Essa pode ser a resposta para QUEBRAR o seu BLOQUEIO criativo rápido!

Saiba como a auto-facilitação pode desbloquear sua criatividade e ajudar nas tomadas de decisões!

Essa pode ser a resposta para QUEBRAR o seu BLOQUEIO criativo rápido!
Essa pode ser a resposta para QUEBRAR o seu BLOQUEIO criativo rápido!

Você sabia que o bloqueio em ser uma pessoa criativa pode ser você mesmo? As pessoas mais importantes que precisam facilitar as coisas para você é você mesmo, sabia?

A auto-facilitação é uma habilidade muito fundamental para desbloquear sua criatividade, pois ela exige que você pratique ações e fique mais atento.

Isso acaba deixando as coisas mais desafiadoras na presença de um grupo de pessoas, pois elas ficam esperando que você os lidere no projeto.

Te interessa?

Confira a seguir como a falta de auto-facilitação pode bloquear sua criatividade e prejudicar o seu desempenho no trabalho em equipe.

A auto-facilitação e a criatividade

Muita coisa pode acontecer na cabeça de uma pessoa quando está empenhada em liderar um grupo para atingir um resultado. Por isso, muitas pessoas travam sua criatividade por medo.

auto-facilitação

Isso acontece muito quando as pessoas da equipe não concordam entre si sobre o andamento do determinado projeto.

Para deixar as coisas ainda mais difíceis, você como facilitador do projeto, tem a sua própria opinião, isso sempre acontece em grupo de trabalho dinâmico.

Como ser um auto-facilitador?

Em momento de crises em um andamento de projeto em grupo, você já parou para pensar em como um líder se auto facilita para melhorar o trabalho dos outros?

Você como líder precisa usar da sua criatividade para facilitar o trabalho em grupo de um determinado projeto. Isso se chama facilitar o seu grupo interno de trabalho.

A personalidade do ser humano contém vários aspectos que frequentemente surgem e lutam para assumir o controle.

Por isso, você precisa lembrar de como você aparece no mundo quando está em público ou sozinho.

  • Como você é como profissional?
  • Em momento de estresse eu bloqueio minha criatividade?
  • Eu me auto bloqueio criativamente?
  • Eu auto facilito minhas decisões de trabalho?

As pessoas com habilidades de auto facilitar em momentos de crises devem ser hábeis em gerenciar os seus grupos internos.

Além disso, elas precisam gerenciar suas subpersonalidades, para que, só assim possam se concentrar melhor nas necessidades da sua equipe.

Como auto-facilitar a criatividade?

Para que não haja bloqueio da sua criatividade, você precisa saber como facilitar suas tomadas de decisões e melhorar o andamento do seu grupo interno de trabalho.

É dessa forma que você conseguirá gerenciar e facilitar a si mesmo e ao seu grupo de trabalho, isso é o que um bom líder faz: facilita e direciona.

auto-facilitação

Você precisa ser corajoso sobre os pontos de vista das outras pessoas do grupo, manter o objetivo e as intenções deles em sua mente.

Como líder, você precisa escolher comportamentos e ideias que apoiam os objetivos do projeto para o grupo.

Só então você reconhecerá e ajustará as coisas por comportamentos que o façam seguir. 

Fazendo essas coisas você estará se auto facilitando nos seus processos de decisões e usando a criatividade ao mesmo tempo.

Quem pode facilitar minha criatividade?

Como um líder e um auto-facilitador do seu grupo de trabalho, não deveria você estar com “mão na massa” também?

Todos os membros de sua equipe de uma projeto podem ser auto-facilitadores. Não custa nada a todo mundo usar um pouco de criatividade para deixar o trabalho ainda mais rápido e com um fluxo agradável.

Por isso, alguns facilitadores estão têm sim coisas boas para contribuir para um bom andamento do projeto. Basta você como um líder escutar e filtrar as boas ideias. 

E sim, seus colaboradores podem ser melhor que você, o líder, em determinado momento em que só a criatividade fará o negócio funcionar.

Por mais que algumas ideias saiam um ponto da tangente do projeto, você como um bom auto-facilitador de si mesmo e do seu grupo, seja paciente.

Perguntas que podem auto-facilitar sua criatividade

Confira a seguir algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo e começar a ser mais criativo e auto facilitador de suas decisões. Não fique mais preso nas indecisões e seja mais produtivos, são elas:

  • O que eu devo dizer?
  • Faço uma pergunta simples para facilitar o processo?
  • Podem me dar licença por uns segundos para eu pensar?
  • Temos quanto tempo para finalizar o projeto?
  • O que devemos fazer para ganhar mais tempo?
  • Estou conseguindo passar para minha equipe o que quero?
  • Estou me expressando com clareza?

auto-facilitação

É fazendo auto análises que você descobrirá suas intenções. A auto facilitação pura e simples envolve o fortalecimento da equipe.

Independentemente de quaisquer desejos ou preconceitos que fazem parte do líder ou do facilitador da equipe.

Os auto-facilitadores são os famosos “neutros” em relação ao conteúdo e a produção do projeto e de seus grupos de trabalho.

Benefícios da auto-facilitação no trabalho em equipe

Se você é um líder e quer motivar sua equipe com sua criatividade e auto-facilitação em resolver problemas e enfrentar riscos, confira os benefícios que você trará para sua equipe sendo um facilitador.

  • O sucesso do projeto é de todos;
  • O resultado dependerá do trabalho em conjunto;
  • Você escutará mais as ideias das outras pessoas da equipe;
  • Evitar preconceito de ideias e pré-julgamentos;
  • Não levar as coisas para o lado pessoal;
  • Valorizar todos os membros da equipe;
  • Ser sincero nas críticas e tomadas de decisões;
  • Aceitar feedbacks, independente se negativo ou positivo;
  • Ter um bom poder de argumentação e negociação.

O importante em ser um bom facilitador em uma equipe é que todos os membros do projeto trabalham em harmonia para um único propósito que é finalizar o projeto.

Não bloqueie sua criatividade

Para ser um líder de um projeto, de uma equipe, ele precisa usar da criatividade para resolver problemas. A auto-facilitação ajuda muitas pessoas no processo de simplificar as situações.

auto-facilitação

É desbloqueando a criatividade que um líder de uma equipe terá ousadia e a coragem de enfrentar qualquer desafio para resolver problemas.

O sucesso de um projeto depende do trabalho duro de cada membro da equipe, por isso, um líder criativo precisa estar apto para ouvir cada membro.

É ouvindo a opinião de outros pontos de vista que você pode destravar sua criatividade. Várias cabeças trabalham melhor que uma.

Você gostou de saber mais sobre desbloquear a criatividade usando a auto-facilitação? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar