Gincana consegue remover 18 toneladas de lixo do rio

Uma mensagem impactante!

Gincana consegue remover 18 toneladas de lixo de rio
Gincana consegue remover 18 toneladas de lixo de rio

Ainda ontem, uma competição bem legal aconteceu em Recife, capital de Pernambuco, que reuniu cerca de cem pessoas dispostas a ajudar o meio ambiente e vencer.

A gincana chegou a ser realizada pelo projeto que se chama “Há gosto pelo Capibaribe”, que cheios de amor, eles mostram um trabalho muito importante sobre a conscientização e cuidado com o rio.

Neste ano, o vencedor que conseguisse resgatar das águas a maior quantidade de lixo, ganharia o prêmio de R$500 e todos os que participam ganham uma ajuda de custo no valor de R$100 e uma cesta básica.

No ano passado, a edição da gincana acabou não acontecendo por causa da pandemia. De acordo com os organizadores, quem venceu conseguiu juntar 1,724 toneladas de lixo, que foi o pescador Gilberto Xavier da Silva.

Gincana consegue remover 18 toneladas de lixo de rio
Gincana consegue remover 18 toneladas de lixo de rio

Tudo começou ainda pela manhã de ontem, onde as embarcações começaram a sair para a competição por volta das 8h e só encerram por volta das 16h.

De acordo com a a professora e educadora do projeto Virginia Menezes, o projeto vai muito mais além que uma premiação em dinheiro para o vencedor. E disse mais:

“O intuito do movimento é sensibilizar a população e os governantes para conscientização ambiental, para os resíduos que são jogados no rio, os resíduos tanto visíveis como invisíveis, que é o esgoto”.

Gincana consegue remover 18 toneladas de lixo de rio

Nesse ano, eles conseguiram juntar cerca de 18 toneladas lixo. O portal do G1 em Pernambuco até citou o que foram encontrados em grande quantidade:

  • 400 pneus,
  • 130 colchões,
  • 210 vasos sanitários,
  • 150 capacetes,
  • 140 televisões,
  • 110 cadeiras
  • e 65 Geladeiras.

Isso mesmo que você leu, 65 geladeiras. Dá para acreditar nisso? Além disso, os participantes conseguiram encontrar garrafas de vidro o suficiente para encher 40 sacos e mais de 400 garrafas pets.

Um projeto que vem trazendo amor para uma cidade

Como chegamos a falar, esse projeto não acontece apenas para ajudar os participantes de doar uma quantia em dinheiro para quem conseguir resgatar mais lixo de dentro da água.

Gincana consegue remover 18 toneladas de lixo de rio

A mensagem que tudo isso passa é de m valor enorme que a população acaba esquecendo completamente quando usam o rio como depósito de lixo sem nenhuma preocupação. 

O vencedor, seu Gilberto, disse ainda que faz questão de ajudar sempre, pois está cuidando do local de trabalho dele e de seus amigos, que por causa do lixo, acabam sendo prejudicados de todas as formas.

E disse mais: “Quando eu vou pescar a gente encontra muito lixo, muito pneu velho. Tenho certeza que dava para encher vários caminhões. […] O que motiva a gente a participar é poder limpar o rio e conseguir pescar melhor mesmo”.

Todo o lixo foi encaminhado para a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que dará o destino correto desse descarte de lixo.

Fonte: G1 PE