Baía do Sancho: uma das coisas mais lindas que há em Fernando de Noronha

A praia já foi eleita como a melhor do mundo!

Baía do Sancho: uma das coisas mais lindas que há em Fernando de Noronha (Imagens: Unsplash)
Baía do Sancho: uma das coisas mais lindas que há em Fernando de Noronha (Imagens: Unsplash)

O prêmio Traveler ‘s Choice, organizado pelo TripAdvisor, elegeu a Baía do Sancho como a melhor praia do mundo!

Localizada na Ilha de Fernando de Noronha, ela conta com águas cristalinas e uma visão panorâmica que deixa os turistas em êxtase!

O que eu preciso saber antes de visitar a Baía do Sancho?

Apesar dos inúmeros degraus para acessar a praia, os visitantes declaram que vale muito a pena! Para manter a conservação do espaço, a administração de Noronha exige que você passe por um Centro de Visitantes.

Te interessa?

Baía do Sancho: uma das coisas mais lindas que há em Fernando de Noronha (Imagens: Unsplash)

Baía do Sancho: uma das coisas mais lindas que há em Fernando de Noronha (Imagens: Unsplash) 

O local conta com algumas comodidades, mas o objetivo principal é garantir o sistema de controle de acesso à praia.

Para ingressar na Baía do Sancho, você precisa estar com o ingresso para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Ao adquiri-lo, os visitantes podem optar por dois caminhos até a praia.

Em um deles, é possível seguir a partir do centro de visitantes pela passarela do lado direito, ela dá acesso direto à Baía do Sancho. O outro é usando a passarela da esquerda, que além de dar acesso a praia, também leva ao Mirante da Baía dos Porcos.

Curiosidades sobre o caminho percorrido até a Baía do Sancho

Desde 2012, os turistas podem contar com uma estrutura de acesso mais organizada. Antes, as trilhas de terra dificultavam a chegada de pessoas com dificuldades de locomoção.

Atualmente, é possível contar com passarelas de madeira, dentro das normas de segurança necessárias e que possibilitam o acesso de cadeirantes, por exemplo.

Como aproveitar a praia ao máximo

Se você está indo em Noronha com intenção de conhecer a Baía do Sancho, siga até a praia e logo de cara se depare com uma paisagem surpreendente. Esse é só o começo de uma experiência incrível e em pleno contato com a natureza.

Depois do mirante, você perceberá que só existem duas maneiras de acessar a praia: pelo mar ou encarando as escadas que ficam presas na fenda de um paredão rochoso. Apesar do acesso não ser dos mais fáceis, conhecer a Baía do Sancho vale muito a pena!

Dica: Se você viaja em família, com crianças ou idosos, o ideal é que busque por embarcações que te levem até a praia.

O mar e a vida marinha da Baía do Sancho:

Baía do Sancho: uma das coisas mais lindas que há em Fernando de Noronha (Imagens: Unsplash)

Como já citado anteriormente, as águas da Baía do Sancho são um espetáculo à parte! Além disso, o local é rico em espécies marinhas e garante boas experiências na prática de snorkel.

Noronha também é conhecido por ser berçário de muitas espécies de tubarão. Para os viajantes mais corajosos, a dica é seguir pelo lado contrário da escada de acesso e mergulhar para observar como esses animais se comportam.

Vale ressaltar que se você não tem experiência em mergulho ou não conta com apoio de um guia local, não deve se aproximar dos animais! A qualquer sensação de ameaça, os tubarões tendem a reagir.

Estrutura oferecida na praia:

A Baía do Sancho não conta com bares ou restaurantes! Se você quer um passeio tranquilo e sem passar perrengues, é bom preparar a mochila com lanches e bebidas. Só não esqueça de como é feito o acesso até lá! Exagerar nos itens pode dificultar sua chegada na praia.

O que fazer na Baía do Sancho:

Além de curtir a praia, quem visita Fernando de Noronha nos períodos de maior incidência chuvosa pode contar com uma cachoeira que se forma na Baía do Sancho. 

O acesso não é dos mais fáceis e para encontrá-lo você precisará se dirigir ao lado direito da praia. Siga pela beira de um riacho, em um caminho com muitas pedras e logo será recompensado com um banho incrível!

Outra ideia é aproveitar o visual da Baía dos Porcos e do Dois Irmãos. Tire um tempo antes ou depois da sua visita ao Sancho para percorrer as pequenas trilhas que oferecem uma vista panorâmica das regiões citadas.

Quem gosta de registrar momentos especiais, vai amar conhecer os pontos de fotografia mais famosos da Ilha!

Possíveis passeios para aproveitar a Baía do Sancho ao máximo:

Baía do Sancho: uma das coisas mais lindas que há em Fernando de Noronha (Imagens: Unsplash)

Se você está com ânimo e orçamento suficiente para investir nessa viagem, opte por um dos passeios de barco oferecidos na ilha. Dependendo das condições climáticas e da maré, é possível conhecer o famoso Mar de Dentro em toda sua extensão.

O passeio também inclui parada na Baía do Sancho e em um dia de sorte, os turistas podem observar golfinhos acompanhando a embarcação. Já pensou em viver essa experiência? Noronha é um dos lugares mais especiais para quem quer se sentir integrado com o meio ambiente.

Melhor época para visitar a Baía do Sancho:

Se você é do tipo de viajante que gosta de mar calmo e propício para banho, é melhor planejar a viagem entre os meses de agosto e setembro.

Para os surfistas, o melhor é optar por dezembro e março, quando entra Swell e as ondas ficam maiores. Outro momento em que a Ilha fica disputada é durante as festividades de fim de ano.

O que não pode faltar na sua mala:

Baía do Sancho: uma das coisas mais lindas que há em Fernando de Noronha (Imagens: Unsplash)

Se você não conhece o estilo de vida em uma ilha, é melhor preparar bem a mala para evitar imprevistos.

Alguns itens são imprescindíveis, não só para curtir a Baía do Sancho, mas também para desfrutar ao máximo da Ilha de Fernando de Noronha de modo geral. Se não quer errar na hora de organizar a bagagem, confira a seguir a lista de itens que não podem faltar em sua mala!

  • Chapéu/ Bonés
  • Óculos de Sol
  • Roupas com tecidos leves
  • Roupas com proteção UV
  • Remédios variados
  • Repelente
  • Protetor solar
  • Máquina fotográfica ou equipamentos para fotos subaquáticas
  • Equipamentos para a prática de snorkel
  • Roupas de banho
  • Dinheiro em espécie (a Ilha conta com poucos caixas eletrônicos, então é melhor se prevenir)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Agora você já sabe tudo que precisa para curtir o passeio pela Baía do Sancho! Não só esse, como também outros destinos espalhados por Noronha, tornam a experiência na ilha única e inesquecível!

Vale a pena se organizar para passar ao menos 4 dias por lá! Isso é tempo suficiente para aproveitar o Sancho e outras atrações da Ilha.

Veja mais ›
Fechar