Não confunda o cansaço que você sente com a PREGUIÇA que te atrasa

Entenda a diferença de cansaço e preguiça!

Cansaço OU preguiça: não confunda aquilo que tanto te ATRASA
Cansaço OU preguiça: não confunda aquilo que tanto te ATRASA
publicidade

“Por que estou tão cansado?” é um questionamento que muitas pessoas estão se perguntando todos os dias. Será mesmo que essa indisposição é cansaço ou preguiça?

A ciência já comprovou com base em estudos que quase 40% das pessoas nos Estados Unidos da América já acordam na grande parte dos dias da semana cansados.

Você sabe identificar se sua indisposição é cansaço mesmo ou preguiça? São várias as pessoas quem confundem cansaço com apenas preguiça.

publicidade

Te interessa?

A verdade é que o cansaço mental e o cansaço física são completamente diferentes. Sendo assim, ambos os cansaços jogam um no outro e podem afetar um ao outro também.

Quais são os sinais de uma pessoa cansada?

Já analisou as causas do seu cansaço físico e mental? Sua indisposição pode ser cansaço, não preguiça.

Os grandes culpados por trás do cansaço físico e mental geralmente são o excesso de treinamento ou a falta de sono durante a noite – isso vai depender de pessoa para pessoa.

cansaço ou preguiça

A maioria das pessoas pensa em “sobretreinamento” como algo que afetaria apenas atletas profissionais, mas isso não é verdade, pessoas comuns também são afetadas.

publicidade

Uma determinada pessoa pode ser um iniciante em se exercitar e experimentar o sobretreinamento. 

Isso ainda pode se agravar ainda mais quando a pessoa estiver passando de um estilo de vida sedentário para treinar com uma forma mais regular.

Os sintomas do cansaço físico e mental incluem:

  • Dores musculares que não se dissipam dentro de 48 horas;
  • Aumento da frequência cardíaca em repouso;
  • Diminuição do apetite;
  • Dores de cabeça.
publicidade

Portanto, se uma determinada pessoa notar algum desses sinais, é importante que ela tire alguns dias para descansar e se recuperar.

As ferramentas mais impactantes para a construção de mais bem-estar

Quais são os sinais de uma pessoa preguiçosa?

O cansaço físico e mental também é uma coisa muito real, assim como preguiça. O grande problema é só saber identificar quando é quem que nomina sua rotina.

Um dia estressante no ambiente de trabalho ou atividades intensivais em um projeto pode desgastar o combustível mental para o dia, deixando as cansadas.

publicidade

Muitas pessoas não sabem, mas a preguiça tem o poder de afetar nosso sono à noite, já que nossas mentes não podem “ser desligadas”, continuando o ciclo prejudicial de sono ruim.

cansaço ou preguiça

Para ser mais realistas, quando você está indisposto, você sente desmotivação ou preguiça? Essa resposta pode salvar sua produtividade, pois a preguiça pode destruir seus planos. 

Se uma determinada pessoa está se perguntando se esse é o caso, faça o seguinte:

  • Analise o comportamento antes da sensação da “preguiça”;
  • Isso acontece todos os dias?
  • Ela trabalhou muito e agora acha que está com preguiça de continuar trabalho ou é cansaço mesmo?
publicidade

A verdade é que se até mesmo as atividades favoritas não parecem atraentes devido à preguiça, ela provavelmente está fisicamente cansado.

O seu cansaço ou preguiça está extremamente ligada ao sono

  1. Você está com indisposição para estudar ou trabalhar?
  2. Não sabe se isso é preguiça ou cansaço?
  3. Sabia que o sono pode ser o motivo disso?

A outra razão principal é a privação do sono com principal motivo das pessoas acharem que estão cansadas ou com preguiça.

O fato é que uma pessoa pode não estar dormindo horas suficientes ou sua qualidade de sono é ruim, assim, dando uma sensação de preguiça ou cansaço durante o dia.

Você ainda está cansado mesmo após ficar na cama por oito ou mais horas? Isso é um sinal de que você não está dormindo bem, essa é a verdade.

publicidade
cansaço ou preguiça

Você está realmente cansado ou com preguiça?

Você não está com cansaço ou preguiça, mas sim, sono. Já parou na possibilidade de suas indisposições seja sua má qualidade ao dormir durante a noite.

As causas do sono de má qualidade podem transformar o seu estresse e hormônios a problemas de:

  • Tireoide;
  • Adrenais.

O caso é que se uma determinada pessoa suspeitar que não está dormindo bem durante a noite, o próximo passo é consultar um profissional médico de cuidados primários ou endocrinologista para tratar o caso.

publicidade

É fundamental para a sua saúde mental e física procurar um profissional de saúde que também seja um naturopata ou especialista em medicina funcional.

Com isso, esse profissional irá examinar mais profundamente seus:

  • Exames de sangue;
  • Nutrição e Níveis de Estresse.

Apesar da indisposição durante o dia, é fundamental buscar ajudar. Muitas pessoas acham que é apenas cansaço, ou apenas preguiça, porém, essa indisposição pode ser outra coisa relacionada a saúde do corpo ou mental.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

25 pequenos hábitos para quem quer ser completamente REALIZADO

O que estou sentindo é cansaço ou preguiça?

Tendo problemas com as hipóteses em saber se a sua indisposição é preguiça ou cansaço? Outra forma de testar se você está realmente cansado na vida real é criar um compromisso mínimo e cumprir ele.

É importante você fazer um esforço de no mínimo cinco a dez minutos. Isso ajudará você a fazer o que quer que esteja tentando realizar sem sentir preguiça, seja:

  • Malhar na academia;
  • Cozinhar um jantar saudável em casa;
  • Ler um livro ou estudar alguma coisa nova.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Se a sua indisposição é a academia, talvez seu compromisso pequeno seja simplesmente colocar as roupas de treino ou dirigir até a academia para treinar.

cansaço ou preguiça

Por outro lado, se uma pessoa der esse passo importante para vencer a preguiça, mas ainda estiver cansado e com medo do treino, não o faça. 

As oportunidades são de que, se uma determinada pessoa estiver apenas se sentindo mentalmente e não fisicamente cansada, ela será capaz de se recuperar e seguir com as atividades necessárias. 

O que fazer com o cansaço ou preguiça?

Se uma determinada pessoas está se sentindo desgastada diariamente, é importante dar uma observada nas suspeitas usuais antes de ir ao médico tirar um diagnóstico.

Com isso, não avalie como uma pessoa está se saindo nessas áreas da vida, mas sim vá a um médico e faça alguns exames para saber as causas desse cansaço ou preguiça.

Você precisa entender que o ser humano tende a ir à ordem oposta, correndo ao médico primeiro sem avaliar as causas do cansaço ou preguiça.

Você gostou de saber mais sobre a diferença de cansaço e preguiça? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus entes queridos e amigos.

Veja mais ›
Fechar