Déjà Révê: A estranha sensação de estar dentro de um sonho

Você não precisa mais ser tão reservado em relação aos seus sonhos psíquicos. Eles são um fenômeno bem documentado chamado déjà revé – e não significam que você é um oráculo antigo, muito menos um vidente moderno.

deja reve
Reprodução/ Internet
publicidade

Déjà Vu é um fenômeno bastante conhecido em que uma pessoa sente que está vivenciando um evento “novamente”. Talvez você até já tenha experimentado esta sensação estranha de que está revivendo o passado. Mas estudos recentes mostraram que esta é apenas uma pequena parcela do que o seu cérebro faz, por isso conheça o Déjà Rêvé: a estranha sensação de estar dentro de um sonho!

Lendas antigas afirmam que Cassandra, a princesa de Tróia, foi amaldiçoada a falar profecias verdadeiras nas quais ninguém nunca acreditou. Por isso surgiu um consenso de que se você previu algo em um sonho que acabou acontecendo de verdade, seria mais sensato guardar este sentimento para si mesmo.

deja reve
Reprodução/ Internet

Bem, boas notícias: você não precisa mais ser tão reservado em relação aos seus sonhos psíquicos. Eles são um fenômeno bem documentado chamado déjà revé – e não significam que você é um oráculo antigo, muito menos um vidente moderno.

publicidade

É esta a vida real? Isso é apenas fantasia?

sensação de estar sonhando
Reprodução/ Internet

Algumas pessoas associam o déja rêvé (francês para “já sonhou”) ao oposto de déjà vu (em tradução, “já visto”. Mas a verdade é que parece mais o oposto de ter um sonho lúcido.

Vivendo a vida real como todos os dias, você já teve a sensação estranha de que você sonhou o que aconteceria- e acaba acontecendo de fato?

Nem precisa ter sido um sonho recente, algumas pessoas que experimentaram o fenômeno de déjà rêvé sentiram que seus sonhos proféticos eram de anos atrás.

publicidade

Mas da mesma forma que o sentimento de déjà vu não te concede nenhuma capacidade pré-cognitiva, o sentimento de déjà rêvé não significa que você realmente sonhou o que acha que sonhou.

É apenas seu cérebro brincando com você

sonhando acordado
Reprodução/ Internet

De acordo com um novo estudo que analisou os relatórios médicos de pacientes epiléticos de 1958 a 2015, as experiências de déjà rêvé são comuns após a estimulação elétrica do cérebro, um método de tratamento bastante comum para os sintomas epiléticos.

Estes resultados sugerem que o sentimento de “já ter sonhado” é o resultado de algo acontecendo fisiologicamente no cérebro e que, por sua vez, poderia apontar para uma melhor compreensão de como os sonhos funcionam.

Vocês sabem, os cientistas sempre foram fascinados com os sonhos – e qualquer nova maneira de descobrir como os sonhos funcionam nos nossos cérebros pode abrir um novo conjunto de portas.

publicidade

Em uma entrevista ao site Inverse, o autor principal do artigo sobre o estudo disse: “O déjà rêvé induzido por electricidade pode ser uma abordagem interessante para perceber melhor os nossos sonhos”.

Como é a experiência do Déjà Rêvé

Não se trata apenas de sentir que você já sonhou com suas circunstâncias atuais. É também sobre sentir que você pode estar sonhando no momento.

Na verdade, os participantes do estudo descreveram suas experiências de três maneiras distintas, que os pesquisadores catalogaram:

Episódico: Muitas vezes, as pessoas que experimentam déjà rêvé podiam identificar um dia exato ou aproximado em que tiveram seu sonho profético.

Familiaridade: Essas pessoas experimentam esse tipo de memória nebulosa e sonhadora sobre suas profecias que você pode reconhecer na manhã seguinte a um sonho.

Estado sonhador: O grupo final de participantes não teve a mesma experiência de sonho lembrado que os outros. Em vez disso, eles sentiram que a experiência em si era estranha e onírica (ou até pesadelo).

Mas fique tranquilo, se você experimentar um déjà rêvé, saiba que é perfeitamente normal, e esta sensação estranha é só uma peculiaridade inofensiva de nossos próprios cérebros.

Fonte: Curiosity