Marcos Palmeira, o Zé Leôncio de ‘Pantanal’, vai plantar 200 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

O plantio será feito na propriedade que o ator adquiriu em 1997

publicidade

Se você assiste à novela Pantanal, muito provavelmente sabe quem é o ator Marcos Palmeira, intérprete do protagonista Zé Leôncio. O que você talvez não saiba é que o artista é um grande defensor da causa ambiental na vida real e, recentemente, anunciou o plantio de 200 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em sua fazenda.

As árvores serão plantadas em uma área de 100 hectares na fazenda Vale das Palmeiras. A propriedade fica na Estrada Teresópolis-Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, e foi adquirida pelo ator em 1997.

“Minha preocupação é com o futuro, mas acredito que até o fim do ano nós teremos essas árvores plantadas”, disse Marcos Palmeira (imagem: Globo/João Miguel Júnior)
publicidade

“Comprei a fazenda extremamente degradada. Comprei porque cabia no meu bolso, no sentido que era todo o dinheiro que eu tinha na época. O meu grande sonho era fazer um grande reflorestamento de recuperação ambiental para buscar a volta daquela fauna, da flora da Mata Atlântica tão destruída. Escolhi todas as áreas de morro, área degredadas, beiras de córregos… Vou fazer toda recuperação de mata ciliar também”, disse, em entrevista ao UOL.

Te interessa?

Com isso, Palmeira vai fazer com que o local ganhe vida nova: mais árvores são sinal de mais natureza, mais ar puro, mais frutos, maior absorção de gás carbônico, maior liberação de oxigênio e, claro, mais espécies animais que ali poderão viver e se reproduzir.

A ação de reflorestamento será feita em parceria com o ITPA (Instituto Terra de Preservação Ambiental), entidade que já desenvolve um trabalho de recuperação da Mata Atlântica.

Brasil tem pouco mais de 12% da Mata Atlântica preservada (imagem: Lacgeo)
publicidade

Previsão para o plantio

Segundo Palmeira, a expectativa é que as árvores sejam plantadas até o fim de 2022. “Na natureza, não lido com prazos. Minha preocupação é com o futuro, mas acredito que até o fim do ano nós teremos essas árvores plantadas. Todo trabalho é uma expertise do instituto. Tem todo um protocolo. Faz o plantio, tem o controle com as formigas, e o replantio das mudas que não pegaram”.

Para você ter uma ideia, o Brasil tem apenas 12,4% da vegetação original desse bioma, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica. É exatamente por isso que ações de reflorestamento são tão importantes e necessárias.

Cada vez mais, o mundo sente as consequências diretas da mudança climática e do colapso ambiental. Temos pressa para proteger os nossos recursos naturais e garantir a sobrevivência do nosso planeta no futuro.

publicidade

Parabéns ao Marcos Palmeira por mostrar que, além de um ator talentoso, é também um ser humano exemplar. Que a sua atitude possa inspirar mais personalidades da mídia a também tomarem a dianteira da preservação ambiental.

E, claro, que inspire também cada um de nós a sermos cidadãos mais sustentáveis no nosso dia a dia!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: UOL

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar