O seu excesso de vaidade pode está refletindo ESSE problema

Não se deixe levar por padrões estéticos inventados!

o-seu-excesso-de-vaidade-pode-esta-refletindo-esse-problema

Como anda sua vaidade? Você vive pensando em fazer vários procedimentos estéticos para mudar o visual? Já se perguntou qual é o agente motivador dessa vontade?

Atualmente, um grande número de pessoas busca através de, dietas malucas, exercícios sem acompanhamento profissional e tratamentos estéticos, alcançar a aparência que tanto é reproduzida nas mídias! 

Neste artigo iremos refletir sobre a busca excessiva pela beleza imposta pelas padronizações e sobre como a vaidade pode provocar ansiedade e desequilíbrio na vida dos indivíduos. 

A ILUSÃO CRIADA PELOS PADRÕES ESTÉTICOS 

Essa busca constante pela vaidade, pode ser sinal de baixa autoestima. Os corpos e faces perfeitos que vivem sendo reproduzidos como sinônimos de beleza, simplesmente não existem!

Eles não passam de uma construção midiática que empurra as pessoas para um mercado de braços abertos, prontos para oferecer “soluções”, muitas vezes desnecessárias.

corpo

Tanto a beleza quanto a vaidade devem ser baseadas na funcionalidade corporal e na boa saúde. Isso acontece mediante bons hábitos, que quando incluídos na rotina de forma correta, oferecem não só beleza, mas também, saúde e qualidade de vida. 

Além desse fator, as pessoas precisam aceitar melhor o fato de que todos irão envelhecer um dia! A natureza não distingue ninguém por vaidade e por mais que a estética ideal esteja associada a uma eterna juventude (o que não existe!), chegará uma hora em que o envelhecimento falará mais alto. 

É aí onde surge uma nova problemática, presta atenção que eu vou te explicar. Mesmo as pessoas que possuem hábitos saudáveis e muita disciplina alimentar ao longo da vida, vão sentir os efeitos do tempo quando chegar a velhice. Quem adere aos procedimentos estéticos também não poderá fugir disso! 

Por mais que eles prometam rejuvenescer, é natural que dia após dia, os corpos envelheçam. Desde que o mundo é mundo sabemos disso, porque insistir na negação? A vaidade não pode favorecer uma visão ilusória sobre a vida. Quando isso acontece, é sinal de que algo está errado.

COMO OS BIOTIPOS PODEM INTERFERIR NA VISÃO ESTÉTICA 

Vale ressaltar que existem diferentes biótipos e isso influencia bastante na aparência física. 

Provavelmente, você conhece alguém que mesmo comendo à vontade continua magro. Também é comum encontrarmos casos de pessoas obesas que precisam se esforçar dobrado na academia porque possuem dificuldade em perder peso. 

Compreender isso é enxergar a humanidade com amplitude e pluralidade, reconhecendo nas diferenças algo positivo e agregador. A real beleza humana está na exclusividade de traços e características, cabe a nós ter sensibilidade para reconhecer isto!

corpo

O metabolismo também conta muito nesse aspecto. É normal que os corpos reajam de forma completamente diferente na hora de digerir e absorver nutrientes.

É por isso que respeitar o ritmo metabólico é fundamental na hora de iniciar uma dieta. Isso reforça ainda mais a necessidade de acompanhamento médico e nutricional antes de dar início a qualquer rotina alimentar. 

Com o passar dos anos, o ritmo do metabolismo começa a diminuir. Isso significa que, na medida em que ficamos mais velhos, o corpo aumenta o acúmulo de gordura e promove mudanças internas e externas facilmente perceptíveis. 

Isso reforça a importância de cuidarmos da nossa saúde para além da estética. Aderir a um estilo de vida saudável, o quanto antes, pode diminuir os impactos da queda metabólica, trazendo mais facilidade para manter o peso ideal. 

Uma alimentação leve e equilibrada, exercícios feitos de forma adequada, e boas noites de sono contribuem para eliminar os sentimentos de insatisfação constante, provocados pela autoestima em decadência. 

CONHECENDO OS LIMITES DO CORPO 

Infelizmente, existem inúmeros casos de pessoas que seguem dietas loucas em nome da vaidade e desrespeitam completamente os limites do próprio corpo. É importante salientar que as suas necessidades básicas não podem sofrer influências negativas devido a visão estética que você tem sobre si mesmo. 

Quando isso acontece, é sinal de que o indivíduo tem uma total negação sobre suas características corporais e não consegue observar com clareza a imensidão de detalhes positivos existentes no corpo em que habita.

corpo

Pode parecer besteira, mas crie o hábito de agradecer pelo templo que é o seu corpo diariamente! É ele quem te possibilita acordar todos os dias e ver quem você ama, sentir bons aromas e sabores especiais, além de afirmar sua existência e autenticidade diante das outras pessoas. 

Cultuar uma visão distorcida sobre si é um dos principais causadores de transtornos como bulimia, anorexia e compulsão alimentar. Quem possui algum desses problemas acaba se tornando inconstante e tomando atitudes destrutivas para perder peso. 

Em muitos casos as pessoas agem de modo inconsciente e quase sempre alguma pessoa do seu convívio é quem percebe os sinais de descuido com o corpo. Cabe a ela chamar a atenção do amigo ou familiar sobre os perigos em manter hábitos alimentares negativos. 

VOCÊ SABE O QUE É VIGOREXIA? 

Também conhecida como Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico Muscular, essa doença psicológica faz com que as pessoas enxerguem no espelho que estão sempre magros e pouco musculosos, quando na verdade possuem capacidade muscular bem desenvolvida. 

A síndrome é o principal motivo para seus portadores fazerem o uso indiscriminado de anabolizantes, no intuito de perder gordura e ficar com a aparência mais musculosa

corpo

No entanto, esses hormônios não passam de armadilhas químicas que oferecem resultados rápidos, mas que a longo prazo dificultam a obtenção de uma vida saudável. Quem opta por esse caminho acaba auto sabotando o próprio corpo e favorecendo possíveis consequências. 

E caso algum médico te ofereça esse tipo de tratamento, desconfie! Um bom profissional não iria te receitar substancias que afetam seu sono, humor, pele e podem até causar mudanças no tom de voz. 

O MUNDO PERFEITO CRIADO PELAS MÍDIAS SOCIAIS 

Você acha que vale a pena submeter o seu corpo a algum procedimento estético ou cirúrgico apenas para caber em um padrão de beleza imposto pela mídia em determinado momento?

Não sei se você já percebeu, mas ao longo das décadas a moda muda constantemente. É assim também com a estética. 

De um tempo para cá, o padrão de beleza reproduzido faz com que as pessoas fiquem extremamente preocupadas com a imagem!

Muitos blogueiros reforçam essa ideia e fazem procedimentos cirúrgicos extremamente invasivos parecerem simples, quando na verdade podem trazer complicações severas a curto ou longo prazo. 

Além disso, não é difícil vê-los em alguma parceria com estabelecimentos que oferecem dietas completas, geralmente, bastante restritivas.

Na hora de fazer aquela “publi”, eles esquecem de mencionar que seu condicionamento físico também é fruto de exercícios e tratamentos como, massagens modeladoras e cirurgias plásticas. 

corpo

São poucos os influencers que assumem a responsabilidade com a transparência e que além das publicidades e incitação da vaidade, fazem questão de ressaltar a importância de ter hábitos saudáveis não só no aspecto alimentar. 

Ainda assim, é melhor você não acreditar que eles seguem a dieta à risca ou acabará se cobrando demais! É normal os seres humanos falharem e comprar essa ideia de pessoas 100% disciplinadas só vai fomentar mais angústias em você. 

Estimule diariamente o seu senso crítico e não se permita seguir uma moda ditada através da internet sobre o que é um corpo perfeito!

Não ter filtro na internet faz com que essa legião de seguidores, da qual fazemos parte, acabe se sentindo incapaz, seja física ou financeiramente, de alcançar o corpo ideal quando na verdade essa perfeição não passa de uma ilusão criada pelas mídias. 

Se pararmos para pensar, é impossível conhecer bem alguém apenas pelo que essa pessoa posta nas redes sociais, principalmente se houver algum acordo comercial em suas postagens.

Ou seja, pare de se maltratar por não “caber” em um padrão inventado! Sua vaidade deve ser algo positivo e não que traga sentimentos negativos.

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS RADICAIS 

Antes de falarmos sobre isso gostaria de deixar claro que a ideia não é “crucificar” os procedimentos estéticos, até porque, muitas vezes eles são bons aliados na hora de dar um up na autoestima

Contudo, o avanço tecnológico permitiu que as técnicas estéticas passassem a oferecer mudanças radicais nas pessoas e é aí onde mora o problema. Em alguns casos podem ocorrer complicações e em outros muita frustração com o resultado. 

corpo

Além das inúmeras possibilidades para a aparência final, os blogueiros “esquecem” de te dizer, mas muitas dessas intervenções são bruscas e podem gerar transtornos e infecções no pós operatório. 

Para evitar arrependimentos, é mais do que necessário ter acompanhamento psicológico e identificar se a sua vontade de transformar o visual é proveniente de uma questão realmente estética ou mental. 

Os problemas de auto aceitação costumam surgir durante a juventude e acabam induzindo os jovens a seguir em busca do padrão “perfeito”. Isso é um sinal claro de que é preciso trabalhar o amor próprio

INVESTIR NA AUTO ESTIMA É INVESTIR EM SAÚDE MENTAL 

Nenhuma “solução” estética vai curar traumas negligenciados ao longo de anos! Se você quer realmente investir na sua autoestima precisa, em primeiro lugar, cuidar da sua saúde mental! 

Quem tenta encontrar nos procedimentos estéticos uma forma de ser aceita ou de negar o envelhecimento, quase nunca vai ficar satisfeito com o corpo!

Ter mais consciência sobre isso e procurar ajuda de profissionais qualificados é o que vai impulsionar você para o melhor caminho! 

publicidade