Pinguinzinho perdido em praia do Rio é resgatado e levado para tratamento

Veio de longe!

publicidade

Um visitante pra lá de fofo deu as caras na região da Boca da Barra, em Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. Perdido, o pinguim veio de longe e foi resgatado por um professor de canoagem havaiana e por uma aluna que avistaram o bichinho e não pensaram duas vezes.

Sozinho, ele estava há uma semana vagando pela região e foi avistado também por pescadores locais e banhistas, que afirmaram que ele não estava mostrando sinais de uma saúde muito boa.

De acordo com o órgão que lida com os animais marinhos no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o CTA Meio Ambiente, é relativamente comum ver esses animais na Região dos Lagos do estado carioca. Ainda segundo o CTA, a situação não é exatamente fofa e eles não vêm para cá como turistas.

publicidade

Te interessa?

Originários da Argentina, Ilhas Malvinas e Chile, alguns pinguins-de-magalhães nadam até a costa brasileira tentando fugir do frio extremo que atinge a região da Patagônia e acabam ficando encalhados devido à exaustão após quilômetros de viagem.

Créditos: Pexels
O pinguim foi resgatado e levado para receber todos os tratamentos de saúde

Graças a solidariedade de pessoas como o professor Bruno Dias Nunes, que resgatou o pinguim de Cabo Frio, a história de alguns bichinhos acaba tendo um final feliz!

Parei próximo à Boca da Barra e comentei com uma aluna que tinha um pinguim a semana inteira aparecendo por ali. Aí o pescador que estava na área falou: ‘olha ele aqui, o bichinho está aqui quase morto, parado, cansado para caramba‘”, relembrou Bruno.

publicidade

O animal estava tão cansado, que foi colocado pelo professor na canoa sem nem ao menos oferecer resistência. Ao observar a debilitação do bichinho, Bruno não hesitou e o levou direto para o CTA.

Para manter o pinguim a salvo, ele foi orientado a manter o animal aquecido até a chegada da equipe do resgate. Agora, o bichinho irá por exames e tratamentos até ter condições de voltar à natureza.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS 

Situações como a que ocorreu no estado do Rio de Janeiro, infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum devido às mudanças climáticas que causam mudanças bruscas no habitat natural desses animais.

publicidade

Primo dos bichinhos aqui da região Sul do globo, os pinguins-imperadores estão na lista de animais em extinção até o fim do século, de acordo com a ecologista especializada em aves marinhas Stéphanie Jenouvrier, que criou modelos matemáticos para prever a evolução das populações de pinguins durante o século XXI.

Situações assim são de partir o coração! E é por isso que a preservação e consciência ambiental são de vital importância para a nossa e futuras gerações. Recentemente o Awebic publicou uma notícia incrível sobre um projeto da Universidade Federal do Acre (Ufac), que coleta de garrafas pet e latinhas que são descartadas na universidade e nas regiões em torno.

O objetivo é conscientizar a comunidade a coletar esse material e a colocá-lo em um local adequado. E você? Quais são as ações do seu dia a dia que visam a preservação ambiental?

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fontes: THN1 e Época Negócios

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar