Cientistas conseguem desenvolver teste de Covid que mostra resultado em 4 minutos

Uma novidade que pode nos ajudar muito a combater a Covid

Cientistas criam teste de Covid que mostra resultado confiável em minutos
Cientistas criam teste de Covid que mostra resultado confiável em minutos
publicidade

Muita gente que precisou fazer teste de Covid-19 sentiu a dificuldade que é. Além de serem caros na rede particular, vários lugares sofreram com falta desses exames e, em outros locais, os resultados levavam dias para sair.

Há até casos de gente esperando quase uma semana para saber se estava ou não com a doença. Por isso, sempre que a ciência inova e traz novas possibilidades, é motivo de esperança.

Recentemente, o G1 publicou que cientistas da Universidade Fudan de Xangai, na China, anunciaram um novo teste de covid que fica pronto em apenas 4 minutos. 

publicidade

Te interessa?

De acordo com os pesquisadores, o resultado é tão preciso quanto o do teste RT-PCR – considerado o “padrão ouro”, o melhor dos exames disponíveis para saber se alguém está com Covid.

Há o problema em que muitos laboratórios levam dias para liberar o resultado. Os testes de antígeno, comumente feitos em farmácias, são rápidos, mas menos confiáveis.

O novo teste usa microeletrônica e a análise do material genético é feita sem precisar passar por um laboratório.

Os testes em humanos se realizaram com 33 pessoas infectadas que foram submetidas a essa nova metodologia e também ao PCR. Os resultados mostraram uma “coincidência” perfeita entre as duas opções. 

publicidade

Também foram testadas outras 54 pessoas, incluindo pacientes com febre (mas sem Covid) e profissionais da saúde que decidiram se voluntariar.

Cientistas criam teste de Covid que mostra resultado confiável em minutos
Cientistas criam teste de Covid que mostra resultado confiável em minutos (Foto: Unsplash)

Ninguém desse grupo teve um falso positivo no teste – que é quando a pessoa não está com a doença, mas o exame diz o contrário. A pesquisa já foi publicada na Nature Biomedical Engineering e revisada por outros especialistas.

publicidade

Potencial de ser usado em vários locais e até mesmo em casa

A expectativa é que, assim que aprovado pelas autoridades, o novo teste seja produzido em massa e facilite a testagem em praticamente todos os lugares, como aeroportos, hospitais e até em casa.

Vamos torcer para que a pesquisa tenha sucesso nas próximas etapas e logo tenhamos mais uma arma para enfrentar o coronavírus. Notícias como essas reforçam como cientistas do mundo inteiro estão sendo essenciais na guerra contra o vírus.

Afinal, são eles que desenvolvem vacinas, remédios e nos ajudam a entender melhor a doença e como podemos nos proteger. Sem esses pesquisadores, superar a pandemia seria algo impossível! 

Enquanto a gente não chega ao momento tão aguardado de vencer a pandemia, continue fazendo a sua parte e se cuidando. Pode ter certeza de quando tudo isso acabar, teremos uma alegria enorme de escrever aqui a manchete “Mundo vence a Covid” e compartilhar com vocês essa vitória.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Sabemos que o dia vai chegar e, quanto mais nos unirmos e nos ajudarmos, mais cedo será. Por isso, siga todas as orientações médicas e colabore com grande luta pela vida. Logo tudo terá passado e será apenas um triste capítulo da nossa história.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar