Como uma pessoa com depressão psicótica se comporta? Conheça os cuidados que você precisa ter

Entenda o risco da depressão psicótica para a saúde!

Como uma pessoa com depressão psicótica se comporta? Conheça os cuidados que você precisa ter
publicidade

A depressão é uma condição de saúde que pode afetar drasticamente a qualidade de vida. 

É muito perigoso quando determinadas pessoas negligenciam os sintomas da depressão por acharem que é uma questão passageira de saúde.

Na verdade, quem sofre com depressão grave também tem experiências traumatizantes de psicose. 

publicidade

Te interessa?

Além dessas pessoas sofrerem com os sintomas de depressão psicótica que é extremamente prejudicial para a saúde, ela está bem sofrem com:

  • Perda do interesse em atividades;
  • Alterações de apetite;
  • humor deprimido.

É muito importante você saber que a psicose é uma condição de saúde na qual uma determinada pessoa começa a ver ouvir coisas.

depressão psicótica
Como uma pessoa com depressão psicótica se comporta? Conheça os cuidados que você precisa ter. (Imagens: Pexels)
publicidade

Tanto as alucinações quanto os delírios fazem parte de uma realidade falsa criada pelas pessoas que sofrem com depressão psicótica.

Por isso, é fundamental que você entenda o lado trágico desse tipo de depressão para que você busque um tratamento adequado e especializado para o caso.

Como pessoas com depressão psicótica se comportam?

É importante você saber que pessoas que sofrem com depressão psicótica acabam experimentando uma combinação de sintomas de depressão e outros tipos de comportamentos.

publicidade

Esses tipos de comportamento pode afetar drasticamente a qualidade de vida e até mesmo gerar doenças graves. 

Por isso, é fundamental que você conheça como as pessoas com esse tipo de depressão se comportam. 

Saber identificar esse tipo de depressão pode ajudar as pessoas a se prevenirem e até mesmo buscar um tratamento adequado.

Confira a seguir alguns sintomas e como determinadas pessoas se comportam quando estão sendo afetadas com a depressão psicótica.

publicidade
  • Pensamentos de suicídio ou morte;
  • Dificuldades para dormir a noite;
  • Transformação significativa no peso ou apetite;
  • Incapacidades de focar ou se concentrar;
  • Sentimentos de culpa;
  • Falta de energia ou fadiga;
  • Redução do interesse ou prazer em atividades;
  • Humor deprimido.
depressão psicótica

Você sabia que pessoas que sofrem com depressão psicótica também podem experimentar alucinações e delírios? Além dos sintomas acima, várias pessoas apresentam comportamentos estranhos.

Na verdade, a esquizofrenia pode estar presente na psicose quando a pessoa sofre com doenças mentais, e isso pode ser agravante ainda mais se ela sofrer de depressão de forma grave.

Por isso, se você ouvir de alguém que sofre com depressão psicótica experiências relacionadas a delírios e alucinações, o fato é que pessoas com essa doença podem experimentar.

publicidade

A tendência é que muitas de muitas pessoas que sofrem com depressão psicótica se sentirem fracas, devido à falta de esperanças e até mesmo falta de concentração e foco.

O que pode causar depressão psicótica?

Apesar de vários estudos, existe uma teoria de que a soma particular de genes deve ser transferida para que uma pessoa desenvolva depressão psicótica, sabia disso?

Na verdade, certos genes apresentam a capacidade de serem responsáveis ​​por sintomas de depressão, já outros podem ser responsáveis ​​por sintomas psicóticos em pessoas com depressão.

depressão psicótica

Com isso, essa soma acaba tornando possível que cada pessoa herde uma vulnerabilidade genética de:

publicidade
  • Depressão;
  • Psicose.

Mesmo com vários estudos, muitos profissionais de saúde acreditam na teoria de que a soma de genes a depressão explicaria porque nem todas as pessoas com depressão desenvolvem psicose.

Por isso, é muito importante deixar claro que nem todas as pessoas que sofrem com depressão apresentam a chance de desenvolverem problemas psicóticos.

Cuidado com os seus níveis de cortisol

Existe outra teoria que aponta que os altos níveis de hormônio do estresse podem estar extremamente envolvidos ao desenvolvimento de psicose em doenças relacionadas à tristeza mental.

publicidade

O crescimento dos níveis de cortisol é frequentemente encontrado em pessoas com depressão.

depressão psicótica

Por isso, é muito importante que você busque informações como seu médico para saber de fato o que está acontecendo.

Se você apresentar algum tipo de sintoma de depressão psicológica, é essencial você buscar mais informações e tratamento com o médico especializado.

Essa condição de saúde pode consumir toda a sua energia e saúde se não tratada de forma correta.

Como lidar com a depressão psicótica?

A verdade é que a psicose pode dificultar extremamente o funcionamento do seu corpo, isso porque as pessoas experimentam distorções da realidade e até mesmo limitações físicas.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Como os sintomas da depressão psicótica podem aumentar o risco de automutilação acidental ou até mesmo intencional, é muito importante lidar bem com esse tipo de comportamento.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

É fundamental que você perceba alguns dos sintomas e busque um tratamento adequado e profissional para melhorar sua condição de vida.

Não é fácil sofrer com depressão, muito menos quando ele é acompanhado por distorções da realidade, delírios, e alucinações.

Quanto mais tempo demorar para você buscar um tratamento adequado, maior será a probabilidade de você precisar de serviço médico de emergência.

O diagnóstico do seu médico dependerá muito de seu tipo de desenvolvimento em buscar soluções para ter uma vida mais saudável.

Não sou profissional que irá acompanhar o seu caso, mas sim você deve dar o primeiro passo para buscar uma vida mais equilibrada e sem sintomas de depressão.

Você gostou de saber mais sobre como as pessoas com depressão psicótica se comportam e como é preciso tomar cuidado? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!

Veja mais ›
Fechar