17 dicas quase infalíveis de como se concentrar nos estudos de forma produtiva

Melhores sua capacidade de foco nos estudos!

17 dicas quase infalíveis de como se concentrar nos estudos de forma produtiva
publicidade

Ultimamente a distração e a falta de foco é um dos grandes inimigos no processo de aprendizagem. No mundo globalizado onde tudo está mais fácil para reter informações, especialistas afirmam que isso pode ser algo bastante contagioso mas também perigoso.

Muitos estudantes nos últimos anos vem sofrendo bastante com a falta de foco e não tendo uma boa retenção de informações no processo de aprendizado, dificultando assim os estudos.

Foi pensando nisso que selecionamos ótimas dicas infalíveis para você melhorar sua concentração nos estudos e aprender a estudar melhor e com mais eficiência.

publicidade

Te interessa?

17 dicas para se concentrar melhor nos estudos

São vários os estudantes que buscam ter melhor concentração aprendendo métodos e até mesmo ou consultando profissionais de saúde para melhorar o foco nos estudos.

Confira a seguir excelentes dicas para você melhorar sua concentração nos estudos e ter mais resultados a longo prazo no processo de aprendizagem.

concentrar melhor nos estudos
17 dicas quase infalíveis de como se concentrar nos estudos de forma produtiva. (Imagens: Unsplash)

1 – Entenda quais são seus limites

Antes mesmo de definir metas, saber se compensar melhor nos estudos ou até mesmo melhorar seu método de aprendizagem, você precisa aprender a entender os seus limites.

publicidade

A concentração exigirá muito do seu limite de capacidade a longo prazo de foco no processo de aprendizado de uma nova matéria.

Por isso, é muito importante que você aprenda a entender os seus limites e respeitar a capacidade de aprendizagem da sua mente respeitando também as pausas e o tempo de descanso.

2 – Desenvolva suas habilidades na leitura e torne-se um leitor eficiente

Um bom estudante entende a importância de saber ler com eficiência e como a concentração é bastante importante no processo de leitura de um livro.

publicidade

A concentração é uma das excelentes ferramentas para quem deseja ter uma boa leitura eficiente e reter informações de forma adequada para a memorização.

3 – Organize-se usando planilhas

Saber o que você está fazendo diariamente é uma excelente ferramenta já utilizadas para melhorar o foco no processo de estudo.

As planilhas é uma ferramenta muito usada a anos por estudantes eficientes para melhorar a concentração e definir boas metas a serem realizadas.

4 – Use flashcards

Esse tipo de ferramenta é excelente para ajudar na memorização e no estudo ativo. Usar flashcard é bastante vantajoso para quem deseja melhorar o foco nos estudos.

publicidade

Além de ser bastante vantajoso para melhorar a concentração, esse tipo de ferramenta é ótimo para revisões rápidas de consultas quando surgiu uma dúvida.

concentrar melhor nos estudos

5 – Aprenda a visualizar melhor tópicos

É muito importante que você saiba identificar quais são os pontos importantes do assunto que você está aprendendo para melhorar sua eficácia no foco.

O foco é bastante importante porque esse tipo de habilidade de ajuda você a entender o que é realmente importante na matéria e o que você precisa reter de informação.

6 – Não deixe de fazer anotações com as próprias palavras

Um bom aluno que se preza entende a importância de fazer anotações e resumos detalhados do que foi aprendido no dia.

publicidade

O estudo ativo é bastante importante para a concentração do aluno no processo de aprendizado do conteúdo passado pelo professor.

7 – Melhore seu estilo de aprendizado

Estudar é como praticar um esporte, você sempre deve estar aprimorando suas habilidades para ter movimentos e novas habilidades na atividade.

Na internet existem muitos conteúdos escritos por profissionais que ensinam os estudantes a ter um estilo de aprendizado mais eficaz.

Tem um bom método de aprendizado para melhorar muito o seu desempenho e ajudará você na concentração.

publicidade

8 – Estude com os amigos

Uma excelente forma de aumentar a concentração é através do estudo em grupo, além de ajudar você no processo de foco, o grupo ajudará cada um dos membros a não perder a disciplina na atividade.

Você pode reunir os amigos em casa ou até mesmo em uma biblioteca para debater sobre assuntos importantes da matéria e ajudar um ao outro com motivação.

9 – Mantenha-se motivado

A motivação e a visão de onde você quer estar é bastante importante para o seu processo de concentração e força de vontade nos estudos.

Um bom aluno sabe o porquê está estudando e já sabe bem quais objetivos quer alcançar através desse comportamento diário.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

É bastante vantajoso para o processo de aprendizagem você ter a força de vontade de vencer os obstáculos e adquirir novas habilidades para alcançar seus objetivos.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

concentrar melhor nos estudos

10 – Tenha uma alimentação balanceada

É bastante dificultoso tentar ter concentração nos estudos quando a barriga está roncando de fome, não é mesmo?

Uma alimentação balanceada ajudará você tanto na concentração como na boa produtividade ao ler e aprender algo novo todos os dias.

Você precisa entender que a saúde do corpo está em extrema comunicação com a saúde mental e isso é bastante importante para sua memorização e processo de aprendizagem.

11 – Livre-se das distrações da internet

No mundo da conectividade e das distrações provenientes dos smartphones a concentração é uma das grandes faltas no momento de estudo dos alunos ao redor do mundo.

Você precisa aprender a não dar importância às distrações da internet mesmo que você estude no computador, você precisa desenvolver essa boa habilidade de concentração.

Não dispense totalmente a internet dos seus estudos, pois esse recurso é uma ótima ferramenta para ajudar você no processo de aprendizado – você só precisa filtrar as distrações e não perdeu o foco.

12 – Crie um ambiente de estudo em casa

Você pode criar um ambiente de estudo no seu quarto organizando o local para você estudar mandará um final importantíssimo para o seu cérebro que aquela hora é hora de aprender algo novo.

O seu corpo e mente precisam entender que o momento de estudo é um horário importante e que a concentração é fundamental para o processo de aprendizagem.

Tem uma mesa confortável no seu quarto ajuda na concentração e a saber que aquele momento é bastante importante para você desenvolver uma boa leitura e compreensão do assunto.

13 – Faça uma lista de verificação

Uma lista de verificação de estudos é uma ótima forma para fazer o que tem que ser feito no dia de estudo.

A concentração é a melhor aliada do estudante ao realizar processos de aprendizado ao aprender uma nova matéria.

concentrar melhor nos estudos

A lista de verificação de atividades no dia é uma ótima ferramenta para mostrar ao aluno o que ele deve fazer e auxiliar a não perder tempo procurando e perdendo o foco.

14 – Tenha um cronograma de estudos

Um cronograma bem definido auxilia o estudante a não perder muito tempo pensando no que fazer primeiro.

Todos os estudantes sabem o quanto é difícil organizar um montante de material e atividades complementares a serem realizadas em um determinado tempo.

Por isso, o cronograma é uma das excelentes ferramentas para ajudar os alunos na concentração e definir melhor metas a serem alcançadas no final do dia.

15 – Defina boas metas

Saber definir boas metas está relacionado a ter uma rotina diária excepcional para que no dia seguinte você saiba o que estudar e pôr em prática.

O que muitas pessoas não entendem é que uma boa definição de metas ajuda bastante na produtividade dos estudantes todos os dias.

Um aluno que entende a importância de ter produtividade e sabe o valor do tempo, sabe definir bem metas e economizar tempo ao realizar atividades corriqueiras e simples do processo de estudo.

16 – Tenha uma rotina diária

Um aluno sério entende e sabe preparar uma boa rotina diária para acostumar o cérebro de que aquele tipo de atividade é extremamente importante no dia.

A rotina diária serve para acostumar o cérebro e o corpo de que o estudo é uma parte fundamental do dia e com essa atividade deve ser extremamente respeitada.

concentrar melhor nos estudos

Comece definindo uma rotina no dia anterior para quando você chegar a realizar suas atividades no estudo saber exatamente o que botar em prática para não perder tempo.

17 – Crie recompensas para você

Um estudante sabe muito bem o quanto é importante ter uma recompensa depois de um dia longo de estudos.

Uma recompensa pode ser bastante benéfica, pois ele dará motivação para o aluno estabelecer suas metas diárias para adquirir uma determinada coisa no final do dia.

Definir um presente para si mesmo só após estudar tudo que você tem que aprender durante o dia e você verá o quanto esse tipo de comportamento é vantajoso para a produtividade.

Você gostou das dicas para estudar melhor e ter uma boa concentração no processo de aprendizagem? Então não perca mais tempo compartilhe com seus amigos e familiares as excelentes dicas de estudo.

Veja mais ›
Fechar