Quando tudo parecer OPRESSOR, pratique essas 4 coisas e se PROTEJA!

Saiba como se defender de situações e pessoas opressoras!

Quando tudo parecer OPRESSOR, pratique essas 4 coisas e se PROTEJA!

Pessoas que gostam de controlar tudo ao seu redor, inclusive outras pessoas, tendem a ter comportamentos opressivos de antipatia e desrespeito. Você conhece alguém assim?

Normalmente, pessoas opressoras possuem problemas mais profundos de personalidade e as .características provenientes disso são um sintoma de insegurança, tendências sociopatas e narcisistas.

As pessoas opressoras costumam ser imaturas, teimosas e egoístas. Por isso, quanto mais você se deixar ser ameaçado por pessoas assim, mais depressivo e irritado com a vida você ficará.

Como lidar com pessoas opressoras?

Para que você não caia nas garras de pessoas opressoras e que só querem te controlar, você precisa analisar o seu comportamento.

Se uma determinada pessoa do seu círculo de convívio sempre tentar te controlar e critica tudo o que .você faz, comece a avaliar como você contribui para que essa pessoa tenha a liberdade de ser opressora, entendeu?

como-lidar-com-opressão

Talvez você tenha se acostumado com o jeito que essa pessoa te trata, ou você não consegue impor limites e prefere ser controlada e de cabeça baixa.

Seja qual for a razão de você não se impor a pessoas opressoras, busque alternativas .para mudar essa realidade, liberte-se do controle desse tipo de pessoa, e se possível, se afaste.

Como se proteger de situações opressoras?

Quando tudo ao seu redor só lhe prejudica e que tudo e todos só fazem te oprimir, confira a seguir algumas práticas que podem ajudar você a se proteger dessa ameaça. Confira!

1 – Acredite no seu potencial

Quanto mais você sentir em seu coração que merece ser ouvido como você é, mais oportunidades você deve criar para que isso aconteça.

Situações e pessoas opressoras fazem com que você desacredite no seu potencial, qualidades e habilidades de ser original.

É importante você lembrar das vezes que suas decisões fez a diferença em determinadas situações, .de como os elogios sinceros que você recebeu foram verdadeiros.

Não deixe que situações controladoras tirar sua essência de quem você é, pessoas opressoras gostam de pessoas cabisbaixas, fracas, por isso, você não deve ser assim.

Além disso, é importante você ficar ciente de que pessoas opressoras só vão atingir você emocionalmente se você deixar, entendeu?

como-lidar-com-opressão

Você não pode permitir que pessoas controlem o seu jeito de ser, suas emoções e atitudes.

2 – Cuidado com o que fala

Para muitas pessoas opressoras e aproveitadoras, conhecimento é poder. Por isso, não dê o direito dessas pessoas saberem de sua vida, dos seus sonhos e projetos.

Se você tem certeza que um determinado colega de trabalho é uma pessoa controladora e opressora, .não conte para ele os seus planos e desejos para o futuro.

Se o que você quer para o futuro não está alinhado com que a pessoa opressora que, muito provavelmente essa pessoa vai querer boicotar seus planos.

Pessoas opressoras não gostam de ver que você está melhor que ela em todos os aspectos .da vida, por isso, não cometa o erro de dar a ela toda a informação necessária para ela acabar com os seus planos.

3 – Controle sua vida

Ninguém consegue controlar completamente tudo na vida ao mesmo tempo, mas nem por isso essa dificuldade seja uma desculpa para deixar alguém controlar.

Você deve ser firme o suficiente para não deixar que as pessoas tomem decisões por você.

Por mais que você não tenha tempo o suficiente para resolver tudo, deixar com que uma pessoa controladora faça isso por você vai ser um erro muito grande.

como-lidar-com-opressão

Se você se sentir incapaz, não desconte a frustração em você, é normal estamos em certos momentos da vida em que tudo está um caos.

Demonstrar descontrole emocional, falta de organização é uma brecha para que pessoas .controladoras tomem conta de sua vida. Pessoas opressoras gostam de ter outras pessoas na palma da mão, e não ser o controlador de sua vida é um prato cheio para elas.

4 – Mesmo nos problemas, não ceda

Muitas situações em sua vida, ser uma pessoa diplomática e paciente não vai resolver os problemas, mesmo assim as pessoas ainda precisam ser confrontadas.

Por mais que você esteja sozinho, sem ninguém para ajudar em momentos difíceis da vida, e só estará lá com você uma pessoa opressora e controladora, não ceda à tentação de pedir ajuda.

Como evitar pessoas com comportamentos opressivas

Confira a seguir o que você pode fazer para parar as investidas de pessoas controladoras e opressivas em sua vida. Não deixe que essas pessoas digam o que você deve ser ou fazer. 

1 – Fique ciente dos riscos

Para que você não caia nas garras de pessoas opressoras, é muito importante você não esquecer dos riscos que essas pessoas podem causar em sua vida.

como-lidar-com-opressão

Não deixe o comportamento ofensivo passar, ninguém merece ser insultado, controlado, ameaçado ou maltratado por pessoas com esse direito.

Afaste-se de pessoas desse tipo, você não precisa passar por essas dificuldades. 

2 – Seja uma pessoa educada em evitar a opressão

Ao identificar que uma pessoa do seu convívio pessoal gosta de oprimir .você e de controlar para o desejo próprio, tenha a educação de repreender essa pessoa e se afastar.

3 – Seja uma pessoa positiva e não crítica

Se uma pessoa tentou ou teve êxito em controlar você em uma determinada situação, .veja esse incidente como uma oportunidade de aprendizado para que não caia novamente.

Sua primeira reação é de responsabilidade de uma pessoa íntegra e boa de coração e proteger os seus interesses sem fazer mal para a pessoa opressora.

Tenha pulso firme para controlar a situação e deixar claro para a pessoa que te oprimiu de que isso não vai acontecer de novo.

como-lidar-com-opressão

4 – Não tenha vergonha ou culpa

Todos nós não temos as informações necessárias para saber se é verdade ou não no nosso círculo de convívio. Pessoas controladoras podem estar dentro de nossa casa e não percebemos. 

Levando em conta tudo isso, não tenha vergonha ou medo de duvidar de pessoas que estão na sua família .ou no círculo de amizade de questionar se elas estão dando um conselho verdadeiro ou estão tentando manipular.

Você gostou de saber mais como evitar pessoas e situações opressoras da vida? Você precisa todos os dias ficar atento a ameaças a sua reputação e paz, para que pessoas controladoras não acabem com sua vida.

Compartilhe essa informação com os seus amigos e familiares, só assim eles aprenderam a se blindar de pessoas aproveitadoras e controladoras.

publicidade