Olha que massa! Idoso que passou 40 anos cego conseguiu voltar a enxergar após cirurgia

Conheça esse implante inédito e que realizou o sonho do paciente…

Idoso cego a 40 anos, volta a enxergar após cirurgia na Itália (Imagens: Reprodução)
Idoso cego a 40 anos, volta a enxergar após cirurgia na Itália (Imagens: Reprodução)

Foi graças a uma cirurgia inédita, que este idoso após passar 40 anos cego voltou a enxergar. O procedimento aconteceu na Itália e durou cerca de 4 horas.

O paciente, de 83 anos, conviveu durante 40 anos com uma cegueira total nos 2 olhos. Através de um implante ocular, ele pôde realizar o sonho de voltar a enxergar. 

O que para muitas pessoas parecia impossível, se tornou realidade e aconteceu no Hospital Molinete, na cidade de Turim na Itália. 

Te interessa?

A família deste senhor está em plena gratidão. Após o procedimento de 4 horas, o idoso está em casa se recuperando e não vê a hora de poder apreciar novamente as belezas do mundo. 

Essa é a primeira vez na história, que um homem cego recebeu um transplante autólogo de olhos e conseguiu recuperar a visão com êxito. 

“Quando acordei e comecei a ver o contorno dos meus dedos e da minha mão, foi como nascer de novo”, afirmou o idoso. Esse era um sonho que parecia impossível, mas graças a ciência ele conseguiu realizar. 

Idoso cego a 40 anos, volta a enxergar após cirurgia na Itália (Imagens: Reprodução)
Idoso cego a 40 anos, volta a enxergar após cirurgia na Itália (Imagens: Reprodução)

O procedimento… 

A cirurgia feita no paciente é na verdade um procedimento inovador. Ele nunca havia sido feito e corresponde a reconstrução de 1/3 do olho esquerdo do idoso. Esse foi o primeiro afetado pelo problema o que causou a cegueira. 

A partir dessa reconstrução foi possível cuidar do olho direito. Ele também teve a perca progressiva da capacidade de enxergar. A médica responsável pelo processo foi a professora e diretora da Clínica de Oftalmologia de Molinete, Michele Reibaldi. 

Para contribuir com o procedimento, o paciente também pode contar com o professor e presidente da sociedade italiana de córnea, Vicenzo Sarnicola. Segundo os profissionais, a operação serviu para alargar o transplante de córnea, fazendo-o cobrir totalmente  

“A operação consiste em ter alargado o transplante de córneas para a inteira superfície ocular, aos tecidos conjuntivos-esclerais, que têm um papel fundamental em permitir o sucesso do transplante em condições particulares”, apontaram os médicos em uma nota oficial. 

A recuperação do idoso… 

Após a cirurgia, as notícias são boas! O paciente está se recuperando do procedimento e já consegue enxergar algumas coisas. A família está vibrando de alegria, já que os profissionais afirmaram ter sido um dos transplantes mais seguros já feitos. 

“Esperamos um sucesso duradouro porque o olho direito foi reconstruído com os olhos do próprio paciente, de modo que diminuímos o risco de rejeição que outros pacientes transplantados podem experimentar”, afirmativa dos médicos em nota. 

Fonte: Archyde

Saiba também: 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar