Casa linda e gastando pouco: 5 dicas extraordinárias para decorar sua casa
Casa linda e gastando pouco: 5 dicas extraordinárias para decorar sua casa

Casa linda e gastando pouco: 5 dicas extraordinárias para decorar sua casa

Um manual de como deixar seu lugar ainda mais incrível!

publicidade

Todos nós desejamos ter uma casa linda e confortável. Esse é um desafio e tanto para quem ama decoração, mas também precisa gastar pouco.

Mesmo se você estiver economizando centavos, ainda há muito que você pode fazer para ter uma casa elegante e convidativa.

O primeiro passo

É limpar sua casa e organizá-la.

publicidade

Fazer essas duas coisas vai melhorar drasticamente a qualidade do seu espaço. Em seguida, vem a parte divertida: decorar!

Antes de iniciar sua reforma, dê uma olhada nesses truques para decorar com um orçamento limitado.

Siga nossas dicas baratas de decoração para casa e inspire-se com as ideias que provam que para ter estilo não precisa gastar muito.

1. Seja minimalista.

Uma seleção inteligente de móveis confortáveis ​​e discretos, obras de arte bem selecionadas e objetos decorativos simples são a chave para um esquema minimalista.

publicidade

A decoração minimalista considera que um cômodo deve atender às necessidades do morador. Isso significa que cada item deve ser funcional, ou então será descartado.

Evite peças com detalhes pesados ​​ou elementos ornamentados e concentre-se em linhas claras e nítidas. Desentulhe tudo o que puder!

Os móveis modernos costumam ser mais baixos e mais horizontais do que verticais. As linhas são discretas e retas.

Você pode conseguir esse efeito criando suas próprias mesas, por exemplo, com madeiras compradas de forma avulsa e um pouco de cola de madeira.

publicidade

Colocar um tapete de cor neutra no chão é um método popular entre os minimalistas que desejam adicionar um pouco de calor a um ambiente.

2. Pinte uma parede com uma cor escura.

Para adicionar um belo contraste ao seu espaço, pintar uma parede de cor escura pode ser a melhor coisa que você já fez para a sua casa.

Introduza pretos e cinzas em seu esquema de cores de uma forma que não sobrecarregue, mas sim eleve os tons neutros do espaço.

Cores fortes e brilhantes podem às vezes parecer muito excêntricas para a decoração, por isso o preto pode ser uma ótima cor de destaque para o espaço, por exemplo.

Paredes escuras podem criar um pano de fundo que combina bem com elementos naturais, como madeira e linho.

Elas instantaneamente adicionam profundidade, drama e calor ao cômodo.

3. Ponha uma peça artística no ambiente.

Ao contrário de móveis, papéis de parede ou outras decorações, peças de arte são atemporais.

Seja um quadro ou uma luminária, isso já fará com que o espaço fique atualizado e contemporâneo.

Use obras de arte inusitadas em sua sala de estar para obter a atenção dos seus convidados.

Peças de arte maiores e de grandes dimensões são ótimas para preencher uma grande parede e criar um ponto focal. Basta baixar da internet uma arte em domínio público e emoldurar.

Tente optar obras de arte em cinza e branco, assim como tons pastel. Essa combinação cria um espaço que parece limpo e elegante.

Uma luminária de tamanho grande também pode dividir o ambiente e evitar que ele pareça monótono. Fique de olho nas promoções das grandes lojas de materiais de construção.

4. Use tons neutros.

Uma das maneiras mais fáceis de ter uma casa com uma decoração moderna e agradável é suavizar a paleta de cores.

Cinza e branco são cores perfeitas para manter o ambiente elegante sem esforço. Pense em monocromático como algo bonito, não chato.

Ao começar em um espaço monocromático, escolher sua cor de base é a chave. Uma vez selecionada, todo o resto se encaixará perfeitamente.

Limitar o espaço a um esquema de cores ajuda a criar um ambiente relaxante.

Isso ocorre porque o seu cérebro terá menos estímulos para processar.

Em geral, as cores mais frias são calmantes, enquanto as cores quentes dão energia.

Ao abraçar a experiência de trabalhar com um design monocromático, você se apaixonará pela simplicidade elegante que essa tendência oferece.

5. Valorize a luz natural.

Essa dica não precisa sequer de investimento. Arrume seus móveis de maneira que a luz natural seja aproveitada.

Ou seja: mantenha-os de maneira que, ao utilizá-los, seu rosto fique de frente para a luz tanto quanto possível.

A quantidade de luz natural que você tem em sua casa afeta como você se sente ao longo do dia e tem um grande impacto no seu bem-estar geral.

Mesmo que sua casa não tenha janelas grandes, organizar seus móveis de forma que toda a luz seja aproveitada é fundamental.

Para deixar a luz entrar, basta colocar um espelho oposto ou próximo a uma janela para aumentar a quantidade de luz natural lançada no espaço.

Se a luz natural for pouca, coloque seus espelhos perto de uma lâmpada acesa.

Deixe a luz entrar em sua casa optando por cortinas translúcidas que permitem a iluminação do ambiente, proporcionando também privacidade.

Considere também o acabamento da tinta da sua parede.

Quanto mais brilhante o acabamento, mais luz será refletida pela sala.

Se você optar por uma paleta de tinta mais escura, equilibre-a com um acabamento acetinado ou de alto brilho, em vez do acabamento fosco.

Saia da zona de conforto

A chave para renovar a decoração da sua casa sem esvaziar os bolsos é tentar se concentrar em pequenas mudanças que terão um grande impacto. Seja criativo. O dinheiro nunca pode fazer o que a imaginação pode fazer.

Muitas vezes, muitas das coisas que você possui estão bem, elas só precisam de um ajuste para ficarem como novas. Pinte e estofe móveis, por exemplo.

Vá para áreas em sua cidade onde há uma muitas lojas de decoração, para que você possa comparar preços e pechinchar.

Visite ainda os brechós e bazares de igrejas.

Até as lojas de festas têm itens interessantes que podem ser adicionados à decoração, para que ela fique com mais personalidade.

Procure texturas naturais, cores suaves e decoração minimalista. Misture peças de qualidade com outras menos caras.

Aproveite ao máximo o espaço que você tem.

Crie um ponto focal (como uma obra de arte ou um espelho) e organize os seus sofás ao redor dele.

E lembre-se de buscar harmonia e usar as mesmas cores para todos os elementos em sua reforma – piso, paredes, bancadas, ferragens, iluminação.

Isso dará uma impressão de sofisticação!