
Para muitos médicos a depressão é o mal do século.
Uma doença muito comum em países desenvolvidos que agora apresenta crescimento alarmante em países emergentes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio mental.
Fazendo as contas, são aproximadamente 21 milhões de brasileiros com depressão. Por isso não é exagero dizer que se você não tem depressão, provavelmente conhece alguém diagnosticado com a doença.
Como explicar a depressão?
Tratando-se de uma doença mental, sem muitos sintomas fisicamente aparentes, é difícil explicar como é ter depressão.
O que a pessoa sente? No que ela pensa? Como ela pode superar essa condição?

“Depressão é a incapacidade de construir um futuro”, Rollo May. ➡️ Clique aqui para tuitar isso.
As perguntas são muitas. Já as respostas? Nem tanto. Por isso, qualquer indício da doença deve ser investigado com a ajuda de um médico especialista.
Mas a internet também está aqui para dar suporte. Uma vez publicamos uma história em quadrinhos que ilustra muito bem o que é viver com depressão.
Hoje você vai ver algo diferente.
A verdade é que não faltam informações de qualidade sobre a doença na internet. O médico deve ser seu principal aliado, mas armar-se de informações confiáveis é uma boa ideia.
No vídeo abaixo você vai ter essas informações… mas de um jeito que nunca imaginou: em poema. Clique no play e saiba um pouco mais sobre a doença de um ponto vista único.
Veja o vídeo no YouTube.
Dan Roman é poeta e soube usar metáforas para explicar a depressão por um outro ângulo. Você já tinha visto algo parecido?
É impressionante como algumas pessoas conseguem transformar angústias da própria intimidade em arte. Dan fez isso muito bem: traduziu um sentimento profundo e abstrato em frases simples de entender.
Depressão não é tristeza.
A confusão sobre o tema é grande. Mesmo pessoas próximas que querem ajudar acabam cometendo deslizes.
“Você deve ser mais forte!”, “Tente outra vez!”, “Você pode sair dessa, basta querer!” e outras frases do tipo não ajudam. Algumas vezes o motivo está em não saber diferenciar depressão de tristeza.

Fonte: otempo.com.br.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Você conhece alguém que poderia ser beneficiar com o poema de Dan Roman? Compartilhe essa publicação. 😉
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Fundador do Awebic. Acredita numa internet mais amigável. 😉