Afinal, por que gostamos tanto dos GRANDES VILÕES dos cinemas?

Entenda o verdadeiro motivo das pessoas preferirem os vilões aos heróis dos filmes!

Afinal, por que gostamos tanto dos GRANDES VILÕES dos cinemas?
Afinal, por que gostamos tanto dos GRANDES VILÕES dos cinemas?

Quando assistimos a um filme com vilões e heróis, a história é sobre pessoas e as probabilidades que elas superam, certo? 

Seja o filme do Homem-Aranha ou o clássico Beowulf, a base da história é sobre um conflito e como o herói da trama vence. 

Porém, você já parou para pensar por real motivo de várias pessoas preferirem o vilão? Com o avanço do mundo cinematográfico, as histórias mudaram do protagonista .como perspectiva principal para o desafio e a personificação.

Confira a seguir o que a ciência diz sobre essa preferência de muitas pessoas de gostarem mais do vilão do filme do que o herói.

Por que amamos os vilões dos filmes?

Enquanto as pessoas assistem a programas de Televisão e filmes durante esse período de pandemia, .as pessoas podem se encontrar assustadoramente atraídas por vilões fictícios.

Em vez de ser “atraído” pelo chamado lado negro, o fascínio dos vilões tem uma explicação científica tranquilizadora para você.

gostar-de-vilões

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Psychological Science, as pessoas podem.achar vilões de filmes surpreendentemente simpáticos quando compartilham semelhanças com o espectador.

Essa admiração por versões potencialmente mais sombrias de nós mesmos nos filmes ocorre mesmo que fôssemos repelidos por indivíduos reais com comportamentos igualmente imorais ou instáveis. 

Uma razão para essa mudança, indica a pesquisa, é que a ficção atua como uma rede de segurança cognitiva, permitindo assim que as pessoas se identifiquem com vilões sem manchar a autoimagem.

O que a ciência fala sobre gostar dos vilões de filmes?

De acordo com Rebecca Krause, candidata a doutorado na Northwestern University e autora da pesquisa, sobre as pessoas gostarem mais dos vilões, ele diz:

“Nossa pesquisa sugere que histórias e mundos fictícios podem oferecer um ‘porto seguro’ para comparação com um personagem vilão que nos lembra de nós mesmos. Quando as pessoas se sentem protegidas pelo véu da ficção, podem mostrar maior interesse em aprender sobre personagens sombrios e sinistros que se parecem com elas.”

Com isso, muito dos acadêmicos sugerem que as pessoas se afastam de outras que são em muitos aspectos como si mesmas, mas possuem características negativas como irritação, instabilidade e traição.

As características anti-sociais em pessoas com qualidades semelhantes, prossegue o pensamento, podem ser uma ameaça à imagem que a pessoa tem de si mesma.

Ainda sobre a pesquisa Rebecca Krause sobre gostarmos mais dos vilões, ela afirma:

“As pessoas querem se ver de uma maneira positiva. Encontrar semelhanças entre você e uma pessoa má pode ser desconfortável.” 

gostar-de-vilões

Em contraste, ela ainda descobriu que colocar a pessoa má em um contexto fictício pode remover esse desconforto e até mesmo reverter essa preferência. Essa separação da realidade atenua sentimentos indesejáveis ​​e desconfortáveis.

Além disso, quando uma pessoa não se sente mais desconfortável com a comparação, parece haver algo atraente em ter semelhanças com um vilão.

Quais são as nossas motivações para gostar dos vilões?

Ao longo da história, nós seres humanos fomos cativados por histórias de heróis enfrentando inimigos sobre-humanos. Mas que recompensas, necessidades, desejos e sonhos sombrios específicos os vilões satisfazem?

Pensando nisso, selecionamos alguns motivos reais que fazem as pessoas gostarem dos vilões dos filmes e livros. São eles:

1 – A liberdade de fazer o que outras pessoas não fariam

Os vilões superpoderosos desfrutam de liberdades que o resto de nós não temos. Ninguém pode prender o Superman a menos que ele deixe.

Por mais que os supervilões passem trancados nos filmes, eles parecem fugir com a frequência quando desejam, para correr sem ser restringidos por regras e regulamentos. 

Muitas pessoas gostam dos vilões devido a suas estratégias para escapar do herói, da liberdade que eles têm de serem livre quando querem.

gostar-de-vilões

2 – Os vilões são mais inteligentes e poderosos

Talvez muitas pessoas invejem o poder que esses personagens malignos exercem sobre todas as pessoas da história. Embora essa também seja uma razão para adorar super-heróis, os heróis não desejam dominar. 

3 – A determinada busca por vingança

Um exemplo disso é o Batman, pois ele não apenas protege os inocentes, mas também inflige dor aos perversos e instila neles o medo que criariam nos outros. 

Uma criança que se sente intimidada deseja proteção e pode querer que os agressores sofram da mesma forma. São várias as pessoas que encontram em vilões a vontade de se vingar por uma injustiça.

Cuidado! Essa característica é algo que todo NARCISISTA e PSICOPATA possui

4 – Acreditar que as vítimas também erram

Uma tendência muito comum entre os vilões é de presumir que as vítimas devem merecer ser vítimas em vez de acreditar que coisas ruins acontecem a pessoas boas. 

5 – Melhor ser um vilão do que a vítima indefessa

Fisiologicamente, a raiva nos ativa e nos faz sentir melhor do que a ansiedade ou o medo. Por isso, uma pessoa que se sente vitimada e não consegue descobrir maneiras construtivas de se levantar, ser forte ou se tornar heroico pode transformar a necessidade de auto-afirmação em destruição.

gostar-de-vilões

6 – Muitos vilões são iguais ou melhores que certos heróis

O melhor vilão é igual a melhor herói, você já ouviu falar nisso? Nos filmes, um herói só parece tão heroico quanto o desafio que deve superar. 

Além disso, os grandes heróis exigem grandes vilões. Por exemplo: sem criminosos, Batman não tem ninguém para atingir.

7 – Os vilões sabem enfrentar os próprios medos

Em vez de temer a escuridão e os medos, você pode reduzir esse medo acendendo uma luz e vendo o que está lá fora. 

O vilão pode nos ajudar a nos sentirmos fortalecidos e iluminados, sem literalmente perambular pelos locais da multidão e becos mal iluminados. É fácil enxergar os vilões dos filmes superarem os próprios medos e correrem atrás do que quer.

8 – Os vilões exploram mais o desconhecido

Essa poderosa curiosidade nos faz pensar em tudo que nos deixa perplexos, incluindo as piores maldades do mundo. Conhecimento é poder, ou pelo menos parece. 

Mas são os vilões que mais buscam conhecimentos nunca imaginado pelos heróis para colocarem seus planos em ação.

Você gostou de saber por que gostamos tanto dos vilões dos filmes? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Explore com eles as possibilidades de gostarem tanto dos vilões.

publicidade