Esse pode ser o motivo para a sua conta comercial do Instagram não crescer!
Esse pode ser o motivo para a sua conta comercial do Instagram não crescer!

Esse pode ser o motivo para a sua conta comercial do Instagram não crescer!

Vamos te ajudar a crescer e engajar seus negócios no Instagram!

publicidade

O Instagram é hoje uma das maiores redes sociais do mundo e segundo estimativas, já até mesmo ultrapassou o Facebook aqui no Brasil em números de usuários.

Tudo isso acaba sendo uma grande oportunidade para quem quer fazer negócios na plataforma. Afinal, com tanta gente em um só lugar, usar uma conta comercial para alcançar mais pessoas e gerar vendas parece ser uma ótima ideia.

Entretanto, quando paramos para fazer uma análise sobre os números gerais, podemos perceber que a maioria das contas comerciais do Instagram não obtém grandes resultados. De fato, esse pode ser justamente o seu caso.

publicidade

Mas fique tranquilo, pois vamos te mostrar agora o grande motivo que faz a sua conta comercial não crescer. Está preparado? 

As pessoas não se importam com marcas, mas sim com pessoas

Bem, o motivo está revelado acima, mas o que ele realmente quer dizer?

Certo, reflita sobre a última vez em que você entrou no Instagram louco para ver uma postagem de uma marca qualquer. Isso raramente acontece!

negocio-instagram

publicidade

Isso se deve ao fato de que nós não estamos nos importando muito com as marcas. Elas são “frias”, se preocupam apenas com o que é conveniente a eles e falam somente sobre os mesmos assuntos dia após dia.

Ninguém costuma ter muita paciência para isso.

As contas comerciais que geralmente encontram dificuldades para crescer pautam toda a sua comunicação em apenas um único tema e demonstram uma imagem totalmente engessada. 

Dessa forma, mesmo em casos onde o perfil pertence a uma pessoa e não a uma empresa, ainda existe muita dificuldade para crescer. Esse probleminha pode ser resolvido das seguintes maneiras:

1 – Tenha uma linha editorial

Uma linha editorial define quais serão os tipos de conteúdo que serão publicados no seu Instagram.

Você precisa possuir uma linha principal, onde vai falar sobre o tema mais importante, além de pelo menos 3 linhas secundárias, que serão usadas para quebrar aquele aspecto maçante de estar sempre falando sobre a mesma coisa.

publicidade

Desse modo, o seu perfil pode possuir assuntos sobre Finanças como tema principal, além de ciência, turismo e humor como temas secundários.

comunicação no Instagram

Obviamente isso não é uma regra. Tanto o seu tema principal quanto os temas secundários devem ter relação com os seus gostos e jeito de ser ou então com elementos que sejam importantes dentro do seu negócio.

Ao fazer isso o perfil passa a ganhar vida, pois foge da mesmice e assume uma postura de muita personalidade.

2 – Aproxime a sua comunicação do seu público

Quantos perfis no Instagram não costumam manter uma comunicação super culta e sofisticada somente para poder criar um ar de autoridade maior?

Isso pode ser importante em alguns casos, mas em outros não. Não há como conseguir crescer o seu perfil se as pessoas não possuem nenhum elemento que gere conexão com você.

Converse e troque ideias!

Elas precisam ver que você também gosta de determinado gênero musical, ou que na sua empresa determinada coisa também é feita todas as semanas, ou que existem padrões seus que te aproximam de “um ser-humano normal”.

Uma empresa que faz isso muito bem em todas as plataformas é a Netflix. Eles estão sempre mantendo uma comunicação que leva em conta tudo o que está acontecendo na atualidade, inclusive usando memes para se aproximar do seu público.

negocio-instagram

Seguir esses passos é uma excelente ideia, pois com a criação da conexão as pessoas tendem a se aproximar mais.

3 – Interaja com as pessoas sempre que possível

Responda sinceramente:

Você entra em contato com todas as pessoas que comentam suas fotos ou que enviam uma mensagem privada?

Na maioria dos casos a resposta para essa pergunta costuma ser negativa. Por incrível que pareça, existe uma grande tendência em ignorar essas pessoas, ou responder apenas um ou outro, seja por conta do alto número de mensagens ou por pura e simples preguiça.

Todavia, a verdade é que essa interação pode ser mantida com todo mundo até atingir um número na casa dos 100 mil seguidores.

Deposite seu tempo!

É justamente por manter esse contato que as pessoas tendem a se aproximar de você. Responder mensagens, chamar pessoas que comentaram suas fotos e entrar em contato sempre que possível da maneira mais educada e simpática são fatores elementares para a construção de um perfil.

negocio-instagram

Afinal, o seu seguidor para de lhe ver apenas como alguém que ele segue no Instagram, passando a lhe enxergar como um amigo próximo, o que aumenta o engajamento e faz com que essa pessoa passe a lhe indicar.

Além disso, seguidores engajados costumam compartilhar conteúdos, falam de você para outras pessoas e comentam mais nas suas fotos, fazendo com que o algoritmo do Instagram te veja como alguém realmente importante.

Todos os perfis que estão crescendo atualmente seguem essa mesma mecânica.

4 – Aprenda a crescer no Instagram

Nada contra blogueiras que seguem esse método, mas é preciso entender que o que funcionava no Instagram a alguns anos atrás não funciona da mesma forma hoje em dia.

Na verdade, atualmente o jogo mudou completamente. Apenas publicar conteúdos e esperar que a rede social distribua de forma orgânica é algo irreal.

Tanto é que muitas contas comerciais que cresceram no passado mantém os mesmos números faz algum tempo. 

crescer no Instagram

O poder do trabalho ‘manual’

Justamente por isso, o ideal é começar a entregar algo que seja mais relevante, seja com a publicação de stories diários, caixinhas de pergunta, conteúdos de feed realmente úteis, criação de eventos, venda de produtos com alto valor de entrega e assim por diante.

Outro ponto super importante é que no Instagram, ainda está valendo a regra estabelecida por Gary Vaynerchuk em seu livro Nocaute:

Entregue micro conteúdos todos os dias, gerando o maior valor possível para todas as pessoas que te acompanham. Não se preocupe em vender algo. Apenas seja útil.

Faça com que as pessoas lhe enxerguem da mesma maneira que enxergam uma ida ao cinema: Um entretenimento. O seu perfil deve ser um local onde elas vão para se divertir, aprender e esquecer os problemas do dia a dia.

Ao seguir esse padrão, sua conta comercial certamente irá crescer de forma significativa.