Conheça o “Tio Marmita”, o homem de coração generoso que doa 400 refeições por dia

O Adenilson comanda todos os processos, da produção à distribuição

Uma das coisas mais belas que podemos fazer em vida é ajudar alguém que precisa. Quem entende muito bem disso é o Adenilson Cruz, mais conhecido como “Tio Marmita”. Desde 2015, ele prepara e distribui refeições para pessoas em situações de vulnerabilidade social em Brasília (DF).

“O propósito de doar marmitas é salvar vidas”, define o homem de 44 anos que, antes de começar a produzir as refeições por conta própria, trabalhava como consultor. No início, ele vendia as marmitas por R$ 10 para quem podia tinha dinheiro e doava para aqueles sem condições de pagar.

Adenilson colocando a mão na massa (imagem: arquivo pessoal/Metrópoles)

Com o tempo, foi conseguindo aumentar as suas vendas e, consequentemente, as doações. Até que chegou um momento em que Adenilson decidiu: iria trabalhar apenas para doar as marmitas e não mais vendê-las.

Te interessa?

“Não tem como misturar filantropia com comércio e eu não queria mexer com dinheiro. Se eu for vender essas refeições, quem vai se preocupar com as pessoas que precisam de doação?”, disse ao Metrópoles. As marmitas são produzidas em uma cozinha industrial improvisada e o trabalho começa na noite anterior à entrega.

O Adenilson comanda todos os processos, da produção à distribuição, contando com a ajuda de alguns poucos ajudantes. Os gastos para manter o projeto de pé são bem altos: coloque nessa conta os alimentos, água, gás, temperos, embalagens, entre outros custos. No mês, tudo isso chega a R$ 48 mil.

O Tio Marmita em uma das entregas do Instituto Adenilson Cruz (imagem: reprodução/Facebook)

Ajuda a comunidades indígenas e fundação do instituto

Felizmente, ele conseguiu parceiros que o incentivaram a continuar com essa linda atitude solidária. Alguns mercados do Distrito Federal doam alimentos para o preparo das refeições, enquanto voluntários e empresários locais colaboram todo mês com doações em dinheiro.

Graças ao Adenilson e a todos que colaboram, famílias inteiras têm comida na mesa para sobreviver. Desde que a pandemia começou, as entregas começaram a ser feitas também nas comunidades indígenas da aldeia Tekohaw, tribo Guajajara.

E você acha que o Tio Marmita se contentou em parar por aí? Que nada. Seu coração generoso queria ajudar ainda mais. Pensando nisso, ele criou, no fim do ano passado, o Instituto Adenilson Cruz, uma entidade social que, além de doar refeições, entrega cestas básicas, roupas, agasalhos, cobertores e faz a abordagem social com o objetivo de tirar as pessoas da vida nas ruas.

“Todo o esforço do Instituto está voltado para fornecer o básico para a sobrevivência dessas pessoas. Quero criar um lar igual ao que eu fui criado. Para muitos pode ser loucura, mas tem um propósito e alguém tem que cumpri-lo.”

Se você chegou até aqui, considere a possibilidade de fazer parte desse projeto incrível! Mesmo que você não more em Brasília, é possível ajudar. O Tio Marmita recebe doações pelo Pix 44.340.277/0001-39. Para mais informações, acesse o site oficial do Instituto Adenilson Cruz clicando neste link.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Ajude a alimentar e levar esperança a quem mais precisa!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar