Em um mês, projeto consegue recolher quase 150 quilos de garrafas recicladas

Iniciativas que mudam o mundo!

Em um mês, projeto consegue recolher quase 150 quilos de garrafas recicladas
Em um mês, projeto consegue recolher quase 150 quilos de garrafas recicladas
publicidade

O que você faz com as garrafas pets e latinhas que você utiliza? Você descarta no lixo orgânico ou no lixo reciclável? Existe coleta de materiais recicláveis na sua cidade? Se infelizmente a sua resposta para a última pergunta foi não, então você precisa conhecer uma iniciativa incrível promovida pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

Promovido por alunos do curso de Ciências Biológicas, o projeto “Recicla Ufac” faz a coleta de garrafas pet e latinhas que são descartadas na universidade e nas regiões em torno. O objetivo é conscientizar a comunidade a coletar esse material e a colocá-lo em um local adequado.

A ideia partiu do professor Edson Guilherme da Silva, o coordenador do projeto de extensão do curso que conta com a participação dos estudantes do 8° período e do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas.

publicidade

Te interessa?

Créditos: Ufac
Alunos incentivam a reciclagem no campus e em regiões ao redor

A iniciativa também conta com uma parceria com a empresa que trabalha no setor de limpeza do campus para coleta de embalagens. De acordo com Edson, o projeto traz destaque para a comunidade acadêmica na questão da da gestão de resíduos sólidos.

Conforme previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte correto desses materiais é de responsabilidade dos geradores de resíduos e do poder público. A Ufac está tomando a iniciativa e se adequando ao plano; o Recicla Ufac é uma ação que veio para ficar”, disse em entrevista ao site da universidade.

Em um mês foram coletados 20 kg de latinhas e mais 122 kg de garrafas pet. Para fazer a coleta, um contêiner foi montado e outros pontos com recipientes estão espalhados pelos quiosques do campus.

publicidade

Descobri que existem aqui cooperativas que compram esse material e mandam para São Paulo. E por que não a gente juntar esse material produzido aqui dentro da universidade e na circunvizinhança daqui e mandar para a cooperativa para ser reciclado? Então, essa foi a ideia do projeto”, explicou o professor em entrevista ao G1.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E AJUDA À SOCIEDADE

Em média, cada garrafa vendida custa R$1 e o valor arrecado será destinado para a placa de formatura com o nome dos alunos da turma envolvida no projeto. Ao G1, Edson explicou que o objetivo do “Recicla Ufac” não é financeiro, mas sim a sustentabilidade. “Cada garrafa coletada é uma a menos que vai deixar de ser lançada no igarapé, no bueiro, no chão, na floresta“, frisou.

Projeto já recolheu mais de 100 kg de garrafas pets em um mês (Créditos: Ufac)
publicidade

Isaac Oliveira, aluno de Ciências Biológicas, explicou ao site da Ufac que o projeto ajuda não apenas o meio ambiente, mas a sociedade como um todo. “Estamos na linha de frente da produção de informação; temos a obrigação, enquanto cientistas, de fazer um bem à humanidade. Com essa ação, estamos reaproveitando um material que iria para o lixo e transformando em um novo produto”, afirmou.

De acordo com dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), no Brasil, apenas 2,1% do total de resíduos coletados e apenas 41,4% da população tem acesso à coleta seletiva.

Que mais iniciativas com a da Ufac possam ajudar a levar conscientização para a população e ao poder público. Afinal, a reciclagem é uma maneira traz benefícios para a sociedade e para o meio ambiente!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fontes: G1 e Ufac

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar