que parece ainda mais oportuno hoje”. Contágio pode ser encontrado no Hulu e mostra que uma decisão política equivocada ou uma ação impensada podem ter um efeito dominó devastador.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments

publicidade