50 habilidades interpessoais para a eterna felicidade e sucesso

Faça isso e veja sua felicidade e seu sucesso atingirem novas máximas.

publicidade

Tenho certeza que você já olhou para seus amigos e pensou: “Como eles conseguem ser tão felizes o tempo todo?”

A felicidade perpétua e sucesso consistente parecem ser a marca de alguns indivíduos. Eles conseguem os melhores empregos. Eles têm sorte no amor. E eles estão sempre animados e sorrindo.

Talvez você olhe para eles com inveja? É compreensível. Mas como verá em breve, você pode deixar a inveja para trás – e começar a construir sua própria felicidade e sucesso.

publicidade

Provavelmente você não aprendeu habilidades interpessoais na escola.

Você já ouviu falar no termo “habilidades interpessoais”? Provavelmente não. Para ser sincero, é algo que raramente é ensinado nas escolas.

Porém, para ser verdadeiramente feliz e bem-sucedido, você precisa desenvolver uma gama de habilidades interpessoais.

Se você está pensando o que são habilidades interpessoais, pense em habilidades relacionadas à sua atitude, disposição e personalidade.
(Como você escolhe se comunicar com outras pessoas, por exemplo.)

publicidade

As escolas normalmente falham em desenvolver nossas habilidades interpessoais. Por exemplo, talvez você consiga escrever um ensaio de 1.000 palavras sobre a Segunda Guerra Mundial, mas você sabe como demonstrar sua confiabilidade a uma pessoa assustada e vulnerável?

Por que habilidades interpessoais são tão importantes?

Habilidades Interpessoais

Habilidades interpessoais podem fazer uma diferença enorme em sua vida. Sem elas, você terá dificuldades de encontrar trabalho, parceiros e felicidade. Habilidades interpessoais realmente importam.

Para te dar um exemplo concreto, pense em quando você fez uma entrevista de emprego – mas que não deu certo.

publicidade

Talvez você tenha sido descartado por falta de experiência ou qualificação, mas também é possível que você tenha perdido a vaga por ter habilidades interpessoais inadequadas.

Estas situações, como entrevistas de emprego, necessitam de uma variedade de habilidades interpessoais do entrevistado. Elas incluem: ser um bom ouvinte, enfatizar com o entrevistador e demonstrar uma atitude positiva.

Pessoas felizes e bem-sucedidas possuem a maioria (se não todas) das 50 habilidades interpessoais listadas abaixo:

1. A capacidade de ouvir. Através da capacidade de ouvir, você pode aprender com os outros. Você também ganhará mais amigos — pois a maioria das pessoas adoram falar da vida delas ou delas mesmas.

2. Disposição de aceitar críticas. Sejam boas ou ruins, as críticas são fundamentais para o seu sucesso. Por exemplo, ao aceitar críticas, você pode ser capaz de fazer mudanças positivas.

3. Ter uma abordagem flexível. Flexibilidade não é ensinada nas escolas, mas é necessária em todas as áreas da vida. Apenas pense quantas vezes você teve que ajustar seus planos para atender às necessidades do seu parceiro(a).

4. Ser assertivo quando necessário. Você pode não ser uma pessoa naturalmente assertiva. Porém, você definitivamente deve aprender a ser assertivo quando a situação exigir. Por exemplo, se precisar pedir um estorno ao dono de uma loja.

5. Ser capaz de focar em uma tarefa ou problema. Em tempos de um mundo imerso em tecnologia, os períodos de atenção caíram como nunca. Saia disso e desenvolva uma poderosa capacidade de focar no que é necessário. Isso o colocará muito à frente da média das pessoas.

6. Entender o poder do trabalho em equipe. Ser capaz de trabalhar de forma harmoniosa em equipe é uma habilidade fundamental.

Se você trabalha em uma fábrica, escritório ou uma loja, é inevitável que você faça parte de uma equipe. Você precisa aprender a se dar bem com outras pessoas e, se você for líder de equipe, também precisa saber como motivar e inspirar sua equipe.

Habilidades Interpessoais

7. Saber quando ser competitivo. Serei honesto com você, eu não me classifico como uma pessoa competitiva. Porém, eu aprendi que, de tempos em tempos, ser competitivo é essencial para o sucesso.

No meu caso, eu tenho que competir por trabalho regularmente com outros escritores freelancers. No seu caso, você pode acabar tendo que competir com colegas de trabalho para atingir uma posição mais alta na sua empresa.

8. Confiança em todas as situações. Pessoas bem-sucedidas parecem transbordar confiança. Você terá que fazer o mesmo se quiser igualar o sucesso deles.

Se você não tem confiança agora, então tente construí-la atingindo pequenas metas (as quais você pode aumentar enquanto sua confiança cresce).

9. Entender como resolver conflitos. É triste admitir, mas há conflitos em todos os lugares. Provavelmente você discute com seu parceiro(a) e colegas de trabalho.

Pelo bem da felicidade, desenvolva habilidades para resolver conflitos. Isso pode ser tão simples quanto saber quando se afastar de um confronto.

10. Ter uma personalidade cortês e com boas maneiras. Por experiência própria, muitas pessoas não estão cientes de como elas são vistas por outras pessoas.

Por exemplo, elas podem parecer arrogantes e distantes, quando na verdade estão apenas tentando mostrar autoconfiança. Ser cortês e ter boas maneiras é simplesmente voltar ao estado relaxado e natural.

Coloque qualquer pretensão de lado e deixe que todos vejam o brilho do seu charme interior.

11. Gostar de oferecer um ótimo serviço. Seja ao lidar com clientes ou colegas, ofereça um ótimo serviço no coração de todas as suas interações.

Ao fazer isso, você aumentará suas chances de sucesso e também elevará sua felicidade pessoal. Tente e verá.

12. Ser capaz de lidar com estresse e circunstâncias difíceis. Você acabou de perder um emprego no qual dedicou 10 anos da sua vida. Você desmorona devido ao choque – ou você rapidamente se levanta e busca por oportunidades?

Claro, existem circunstâncias na vida que são difíceis de lidar. Mesmo assim, sempre foque no positivo e recuse-se a ser levado para baixo por pensamentos e emoções negativas.

13. Ser rápido na tomada de decisões. Eu me lembro de ler um livro de autoajuda que dizia: “Vencedores tomam decisões rapidamente, perdedores tomam decisões devagar.”

Definitivamente existe uma verdade nisso. Se você perde dias e semanas tomando decisões, frequentemente se verá deixado para trás por aqueles que tomam decisões rapidamente. (Também atue rápido sobre essas decisões).

14. Ser 100% confiável. Confiança é importantíssimo na vida. Somos diariamente bombardeados por notícias de pessoas sendo roubadas, enganadas e até mortas.

Estas histórias implacáveis entram em nosso subconsciente e nos deixam cautelosos com todos que temos contato. Para ajudar a contra-atacar isso, você precisa ser 100% confiável a todo momento.

Ao fazer isso, você ganhará rapidamente a confiança de outras pessoas e logo desenvolverá uma reputação por ser honesto e confiável.

15. Ter uma ânsia de aprender. Onde estaríamos sem o aprendizado? Do nascimento até a fase adulta, estamos constantemente aprendendo coisas novas.

Porém, conforme ficamos mais velhos, muitos de nós paramos de aprender. Para manter-se jovem, feliz e satisfeito, reacenda seu entusiamo pelo aprendizado.

16. Saber quando delegar tarefas. Você é daqueles que gosta de fazer tudo sozinho? Se sim, pode ser que você frequentemente fique sem tempo e sem energia.

Se você tem familiares ou colegas com quem pode delegar tarefas, use esta opção quando necessário. Porém, para que isso funcione bem, tenha a certeza de delegar tarefas a indivíduos com as habilidades relevantes.

Habilidades Interpessoais

17. Comunicar-se clara e efetivamente. A comunicação está no coração de todas as interações pessoais e empresariais. É fundamental que você aprenda a escrever e falar bem.

E é claro, a comunicação não é uma via de mão única. Você também precisa ser um bom ouvinte.

18. Estar ligado com energia abundante. Você já percebeu como as pessoas famosas parecem sempre estar cheias de energia? Elas são animadas e carismáticas.

Se você tem baixos níveis de energia, é improvável que atraia sucesso. Tente elevar sua energia através de uma dieta saudável, exercício e meditação.

19. Ter ótimas habilidades de relacionamento interpessoal. Pessoas felizes sabem como interagir de maneira harmoniosa com outras pessoas.

Elas se sentem confortáveis se comunicando com pessoas de todos os tipos. Elas também sabem como participar de forma construtiva em conversas e reuniões.

A melhor maneira de aprender habilidades interpessoais é ouvir e assistir outras pessoas que naturalmente são boas nestas habilidades.

20. Ser capaz de seguir instruções quando necessário. Talvez você queira sempre fazer as coisas do seu jeito, mas para ser bem-sucedido na vida, algumas vezes você precisa seguir direções e instruções de outras pessoas.

Por exemplo, o seu gerente pode deixar você fazer as coisas do seu jeito de vez em quando, mas ocasionalmente ele pode precisar te dar instruções específicas para completar uma tarefa.

21. Pensar “fora da caixa” quando necessário. Eu definitivamente não lembro de ter aprendido esta habilidade na escola.

Porém, ser capaz de pensar além das regras convencionais, regulações ou limites pode ser uma habilidade muito valiosa. Frequentemente esta é a maneira em que muitas grandes ideias entram em jogo.

22. Ter uma personalidade acessível, acolhedora e amigável. Sem uma personalidade amigável, é improvável que você faça muitos novos amigos ou encontre boas oportunidades.

Como exemplo, se duas pessoas com exatamente as mesmas habilidades e experiências se candidatassem para uma vaga de emprego, mas uma fosse amigável e a outra não, quem você acha que conseguiria o emprego?

23. Saber contar histórias atraentes. As histórias são o sangue vital da sociedade. Talvez você lembre das histórias que seus pais liam para você quando era criança.

A partir dali, provavelmente você se tornou viciado em ler romances e assistir filmes. A narrativa é global e atemporal. Todo mundo adora histórias. Para ser bem-sucedido na vida, aprenda a contar excelentes histórias.

24. Ser dotado de uma atitude mental superpositiva. A negatividade não vai te levar a lugar nenhum. A vida tem tantos altos e baixos que, se você focar somente no negativo, rapidamente perderá de vista o que é possível.

Pessoas positivas constantemente buscam oportunidades. É claro, seja realista. Mas também carregue com você o tempo todo uma atitude mental superpositiva.

25. Ser altamente organizado o tempo todo. Você se classifica como uma pessoa organizada? Se sim, outras pessoas também o veem assim? Ser altamente organizado não é somente desejável – é essencial!

Não importa se você quer evoluiu na carreira corporativa ou escrever seu primeiro romance, ser organizado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

26. Ter poderes persuasivos. Não, isso não é um tipo de poder de super-herói! Ao contrário, é uma capacidade que muitas pessoas desenvolveram.

Pense em políticos e pastores. Eles aprenderam a arte da comunicação de uma maneira persuasiva e convincente. Seja qual for o seu papel na vida, se aprender a se comunicar com persuasão, provavelmente irá longe.

27. Ser criativo e inovador. Bill Gates, Michael Jackson e Elon Musk foram os melhores em suas áreas porque foram criativos e inovadores.

Isso permitiu que eles se destacassem diante de seus competidores. Você pode fazer o mesmo. Comece buscando maneiras de fazer as coisas de forma diferente.

28. Entender o poder da comunicação não verbal. Se você assistiu a algum programa de natureza recentemente, provavelmente viu alguns animais se comunicarem. Por exemplo, um lobo pode controlar um filhote apenas usando um olhar específico.

Enquanto nós humanos… Embora tenhamos a capacidade de falar, estima-se que 55% da nossa comunicação cara-a-cara seja feita através de linguagem corporal.

Em outras palavras, nossa linguagem corporal é o principal fator na efetividade da nossa comunicação com outras pessoas.

Habilidades Interpessoais

29. Ter habilidades fantásticas de planejamento e estabelecimento de metas. Sem metas, nós simplesmente ficamos à deriva com a maré.

Se você deseja sucesso e realizações, então tenha certeza de ter metas específicas – e um plano para alcançá-las. Se você nunca traçou metas antes, comece pequeno e vá progredindo para metas cada vez maiores.

30. Prosperar na resolução de problemas. Dê uma olhada em volta. Problemas estão em todos os lugares! Por sorte, se você desenvolver uma forte capacidade de resolver problemas, logo você será procurado.

Muitas pessoas fogem de problemas. Por isso, isso perdem muitas oportunidades e trabalho para aqueles que prosperam em encontrar soluções para problemas.

31. Saber como fazer outras pessoas rirem. Consegue imaginar se não existisse humor? Nós estaríamos presos em mundo chato, sem vida, onde tudo é sério.

Tenho certeza que você tem um excelente senso de humor com seus amigos e família. Mas e no trabalho, ou quando conhece pessoas estranhas?

Nessas situações, talvez você se encolha na sua concha. Liberte-se e adicione humor em todas as suas interações (quando apropriado). Sua popularidade vai decolar e sua felicidade pessoal vai subir também.

32. Ser sempre pontual. Pense no quanto é frustrante quando ônibus ou trens atrasam. Frequentemente deixam as pessoas estressadas ou bravas. Você deve ver seu cronograma de forma semelhante.

Se você está constantemente atrasado para reuniões, as pessoas podem não te contar, mas provavelmente elas ficam bravas ou cheias de você. O cronograma é sobre respeito com os outros. Então, por favor, seja pontual!

33. Ser um mestre em ler linguagem corporal. Como vimos no item 28, linguagem corporal conta por aproximadamente 55% da comunicação cara-a-cara. É claro, esta porcentagem é apenas uma média.

Um especialista em leitura de linguagem corporal será capaz de extrair ainda mais informação de alguém – apenas observando sua linguagem corporal.

É uma habilidade muito útil de se ter, uma vez que a linguagem corporal contradiz o que alguém está dizendo com palavras.

34. Amar pesquisar. Você não precisa ser um cientista para se beneficiar de pesquisas. Pode ser algo tão simples quanto pesquisar o melhor notebook para comprar.

Pessoas bem-sucedidas tipicamente adoram pesquisar. Mas não é apenas uma pesquisa aleatória. Elas são levadas a pesquisar por um desejo de alcançar determinada meta ou alvo.

35. Valorizar e respeita os outros. Está é uma habilidade interpessoal que, felizmente, parece estar saindo de moda no momento.

Muitas pessoas tornaram-se egocêntricas e colocam seus desejos acima das necessidades de outras pessoas. Por favor, não caia nesta armadilha.

Ao invés disso, tenha certeza de que você valoriza e respeita todos aqueles que tem contato. O interessante é que, ao respeitar os outros, você descobrirá que será ainda mais respeitado em retorno.

36. Saber como manter-se concentrado em uma tarefa. “Espera, só preciso dar uma olhada no meu Facebook…” Você sabe como é. Você começa a fazer algo, mas em alguns minutos você se distrai com outras pessoas, ou com notícias, etc.

Serei honesto com você, é muito fácil se distrair ou perder o foco da tarefa que você está fazendo. Porém, uma coisa que pode ajudar: desligue seu celular para evitar ser interrompido por ligações ou mensagens.

37. Manter-se atualizado com tendências. Pessoas estagnadas não estão interessadas em manter-se atualizadas com as últimas tendências. Elas desistem da vida e não se importam mais com o que o mundo tem para oferecer.

Não seja como essas pessoas. Ao invés disso, tenha um olho aguçado para tendências no ambiente de trabalho, tecnologia e saúde, etc. Você será uma pessoa mais interessante para conversar e também será capaz de tomar decisões melhores sobre seu futuro.

38. Gerenciar o tempo de forma inteligente. Gerenciamento de tempo é mais do que apenas chegar cedo no trabalho. É sobre saber como priorizar tarefas, quando fazer intervalos e ser capaz de planejar projetos.

Gerenciamento de tempo é uma habilidade extremamente importante, que você definitivamente deve aprender (se ainda não aprendeu). Pode tornar sua vida mais fácil e mais produtiva.

39. Adaptar-se rápida e facilmente às mudanças. Heraclitus disse: “A única constante é a mudança.” Sábias palavras. E na minha experiência, 100% precisas.

A vida está em constante evolução e mudança e, se fingirmos o contrário, nos encontraremos implacavelmente despreparados. Pessoas felizes e bem-sucedidas sabem que a vida é uma eterna mudança.

Habilidades Interpessoais

Elas aprenderam a se adaptar rápida e facilmente à maioria das mudanças que se depararam. Você deve fazer o mesmo.

40. Aprender a arte da solução de problemas. O “Cambridge Dictionary” descreve o termo “solução de problemas” como: “Descobrir por que algo não funciona corretamente e fazer sugestões sobre como melhorá-lo.”

Bem dito! Talvez esta seja uma habilidade que você precise melhorar. Primeiramente, você precisa encontrar a motivação para realmente querer melhorar algo.

Uma vez que tem isso, mergulhe fundo no problema e busque soluções.

41. Entender a importância de estar bem-vestido. Imagine um advogado chegando no tribunal vestindo uma calça jeans velha e uma camiseta rasgada. Provavelmente o juiz retiraria o advogado da sala!

É um cenário improvável, mas espero que deixe claro que você deve se vestir apropriadamente. J

eans e camisetas provavelmente são aceitáveis se você estiver trabalhando em uma startup no Vale do Silício, mas se você estiver fazendo uma entrevista para uma empresa de contabilidade – talvez você queira vestir um terno e gravata.

42. Esforçar-se para um equilíbrio ideal entre trabalho e vida pessoal. A felicidade não depende do dinheiro. Na verdade, aqueles que se tornam obcecados por ganhar dinheiro, são os que estão mais distantes da felicidade.

Como a maioria das coisas neste mundo, a chave é o equilíbrio. É claro que você quer trabalhar duro e ganhar dinheiro. Apenas tenha certeza de que você deixa tempo (e energia) suficiente para aproveitar as recompensas.

43. Ver o melhor nos outros. Seja sincero consigo mesmo, você tem essa característica? A maioria de nós não. Porém, é uma habilidade fantástica de ter.

Ver o melhor nas outras pessoas significa que você pode ajudá-las a desenvolvê-las no seu melhor potencial. Também significa que você pode rapidamente construir um relacionamento de confiança com outras pessoas.

44. Saber o valor de ser multitarefas. Se você trabalha em um escritório, então com certeza reconhece este cenário: você está digitando no seu computador, quando o telefone da sua mesa toca.

Você atende, mas enquanto está falando no telefone, alguém aparece na sua mesa e faz uma pergunta. Situações como essa podem ser cansativas e frustrantes. Porém, como elas sempre vão ocorrer, você precisa construir uma estratégia para lidar com elas.

Multitarefas pode ser ensinado e é altamente recomendável que você aprenda.

Habilidades Interpessoais

45. Liderar através do exemplo. Grandes líderes ensinam através do exemplo. Eles também estão dispostos a fazer qualquer tarefa que possam pedir para outros fazerem. Você também pode adotar essa abordagem.

Por exemplo, ao invés de pedir para sua equipe trabalhar de certa maneira, deixe que eles vejam como seu trabalho é eficiente, e eles naturalmente tentarão copiá-lo.

46. Tentar melhorar continuamente. Os japoneses chamam isso de kaizen – a estratégia de buscar melhorar continuamente. Isso poderia ser sobre um processo corporativo, ou a forma com que um atleta se prepara para uma corrida.

Seja qual for a circunstância, é quase certo que haja espaço para melhorar alguma parte do processo.

Se você desenvolver uma mentalidade de estar constantemente buscando melhorar as coisas, rapidamente se encontrará subindo a escada do sucesso.

47. Ser sempre persistente. Perseverança é outro nome para isso. Para atingir o pico do sucesso, definitivamente você precisará demonstrar esse traço.

Considere por um momento que você está tentando abrir o seu primeiro negócio. A partir de uma faísca inicial de inspiração, você terá centenas de passos para completar antes do seu negócio estar em operação.

Qualquer um desses passos pode ser problemático e, sem persistência, seu negócio pode fracassar antes mesmo de começar.

48. Ter paciência quando necessário. As coisas nem sempre saem como planejado e atrasos podem influenciar um projeto.

Profissionais experientes sabem muito bem disso e desenvolveram paciência para passar por esses dias. Você deve fazer o mesmo.

Ao invés de ficar frustrado e bravo com atrasos, deixe a paciência fazer sua mágica. Você irá desenvolver equilíbrio e calma. E você também pode usar esse tempo “perdido” para trabalhar em outras metas ou projetos.

49. Manter suas emoções controladas. Na vida, é normal expressar emoções em certas circunstâncias (a morte de um ente querido, por exemplo).

Porém, se você preparou seu coração para o sucesso, precisará manter suas emoções controladas quando estiver em “modo profissional”. Por exemplo, digamos que o seu gerente acabou de te dar uma bronca por ter chegado alguns minutos atrasado.

Seu instinto pode ser o de ficar bravo e discutir com ele. Embora isso possa fazer com que você se sinta bem, é improvável que isso ajude nas suas chances de ser promovido!

50. Ter um senso de intuição altamente desenvolvido. Muitos líderes de negócio admitem que algumas decisões são tomadas por “instinto”.

Em outras palavras, eles desenvolveram seu lado intuitivo ao ponto onde eles estão dispostos a confiar neles. Você pode fazer o mesmo.

Entrar em contato com sua intuição pode ser elevado por: deixar o seu subconsciente trabalhar em uma decisão enquanto você dorme, praticar meditação ou sair para caminhar no parque. Essas técnicas permitem que sua intuição aflore para a superfície.

Como pode ver, habilidades interpessoais são parte essencial da felicidade e do sucesso. Desenvolva as que você já tem e adote as que estão faltando.

Faça isso e veja sua felicidade e seu sucesso atingirem novas máximas.

Compartilhe com seus amigos!

Em quais dessas habilidades interpessoais você se considera forte? Em quais precisa melhorar? Comente!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Lifehack escrito por Craig J. Todd.

Crédito das imagens: pexels.com e pixabay.com

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments