Esses são os 40 livros de romance mais aclamados de todos os tempos

Conheça os livros de romances que marcam o mundo com suas lindas histórias!

Esses são os 40 livros de romance mais aclamados de todos os tempos
Esses são os 40 livros de romance mais aclamados de todos os tempos

Ainda que escrito em prosa, o romance é um gênero da literatura que mais se conecta com a poesia. 

O drama e a melancolia que estão expressos em diversas obras, acabam se aproximando da escrita poética, sendo diferenciado apenas pela rimas estratégicas e falta de métricas.

Separamos para você uma lista com os 40 livros de romance mais aclamados de todos os tempos. Tanto as histórias quanto a vida e obra de seus escritores irão te emocionar com lições de vida. Confira a seguir!

Os 40 melhores livros de romances já escritos de todos os tempos

Você gosta de ler e se emocionar com as lindas histórias de amor e aventura, aproveite essa lista para ler ou reler clássicos que transformaram o mundo da literatura. 

1 – A Vida: Modo de Usar (Georges Perec)

Esse livro foi escrito segundo os preceitos do Oulipo, um grupo formado por Perec e Italo Calvino, entre outros, que propunha criar literatura a partir de regras matemáticas. 

2 – Reparação (Ian McEwan)

O livro é uma trama que gira em torno de Briony Tallis, uma pré-adolescente que nutre a ambição de se tornar escritora.

3 – Suíte Francesa (Irène Némirovsky)

Esse livro foi escrito no calor dos acontecimentos e inédito por 62 anos, romance este que retrata o êxodo da população da França diante da ocupação dos alemães na Segunda Guerra Mundial. 

4 – Cranford (Elizabeth Gaskell)

A escritora Elizabeth Gaskell transporta seus leitores para a vida de uma cidadezinha da inglaterra do século 19 dominada pelas mulheres. 

melhores-livros-romances

5 – Frankenstein (Mary Shelley)

Esse romance é considerado o primeiro clássico da literatura de horror. A trama da história é centrada em um jovem estudante, Victor Frankenstein, que constrói uma criatura horrenda a partir de partes de corpos de outros seres humanos.

6 – Tom Jones (Henry Fielding)

A obra é considerada por muitos estudiosos o primeiro romance moderno, onde o clássico acompanha as peripécias de um jovem bastardo pelas estradas da Inglaterra, apresentando vários personagens e situações que captam com vivacidade o espírito da época. 

7 – Madame Bovary (Gustave Flaubert)

A história foi publicado originalmente em capítulos de jornal, em 1856, o romance mostra o crescente declínio da vida de Emma Bovary.

8 – Ulysses (James Joyce)

Um homem sai de sua casa pela manhã, cumpre com as suas tarefas do dia e, pela noite, retorna para casa. Foi em torno desse roteiro enganosamente simples, quase banal, que o escritor James Joyce elaborou o que veio a ser o grande romance do século XX. 

9 – A Pedra da Lua (Wilkie Collins)

Esse livro é um dos mais importantes romances ingleses do século IX. Pedra da Lua é o nome de um grande diamante, roubado de um templo indiano por soldados ingleses. 

melhores-livros-romances

10 – A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy (Laurence Sterne)

Narrado pelo cavalheiro Tristram Shandy, o romance de Laurence Sterne tornou-se um best-seller do século XVIII.

11 – 1984 (George Orwell)

Ao lado do livro “A Revolução dos Bichos”, esse romance “1984” é um dos livros mais famosos de George Orwell.

12 – Uma Passagem para a Índia (EM Forster)

A história do livro reconstitui, de forma ficcional, aspectos da colonização inglesa na Índia, detendo-se sobretudo no conflito que se estabeleceu durante o contato de duas culturas tão distintas.

13 – O Poder e a Glória (Graham Greene)

O romance de Graham Greene relata uma perseguição religiosa no sul do México, em que o último padre da aldeia tem a cabeça posta a prêmio e é caçado como um animal. 

14 – Tess of the D’Urbervilles (Thomas Hardy)

Em meio às mudanças econômicas e sociais que agitaram o século IX, a Inglaterra rural representa a distância entre tradição e modernidade. 

15 – A Guerra dos Mundos ( HG Wells)

Publicada pela primeira vez em 1897, o romance “A Guerra dos Mundos” é considerada uma das obras fundadoras da ficção científica moderna. 

16 – David Copperfield (Charles Dickens)

Publicado originalmente na forma de folhetim entre 1849 e 1850, o famoso romance “David Copperfield” é a obra mais autobiográfico do escritor Charles Dickens. 

melhores-livros-romances

17 – O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Catherine e Heathcliff, grandes amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. 

18 – O Código dos Wooster (PG Wodehouse)

O divertido desse romance de PG Wodehouse é centrado no universo do cavaleiro Wooster e do mordomo Jeeves. 

19 – Dom Quixote (Miguel de Cervantes)

O romance narra a história do engenhoso fidalgo Dom Quixote e de seu fiel escudeiro Sancho Pança em três incursões por terras da Mancha, de Aragão e da Catalunha, na Espanha. 

20 – Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

A história do romance “Orgulho e Preconceito” gira em torno das cinco irmãs Bennet, que viviam na área rural do interior da Inglaterra, no século XVIII. 

21 – As Aventuras de Robinson Crusoé (Daniel Defoe)

Um marinheiro náufrago em uma ilha deserta é a receita ideal para a criação de uma exótica e emocionante história de alcance mundial. 

melhores-livros-romances

22 – Jane Eyre (Charlotte Brontë)

Ambientado no século IX, o romance de Charlotte Brontë é centrado em Jane Eyre, uma garota órfã que vive com parentes que a desprezam. 

23 – Desonra (JM Coetzee)

Esse livro é um sucesso de crítica e de público. O romance “Desonra” conta a história de David Lurie, professor de literatura que é expulso da universidade após ter um caso com uma aluna.

24 – Mrs Dalloway (Virginia Woolf)

A história do livro se passa em um único dia, em junho de 1923, quando Clarissa Dalloway resolve comprar flores para a festa que vai oferecer. 

25 – Retrato de uma Senhora (Henry James)

O romance “Retrato de uma Senhora” é primeiro grande romance de Henry James, e talvez sua obra máxima.

26 – Coração das Trevas (Joseph Conrad)

O livro “Coração das Trevas” é centrado na viagem do protagonista Marlowe pelo coração sombrio da selva africana.

melhores-livros-romances

27 – Em Busca do Tempo Perdido (Marcel Proust)

O grande romance de Marcel Proust “Em Busca do Tempo Perdido” é uma das maiores criações da literatura mundial.

28 – A Vida Era Assim em Middlemarch (George Eliot)

O romance “A Vida Era Assim em Middlemarch” de George Eliot se passa na cidade fictícia de Middlemarch no período de 1830 a 1832.

29 – Moby Dick (Herman Melville)

A clássica grande obra de Herman Melville é centrada em Ismael, que realiza o sonho de conhecer a rotina de um navio baleeiro. 

30 – Anna Kariênina (Liev Tolstói)

Publicado originalmente em fascículos entre 1875 e 1877, a trama ganhou corpo de livro em 1878. 

31 – Os miseráveis (Victor Hugo )

Este romance escrito narra a emocionante história de Jean Valjean, um homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Um livro inquietantemente religioso e político.

melhores-livros-romances

32 – Dom Casmurro (Machado de Assis)

Ao criar a linda Capitu, a espantosa menina de “olhos oblíquos e dissimulados”, de “olhos de ressaca”, Machado nos deixou um incrível mistério que até hoje discutido e indecifrado. 

33 – Os catadores de conchas (Rosamunde Pilcher)

Um best seller desde o seu lançamento, em 1988, o romance conta a história de Penelope Keeling, feliz por ter sido uma filha amada, mas infeliz por ter se casado com o homem errado.

34 – O morro dos ventos uivantes (Emily Bronte)

Hoje é considerado um dos grandes clássicos da literatura universal, caracteriza-se também como uma grande história de amor amaldiçoado e de vingança.

35 – O amor nos tempos de cólera (Gabriel García Márquez)

Um homem se apaixona pela trança de uma menina de família. A relação dura algumas cartas, mas ao conhecer seu admirador, a moça rejeita-o e casa com outro. 

36 – O retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)

Em um dos livros mais aclamados de todos os tempos, Oscar Wilde apresenta uma forma surpreendente de criticar a vaidade, a moral corrompida e a arrogância humana.

37 – Cem anos de solidão (Gabriel García Marquez)

Gabriel García Marquez narra a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo.

melhores-livros-romances

38 – Crime e castigo (Fiódor Dostoiévski)

Publicado em 1860, Crime e Castigo é a obra mais célebre de Dostoievski.

39 – Odisseia (Homero)

Odisseia talvez seja o maior clássico da literatura ocidental. Trata-se de um poema épico escrito na Grécia Antiga supostamente por Homero, que transcreveu os versos da tradição oral.

40 – A divina comédia Dante Alighieri)

A divina comédia é dos romances mais representativos do Renascimento e deixou de ser um clássico italiano para alcançar o título de clássico da literatura universal.

***

Gostou da seleção dos livros de romances que marcaram o mundo literário? Deixe nos comentários mais algum livro de romance que você conheça e que não está na lista, ficaremos felizes em saber de você. Boa leitura! 

publicidade