Estudante baiana se torna a primeira brasileira a apresentar TCC no metaverso

Antes da Thamires, não há nenhum caso similar registrado no Brasil

Você está atualizado com as novidades do metaverso? O novo modelo de realidade virtual já está dando o que falar e atraindo muitos interessados. Aqui no Brasil, a Thamires Figueiredo, de 23 anos, apresentou o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dentro do metaverso. Segundo o Correio 24 Horas, ela foi a primeira estudante do país a fazer isso em uma graduação.

Recém-formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Thamires decidiu focar sua monografia nas NFTs, como são chamados os tokens não-fungíveis que servem de identidade digital para um item.

“Foi muito bom porque reafirmou que a academia é ambiente para se arriscar. Me senti mais imersiva, parecia que eu estava ali. Foi super divertido. Não sabia que estava fazendo algo novo, não imaginei que iria gerar repercussão que gerou. [Agora] estou ajudando outros acadêmicos a também fazer apresentações no metaverso”, disse a estudante.

Te interessa?

A Thamires inovou na apresentação do seu TCC, dando mais uma prova de como o metaverso pode ser útil nas nossas vidas (imagem: Marina Silva/Correio 24h)

Os integrantes da banca que avaliou o trabalho da Thamires também entraram no metaverso e teve até plateia virtual composta por amigos e familiares da estudante. Nesse universo digital, as pessoas “transformam-se” em avatares e exploram um mundo à parte, parecido com o que vemos em filmes como Jogador Número Um.

De acordo com o orientador da Thamires, a ideia de fazer a apresentação do TCC no metaverso surgiu com o uso de outras plataformas no dia a dia. O Google Meet e o Zoom, comumente usados para aulas e reuniões, são um exemplo disso.

Se utilizamos plataformas de comunicação remota porque não utilizar o metaverso? É também uma forma de comunicação e interação entre as pessoas”, afirmou o advogado e professor João Glicério.

Direito e tecnologia

Aí você pode até questionar: o que Direito, o curso da Thamires, tem a ver com o metaverso e as novas tecnologias? A resposta é “tudo”! É uma área que passa por grandes transformações e precisa se adaptar à nova realidade digital, principalmente em relação ao metaverso.

Em setembro, a Justiça Federal da Paraíba fez a primeira audiência do Brasil dentro do metaverso. As partes envolvidas no processo foram representadas por avatares – a experiência foi um sucesso, com os dois lados chegando a um acordo para um processo que tramitava desde 2018.

É legal conhecer exemplos de como a tecnologia pode facilitar a nossa vida. Por enquanto, o metaverso pode parecer longe da realidade que vivemos, mas, ao pouco, vai ganhando espaço no mundo dos negócios, do entretenimento, da comunicação e do lazer.

Especialistas dizem que será possível realizar quase tudo no metaverso: shows, reuniões, eventos, treinamentos, entre outros.

E você, já se imaginou apresentando um TCC no metaverso?

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Correio 24 Horas

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar