Fibras alimentares: como elas movem sua dieta e trazem renovo para sua saúde

Melhore sua dieta com fibras!

Fibras alimentares: como eles movem sua dieta e trazem renovo para sua saúde
publicidade

O que muitas pessoas não sabem é que as fibras são ótimos aliados para ajudar no processo de emagrecimento e dieta de uma vida mais saudável.

Com o auxílio de um profissional de saúde e nutricionista, você será capaz de aproveitar todas as vantagens e benefícios das fibras alimentares para sua dieta.

Embora muitas pessoas ainda não compreendam os benefícios desses tipos de alimento, é importante você testar e observar se esse tipo de restrição alimentar é para você.

publicidade

Te interessa?

São vários os alimentos ricos em fibras, como, por exemplo:

  • Grãos integrais;
  • Legumes;
  • Frutas.

Sabendo disso, é muito importante você conhecer melhor os alimentos ricos em fibras e quais os benefícios que elas trazem para a sua saúde e dieta.

fibras alimentares
Fibras alimentares: como eles movem sua dieta e trazem renovo para sua saúde. (Imagens: Unsplash)
publicidade

As fibras alimentares são realmente boas para a dieta?

Muitas pessoas ainda hoje apresentam dúvidas sobre os efeitos das fibras na alimentação diária para seguir uma dieta balanceada e saudável.

A verdade é que algumas alimentos com alto teor de fibras são recomendados por quase todas as diretrizes alimentares ao redor do mundo para incrementar dietas.

Com isso, as fibras melhoram vários aspectos de nossa saúde de forma natural e saudável, como:

publicidade
  • Melhorar a sensibilidade à insulina;
  • Garantir níveis pequenas de glicose e lipídios no sangue;
  • Melhorar o balanço energético;
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Prevenir diabete e obesidade.

O que muitas pessoas acabam esquecendo é que as fibras alimentares são ótimos aliados para melhorar a saúde do corpo e potencializar o bom funcionamento dos órgãos.

São várias as pessoas que utilizam as fibras alimentares para incrementar e auxiliar melhor o balanceamento de comidas na dieta para ter uma saúde mais firme e saudável.

fibras alimentares

Como aumentar o consumo de fibras alimentares na dieta?

Você precisa entender que as fibras alimentares apresentam excelentes benefícios para a saúde a ponto de afetar sua mente e o funcionamento do corpo.

publicidade

Já parou para pensar no real motivo das pessoas optarem por fibras alimentares todos os dias para ter uma saúde mais saudável? 

A verdade é que esses tipos de elementos são bastante benéficos para manutenção do corpo.

Confira a seguir como você pode aumentar moderadamente o consumo de fibras alimentares na dieta para você renovar a sua saúde. Você pode:

  • Consumir mais grãos integrais;
  • Eliminar os grãos refinados na dieta;
  • Adicionar mais vegetais;
  • Consumir mais legumes, feijão e carne;
  • Comer frutas nos lanches;
  • Consumir sementes e nozes nas refeições.
publicidade

As pequenas mudanças de hábito que transformaram seu modo de enxergar o alimento e transformar as suas refeições todos os dias.

Dê uma chance para a mudança de comportamento e encha a sua dieta com fibras alimentares para abrir o caminho para uma vida mais saudável.

fibras alimentares

Quais os benefícios das fibras alimentares para a dieta?

É muito importante você ficar ciente dos efeitos benéficos das fibras alimentares na sua saúde física e mental. Uma boa alimentação pode transformar a sua vida de forma surpreendente.

Além de ser um excelente complemento para sua dieta, as fibras alimentares também podem prevenir e até mesmo melhorar algumas condições de saúde. Confira a seguir algumas delas.

publicidade

1 – Controlar o peso corporal

As fibras alimentares são ótimos auxiliares para manter a sensação de barriga cheia e evitar com que a pessoa em dieta coma muito nas refeições.

O poder de saciedade das fibras é excelente para quem deseja perder peso e controlar melhor a massa corporal mediante uma alimentação regular.

2 – Melhorar a saúde bucal

Você sabia que as fibras alimentares são ótimas para melhorar a saúde bucal? 

Por permitir com que a pessoa mastigue mais ao longo da refeição as fibras acabam fazendo com que a produção de saliva aumenta, consequentemente limpando os dentes.

publicidade

3 – Potencializar a saúde intestinal

Vários estudos já comprovaram a eficácia das fibras um processo de melhoramento do sistema intestinal e digestivo de forma natural e saudável.

fibras alimentares

4 – Proteger a saúde mental

Você precisa entender que a sua saúde mental está extremamente ligada ao seu estômago e a tudo que você consome durante o dia para manter as energias e os nutrientes necessários para uma boa qualidade de vida.

publicidade

Um bom consumo de fibras alimentares já está totalmente ligado ao processo de fortalecimento da saúde mental e outros aspectos naturais.

5 – Prevenir diabete tipo 2

Muitas pessoas que sofrem com diabete tipo 2 conseguem aliviar os sintomas desse tipo de doença seguindo uma dieta balanceada e rica em fibras.

Além disso, quem tem indícios de diabete também busca auxílio desses tipos de alimentos para prevenir a diabete e em todos os seus níveis.

6 – Prevenir câncer

Assim como outros tipos de alimentos são benéficos para incrementar uma dieta mais balanceada, as fibras alimentares também cumprem o seu papel na questão da prevenção de câncer e outros tipos de doenças.

7 – Evitar doenças cardiovasculares

Uma alimentação rica em fibra é bastante associada um risco reduzido de doenças no coração, isso devido as várias vantagens medicinais da fibra.

fibras alimentares

8 – Prevenir constipação

Como você já sabe, a constipação pode afetar tanto sua qualidade de vida como aumentar o risco de câncer no cólon. 

publicidade

As fibras alimentares quando moderada nas refeições têm o poder de prevenir doenças e constipação.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Você gostou de saber mais sobre os benefícios das fibras alimentares para auxiliar sua dieta e ter uma vida mais saudável? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas de alimentação.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar