Perder peso e ganhar massa? Essa dieta é a MELHOR escolha!

Perder peso e ganhar massa? Essa dieta é a MELHOR escolha!

Veja aqui o que você pode fazer para perder gordura e ganhar massa magra usando um só treino!

publicidade

Uma boa dieta para a pessoa aumentar a massa muscular inclui estratégias, uma delas é consumir mais calorias do que se gasta, aumentar a quantidade de proteínas durante o dia e consumir gorduras boas. 

Além de uma boa dieta e uma alimentação reforçada , também é essencial fazer treinos regulares e que exige bastante da massa muscular.

Por isso, é muito importante também que você lembre que para ganhar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo, deve-se evitar o consumo de açúcar, farinha branca e produtos industrializados, pois eles são os principais estimuladores da produção de gordura no nosso corpo.

publicidade

O que comer e como fazer para perder peso e ganhar massa?

Você conhece a dieta cutting? O cutting é um processo que tem como objetivo eliminar gordura sem que haja grande perda de massa muscular. Dessa forma, é possível a pessoa ter maior definição dos músculos.

Portanto, com a dieta cutting é possível perder o excesso de ganho de peso por meio da transformação para a massa muscular.

Essa dieta, apesar de ser utilizado por atletas de fisiculturismo, ela também pode ser feito por pessoas que querem “secar”, e, assim, adquirir maior definição muscular.

treino-perder-peso-ganhar-massa-muscular

publicidade

Para que isso realmente aconteça, é essencial que o plano alimentar seja recomendado por um profissional da área de nutrição esportivo de acordo com as necessidades nutricionais e objetivos da pessoa.

Por isso, é muito importante que o seu treino seja realizado sob as orientações de um profissional de educação física.

O cutting com também o bulking são estratégias usadas por fisiculturistas com o objetivo de garantir maior quantidade de massa muscular, menos quantidade de gordura corporal e maior definição dos músculos no corpo.

Enquanto o bulking é feito na off-season, ou seja, em épocas em que não existem competições, o cutting é realizado na fase de preparação da competição.

Por isso, aconselhamos que você conheça mais sobre o bulking e entenda como ele é realmente feito. Já o cutting, o que mais falaremos por aqui, é normalmente associado ao bulking, que corresponde à fase anterior do processo de definição do corpo, que tem como objetivo principal o aumento do peso.

publicidade

Entenda a dieta de cutting e tenha bons resultados

Primeiramente, entenda que o cutting deve ser realizado sob orientação de um profissional de educação física para que ele indique a melhor estratégia de treino, intensidade, volume e alimentação.

treino-perder-peso-ganhar-massa-muscular

Além disso, o treino deve ser seguido de acordo com as recomendações do profissional de nutrição que deve indicar um bom plano alimentar de acordo com as suas necessidades nutricionais, objetivo e tipo de treino.

Essa dieta tem início após o período de bulking e tem como objetivo a perda de gordura e definição dos músicos, sendo necessário para isso a realização de uma dieta mais restrita.

Dieta essa com menor quantidade de carboidratos consumida e aumento da quantidade de proteínas. Já os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso corpo, porém no cutting é essencial que a energia seja proveniente da gordura acumulada.

Sendo assim, é bastante importante a orientação nutricional para que exista essa energia suficiente para realizar o treino, assim, favorecendo a queima de gordura e evitando a perda de massa muscular.

Por isso, a rotina diária de treinos deve estar sempre em sintonia com a dieta. É muito importante que no plano de treinamento exista dias em que é feito treino aeróbico de intensidade moderada a alta.

treino-perder-peso-ganhar-massa-muscular

No dia do treino, o aumento do consumo de carboidratos é possível ter energia para fazer os exercícios de forma intensa e correta, assim, favorecendo os resultados do cutting.

Por isso, para estimular a queimar de gordura no corpo, é recomendado que exista dois a três dias de treino aeróbico de intensidade moderada a alta. Como também os exercícios em que os grupos musculares são trabalhados de forma separados, com o objetivo de evitar a perda de massa magra.

Além disso, o tempo de cutting pode variar de acordo com o percentual de gordura no corpo da pessoa, do quanto ela deseja ou precisa perder e também da intensidade do treino realizado.

Como é realizado a dieta de cutting

Antes de começar não se esqueça que a alimentação durante a fase de cutting deve ser realizada sob as orientações de um profissional de nutrição.

Só assim será possível que seja determinado o melhor plano alimentar de acordo como seu objetivo e intensidade nos treinamentos.

treino-perder-peso-ganhar-massa-muscular

Em todo o processo, a recomendação é aliviar o consumo de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas. Uma vez que o objetivo principal é diminuir o percentual de gordura e manter a massa muscular do corpo.

É recomendado também não consumir açúcar, doces, pão, aveia, farinha, arroz e macarrão e sempre dar preferência para as carnes magras, como frango e peru, ovos, peixes, sementes e queijo.

Confira com o seu nutricionista como deverá ser a sua alimentação com pouca quantidade de carboidrato.

Além disso, é muito importante beber bastante água e evitar ficar muito tempo sem se alimentar.

Normalmente, para esses tipos de situações, a indicação é que sejam feitas três refeições e dois lanches.

Em alguns casos o profissional de nutrição pode recomendar o uso de suplementos com aminoácidos para evitar que você perca massa muscular, e o uso também de termogênicos.

Porém, o uso de termogênicos deve ser bem orientado para que não aconteça o efeito rebote, que é o ganho de peso quando se pára de fazer uso.

treino-perder-peso-ganhar-massa-muscular

Qual a diferença entre cutting e bulking

O cutting é um processo para você perder gordura e fazer a manutenção da massa muscular magra, assim reduzindo a ingestão calórica.

Já o bulking é um estratégia para que você ganhe massa muscular aumentando a ingestão calórica.

Neste caso, o recomendado seria ganhar mais músculos que gordura, o que para a maioria das pessoas que não têm uma genética adequada a isso se torna mais difícil.

Por isso, um profissional tem que monitorar a dieta e treinamento nas duas fases de cutting e bulking.

O início da estratégia é realizar o bulking, primeiro se ganha o peso e a massa muscular, para só depois perder a gordura e buscar uma definição adequada.

O cutting e o bulking são processos difíceis e inevitáveis para a construção de um bom corpo.

Você conhecendo o seu corpo e seguindo a risca o plano traçado, a meta será alcançada. Sempre consulte um profissional para auxiliar você.

A diferença entre ambos treinos na dieta está na ingestão de carboidratos. Como por exemplo, no bulking, é consumida uma grande quantidade de carboidratos complexos como arroz integral, batata doce, feijão em todas as refeições. Já no cutting, eles são praticamente quase eliminados da dieta.

Já as proteínas e as gorduras se mantêm nas duas fases de treinamento e dieta.