ESTUDE: 15 Habilidades Profissionais que serão cobradas após a pandemia!

Saiba quais habilidades você deve desenvolver para se destacar no mercado de trabalho, após pandemia!

ESTUDE: 15 Habilidades Profissionais que serão cobradas após a pandemia!
ESTUDE: 15 Habilidades Profissionais que serão cobradas após a pandemia!

Tanto os milhares de desempregados quanto o mercado de trabalho foi muito afetado pela crise do novo coronavírus.

A necessidade de muitas empresas em manter os seus funcionários em home office por um longo período de tempo exigiu dos empregados o desenvolvimento de habilidades. Até então essas habilidades eram importantes, mas ficavam em segundo plano.

De acordo com um relatório publicado pela plataforma de freelancers Workana, 27% dos trabalhadores CLT alertam que uma boa organização e distribuição de atividades a serem realizadas são as habilidades mais procuradas neste momento de pandemia.

Veja a seguir os outros resultados do relatório da plataforma Workana:

  • 20,5%: facilidade de adaptação e resiliência;
  • 15,6%: senso de prioridade;
  • 15,6%: ter mais autonomia.

Já em relação às habilidades alertadas pelos freelancers:

  • 22,3%: adaptação a diferentes situações;
  • 18,8%: geração de estratégias de vendas e marketing para divulgação;
  • 16,7%: avaliação adequada de seus próprios serviços;
  • 15,9%: gerenciamento de tempo e projetos;
  • 12,9%: habilidades de negociação com o cliente;
  • 9,6%: ter uma comunicação mais efetiva;
  • 3,8%: ter mais autonomia para gerir tempo.

habilidades-profissionais-pós-pandemia

Agora que você já sabe o que mais está sendo cobrado dos profissionais de hoje em relação a situação dos funcionários trabalhando em casa, confira a seguir o que serão mais cobrados nos novos profissionais após a pandemia do covid-19.

15 habilidades profissionais dos novos profissionais pós pandemia

Fique atento às novas mudanças, tanto de comportamentos sociais e tecnológicas em relação a trabalho quando para as novas habilidades nos futuros funcionários pós pandemia do novo coronavírus. Aproveite!

1 – Liderança

Mesmo com a oportunidade de trabalhar em casa, a pandemia do novo coronavírus pegou muitos profissionais desprevenidos e que não estavam habilitados a atuar a sua função remotamente via internet.

Além disso, todo esse cenário trouxe a necessidade de garantir que a equipe sempre esteja em sincronia e performance mesmo distante.

Por isso, como um líder, você precisa ser um exemplo para os membros da equipe e motivá-los a realizar bem as tarefas e pensar de maneira positiva em relação ao novo cenário.

Ter essa habilidade de liderar é muito importante para fazer com que os seus parceiros de profissão continuem trabalhando em harmonia, mesmo de portas fechadas e todo mundo em casa.

habilidades-profissionais-pós-pandemia

2 – Não perder o foco em meio ao caos

É inevitável não perder o foco em um mundo de informações toda hora e em ritmo acelerado, pois essa quantidade de informações se intensificaram ainda mais nesse período de pandemia.

Não bastando isso, o dia a dia no trabalho em casa também traz várias distrações que podem desviar o seu foco ao realizar uma tarefa.

É importante manter-se atualizado e informado sobre o que está acontecendo no mundo, porém, manter o foco no que está definido para fazer no dia é essencial para um bom desempenho profissional.

3 – Adaptar-se a mudanças

As novas ferramentas de trabalho e as novas tecnologias já vinham impactando o mercado de trabalho, exigindo dos profissionais uma postura diferente no ambiente produtivo na empresa. 

Portanto, é inegável que a pandemia do novo coronavírus intensificou esse novo meio de produção e realização de tarefas.

4 – Saber elaborar bons planos

Saber criar bons planos para  gerar resultados no trabalho é tão importante quanto ter um olhar sobre os seus objetivos.

habilidades-profissionais-pós-pandemia

5 –  Saber transmitir ideias de forma clara

É muito importante que a pessoa que queria se adaptar ao novo mercado de trabalho saiba transmitir as ideias de uma forma clara e que consiga também passar para a outra pessoa exatamente o que se está querendo.

6 – Ter criatividade em resolver problemas

Qualquer profissional está acostumado a resolver problemas, mas pode ser que em um determinado momento seja necessário um pouco de criatividade da pessoa para realizar uma determinada tarefa.

7 – Equilíbrio emocional

Apesar dos vários prazos e metas suspensos devido a quarentena, as incertezas do mercado e o fato dos funcionários estarem trabalhando em casa são situações que temos que lidar todos os dias até a pandemia acabar.

Por isso, é muito importante que a pessoa que queira de destacar no mercado de trabalho e encontrar o bom emprego precisa ter um bom equilíbrio emocional para enfrentar qualquer coisa sem deixar que afete o trabalho.

8 – Empatia

Uma pessoa que saiba ter empatia é muito importante em qualquer ambiente profissional, mas ainda mais essencial nesse momento que estamos passando.

9 – Positividade

É complicado pensar positivo com tudo o que está acontecendo no mundo devido o coronavírus, principalmente quando as camadas mais essenciais das nossas vidas são afetadas.

habilidades-profissionais-pós-pandemia

Porém, para que você tenha um bom relacionamento consigo mesmo e com os seus colegas de profissão, é importante que você pensa positivo, mesmo com tudo que está acontecendo.

10 – Autoconfiança

Ser uma pessoa autoconfiante não significa deixar de sentir medo das coisas. Mesmo assim, para que você seja um ótimo funcionário, é preciso ter autoconfiança e esperança que tudo vai ficar bem.

11 – Criatividade

Os computadores e todas as suas tecnologias funcionam bem, mas eles não conseguem ter a criatividade que só nós seres humanos temos.

Por isso, sempre procure atividades que possam estimular o seu lado criativo, sendo individual ou em grupo com os amigos.

12 – Saber julgar e tomar decisões

É muito importante para uma empresa ter funcionários que saibam julgar e tomar decisões cruciais para o futuro. Por isso, se você quer ser um destaque entre os candidatos, saiba desenvolver essas habilidades.

habilidades-profissionais-pós-pandemia

13 – Colaboração

Em meio às várias ferramentas e tecnologias, as empresas vão buscar por funcionários capazes de se comunicar bem com a equipe. 

14 – Inteligência cultural

É um grande ganho para uma empresa ter funcionários que saibam respeitar as diferenças, pois isso é uma habilidade do futuro, pois as empresas estão cada vez mais operando além das fronteiras dos preconceitos.

15 – Inteligência emocional

Para ser um profissional bem requisitado e eficaz no que faz, é preciso ter autoconhecimento para saber controlar os sentimentos, alterações de humor e tudo o que envolve o nosso lado humano e psicológico. 

… 

Você gostou de saber mais sobre o futuro do mercado de trabalho? É isso mesmo, a cada dia que passa as coisas estão mudando, mesmo com pandemia e o mundo parado com as pessoas em suas casas.

Chegou a hora de você se atualizar para ter mais espaço e oportunidades no mercado de trabalho, saiba desenvolver essas habilidades que listamos aqui que você vai longe. Aproveite!

publicidade