
Brasileiro responsável pela descoberta da variante Ômicron do coronavírus está presente entre cientistas mais influentes do mundo, segundo revista internacional.
É comum vermos brasileiros em listas de melhores do mundo quando o assunto é futebol. Na verdade, não conseguimos imaginar esse esporte sem a presença de um brasileiro dentre os melhores.
Enquanto outros países são melhores em saúde e educação, o Brasil é bom de bola. Mas para a surpresa de todos, a Nature, revista científica internacional, publicou uma lista dos pesquisadores mais influentes de 2020 e lá consta o nome de um cientista nacional.
Te interessa?
A revista científica Nature é um periódico britânico que trata de diversos ramos da ciência. Sua primeira publicação foi em 4 de novembro de 1869. Hoje ela é considerada a segunda revista científica mais importante do mundo.
O indicado se chama Túlio de Oliveira e foi um dos principais responsáveis pela identificação da variante Ômicron do coronavírus.
Ele mora na África do Sul desde 1997, de onde dirigiu os estudos, e é diretor do Centro para Respostas e Inovação em Epidemias (CERI).
Dono de um meio estilo hippie, o professor pratica ioga todos os dias e tem como marca o uso dos cabelos compridos abaixo da linha do ombro, gosta de usar sandálias e não é raro aparecer descalço em alguns lugares.

Ele ama o contato com a natureza e pauta sua filosofia de vida no princípio africano do ubuntu, que tem como direcionamento da vida a solidariedade e a compaixão entre os seres humanos e a natureza.
Formado em biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele é filho de um brasiliense e uma africana de São Tomé e Príncipe. Seus pais eram nômades, mas o estado onde criou raízes foi onde ele cursou seu curso superior.
O grande feito
Em 24 de novembro ele ganhou destaque mundial por chefiar uma equipe que apresentou à OMS (Organização Mundial da Saúde) o mapeamento da variante que vinha fazendo vítimas em diversos países.
A descoberta foi vital para que todos os países do mundo tomassem medidas sanitárias de segurança, pois segundo avaliação da variante, a mesma era mais transmissível e responsável por novos picos de contágio.
“Evidências preliminares sugerem uma alta no risco de reinfecção com esta variante, em comparação com as outras versões do coronavírus. O número de casos da B.1.1.529 aparenta estar crescendo na maioria das províncias da África do Sul“, afirmou a OMS.
De imediato após a descoberta do brasileiro, diversos países proibiram voos vindos da África do Sul, o que foi visto por ele como um ato discriminatório.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Além de ser um motivo de orgulho para o Brasil por figurar dentre os cientistas mais influentes do mundo, Túlio também é classificado como um herói, pela velocidade com que conseguiu mapear a ômicron dando assim diretrizes de como governantes e cientistas iriam lidar com a doença.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.