Praia de Waikiki: um paraíso surreal que será o destino da sua viagem dos sonhos

Esse é um dos melhores destinos para quem visita o Havaí!

Praia de Waikiki: um paraíso surreal que está ao seu alcance (Imagens: Unsplash)
Praia de Waikiki: um paraíso surreal que está ao seu alcance (Imagens: Unsplash)

Se está em busca de um paraíso para curtir as férias, vai gostar de conhecer mais sobre Waikiki. Esse bairro fica localizado na ilha de O’ahu, uma das que compõem o estado americano do Havaí. O destino é perfeito para quem curte o lifestyle praiano e logo você descobrirá porque!

Um pouco sobre a geografia em Waikiki:

A região fica no entorno do canal Ala Wai, que é uma via artificial de navegação em Honolulu. O canal serve de delimitação entre a região norte e o lado turístico correspondente a Waikiki. O bairro ainda se estende até o cone vulcânico conhecido como Diamond Head.

Praia de Waikiki: um paraíso surreal que está ao seu alcance (Imagens: Unsplash)
Praia de Waikiki: um paraíso surreal que está ao seu alcance (Imagens: Unsplash)

Em especial, a Praia de Waikiki é famosa por fotografias que rodaram o mundo e retratam a bela vista para o Diamond Head. O local também é bom para a prática de surf, atraindo free surfers e profissionais para suas ondas.

Te interessa?

Voltando-se para a ilha, é possível observar a paisagem repleta de arranha céus e hotéis luxuosos. O mar possui águas rasas e fundo de pedras. Suas ondas, a depender das condições climáticas, são fortes e propícias para aprender a surfar.

Outras praias espalhadas pelo distrito:

O melhor de visitar Waikiki é poder apreciar não só sua praia, como também as que estão espalhadas no entorno. Confira agora as seis que não podem faltar no seu roteiro pelo Havaí:

  • Queen’s
  • Kuhio
  • Gray’s
  • Fort DeRussy
  • Kahanamoku

Uma curiosidade sobre a praia de Waikiki:

As condições geográficas nem sempre facilitam as coisas em Waikiki. Sua principal praia sofreu repetidamente com problemas de erosão. Essas ocorrências foram remediadas com a construção de quebra-mares e dragagens que possibilitaram a engorda da praia. A maior parte dessa areia foi trazida da Califórnia e de praias próximas como, Kahuku e Moloka’i.

Um pouco sobre a história de Waikiki

Até 1810, não só a região de Waikiki, mas todo o arquipélago havaiano, foi povoado e governado por chefes polinésios, que migraram através do oceano pacífico. Isso acabou quando Kamehameha I centralizou o governo e declarou monarquia. 

Dentre os 50 estados que compõem os Estados Unidos, o Havaí foi o único a utilizar esse sistema de governo. Somente a partir de 1894, o arquipélago foi declarado como uma república.

É uma pena que quatro anos depois as ilhas tenham sido invadidas por militares para serem instituídas no território americano. A partir daí, começou a haver a ruptura da forte cultura trazida pelos polinésios e adaptada para o modo de vida no Havaí.

Depois disso, o número de imigrantes europeus, asiáticos e pessoas dessas descendências aumentou significativamente.

Praia de Waikiki: um paraíso surreal que está ao seu alcance (Imagens: Unsplash)

A maioria deles era vinda de outras áreas do país, tornando a população do arquipélago diversa e multicultural. Com o passar dos anos, esse aspecto criou uma identidade única para região e seus habitantes, que de alguma forma, se integraram entre si e com o espaço.

A importância do surf para Waikiki

As ondas de Waikiki costumavam ser surfadas por integrantes da antiga realeza havaiana. A região do Havaí tem um grande significado para a cultura surf, já que foi o verdadeiro berço desse esporte que hoje é difundido mundialmente. Não há surfista que não sonhe pegar ondas por lá!

Atualmente, o surfe da região de Waikiki ganha destaque por facilitar as aulas de iniciantes em tandem surfing. Essa modalidade também é conhecida como surfe em dupla e tem chamado bastante atenção.

A Praia de Waikiki também abriga inúmeros campeonatos de surf, já que Duke Kahanamoku, surfista do bairro, ficou famoso por competir nas Olimpíadas e tornar sua praia um ponto de encontro do surfe.

Rede hoteleira em Waikiki

Os primeiros hotéis a surgir na região foram abertos em meados de 1880. Já em 1893, um empresário chamado George Lycurgus teve a ideia de criar o que inicialmente era uma hospedaria simples, chamada “Sans Souci”, do francês, “sem preocupações”.

Ali nasceu o primeiro resort de Waikiki. Graças a presença de Robert Louis Stevenson, famoso poeta da Escócia, o destino se popularizou, atraindo turistas de todos os lugares!

Praia de Waikiki: um paraíso surreal que está ao seu alcance (Imagens: Unsplash)

Como citado anteriormente, Waikiki sofre os impactos da erosão. O que você ainda não sabe é que isso foi motivado pelo excesso de construções nas proximidades de sua costa natural. As casas e resorts modificam o fluxo natural da areia ao longo de toda a praia.

A partir de 1950, o governo fez mais de 80 obras de infraestrutura para conter o processo de erosão e construir píeres e galerias pluviais no entorno da costa de Waikiki.

Principais resorts em Waikiki:

Se você sonha em desfrutar de todo o luxo que os resorts espalhados pela Praia de Waikiki podem oferecer, confira essa lista com os principais deles:

  • Hilton Hawaiian Village
  • Halekulani
  • Sheraton Waikiki
  • Moana 
  • Royal Hawaiian

Centro de Waikiki e melhores lugares para fazer compras

As vias públicas de Waikiki são bem organizadas. A principal se chama Kalākaua e faz referência a um antigo rei do Havaí. Nela, estão a maioria dos hotéis e lojas de alto padrão. Também é possível encontrar lojas especializadas no universo surf como a Volcom, a Quiksilver e a Billabong.

A vida noturna em Waikiki

Além das praias, você pode curtir a infinidade de bares, clubes e restaurantes que movimentam a vida noturna de Waikiki. Por ser um bairro integrante de Honolulu, capital havaiana, a região recebe inúmeros turistas e é a mais agitada de todas as ilhas do arquipélago.

Diferentemente de outras regiões dos Estados Unidos, as festas no Havaí duram a noite toda! Para os viajantes que gostam de beber e ir pra balada, esse é o destino perfeito. 

Agora você já sabe o que há de melhor em Waikiki e fica fácil montar um roteiro! Reúna os amigos e explore essa área rica em entretenimento, gastronomia e esportes radicais!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Praia de Waikiki: um paraíso surreal que está ao seu alcance (Imagens: Unsplash)

Outros lugares públicos que devem ser incluídos em seu roteiro no Havaí:

Além das praias que transformaram Waikiki em um destino famoso, existem outros pontos turísticos que merecem sua visita!

Quando estiver preparando o roteiro, não esqueça de reservar um horário para conhecer o Parque Regional Kapiolani, a lagoa artificial de Kahanamoku, o parque de Kuhio Beach e a reserva militar Fort DeRussy. A paisagem também é muito agradável no cais para pequenas embarcações, que fica localizado às margens do Canal Ala Wai.

Veja mais ›
Fechar