Saudação ao Sol: lembrar DESSE DETALHE pode impactar sua consciência corporal

Saudação ao Sol: lembrar DESSE DETALHE pode impactar sua consciência corporal

Uma série de posições poderosas para equilibrar seu corpo!

publicidade

Se você está em busca de bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional, com certeza vai gostar de aprender um pouco sobre o Surya Namaskar. Popularmente conhecida como Saudação ao Sol, essa técnica consiste em uma série de asanas (posições) aplicadas na pratica de Yoga. 

Essa sequência representa a importância do sol como fonte energética capaz de favorecer toda criação. Ao todo ela possui doze posturas que podem variar de acordo com a vertente de Yoga aplicada. 

Antes de você descobrir os benefícios de praticar o Surya Namaskar, é preciso compreender sobre o Ashtanga e o Vinyasa. Essas são diferentes abordagens do Yoga e definem um pouco melhor as asanas da sequência em questão. 

publicidade

DIFERENÇAS ENTRE ASHTANGA YOGA E VINYASA YOGA 

Surya

Ashtanga é uma linhagem disseminada no ocidente pelo mestre Sri K Pattabhi Jois. Ela deriva do Hatha yoga e serve de base para o Vinyasa. 

Sua principal característica é possuir seis séries fixas com posturas diversas. Cada sequência só pode ser explorada pelos praticantes quando ele alcança domínio sobre a série precedente. 

Contudo, nessa vertente as posturas não sofrem variação e são sempre interligadas pela frequência respiratória. Se você está interessado em aderir a essa prática, aconselho muita determinação e disciplina, do contrário não conseguirá evoluir. 

publicidade

Agora sobre o Vinyasa, esse método promove a sintonia entre o aspecto físico e astral através da respiração consciente. As séries aplicadas nessa técnica não são fixas e podem ser adequadas pelo instrutor de acordo com as limitações de cada aluno. 

Surya

A dinâmica corporal entre, movimentação e respiração, permite a sincronicidade das posturas e a criação de um ritmo para as práticas. Vale lembrar que, essa linhagem utiliza como base o Asthanga Vinyasa Yoga e o método Lyengar, criado por B.K.S. Iyengar. 

Ela surgiu em meados dos anos 70, e se caracteriza pela fluidez desafiadora com a qual se apresenta. Por isso mesmo exige foco e constância. 

Agora que você conheceu a diferença entre essas abordagens, chegou a hora de conhecer os benefícios promovidos pelo Surya Namaskar. Essa sequência é ideal para iniciar o dia com boas vibrações e saúda o Sol em toda sua magnitude, capaz de renovar as esperanças a cada dia. 

publicidade

BENEFÍCIOS DO SURYA NAMASKAR (OU SAUDAÇÃO AO SOL) 

Essa sequência é como um ritual que deve ser repetido todos os dias pela manhã. Ela inspira nosso corpo a sentir gratidão pela força vinda do astro rei, responsável por iluminar e promover a vida na Terra. 

Uma reflexão ainda mais profunda relaciona esse Sol com a nossa luz interior. O Surya Namaskar é uma série com poder de despertar nossa essência e os aspectos mais positivos que a compõem. 

Surya

Seu dinamismo ritmado é ao mesmo tempo equilibrado e sereno. Entre uma postura e outra, há o intervalo de uma respiração profunda, lenta e natural. Essa ligação garante mais clareza e consciência sobre o mundo físico e astral de forma individual. 

Abaixo segue a lista com os principais benefícios desse método. Você vai se surpreender com a amplitude com a qual ele age no seu corpo e na sua vida! 

  • O exercício desperta seus órgãos e articulações, preparando-os para encarar os desafios do cotidiano. 
  • A sequência torna sua respiração mais consciente e equilibrada, principalmente com os movimentos. Em uma analogia simples, é possível compreender seu impacto positivo quando comparado a racionalidade com a qual encaramos as dificuldades em momentos de calma. 
  • Esse tópico complementa o anterior no sentido de promover a consciência corporal e o controle do sistema respiratório. 
  • As asanas dessa sequência alongam e aquecem os músculos, trazendo mais equilíbrio e elasticidade. 
  • Possui propriedades que neutralizam e liberam tensões. 
  • Favorece o sistema sanguíneo, evitando problemas de circulação. 
  • Esse exercício pode fortalecer seu coração colocando-o para trabalhar com mais intensidade. Isso garante resistência e aumento momentâneo do ritmo cardíaco. 
  • A dinâmica proposta pelo Surya Namaskar é capaz de acalmar e favorecer a concentração. 
  • Pode ser utilizado para melhorar as vibrações em dias de intensa letargia. 
  • Interage com todos os sistemas corporais promovendo pureza e boas energias. 
  • Deixei a coisa que considero mais interessante para o final. O Surya Namaskar coloca nossos pés fixos no chão para vivenciar com intensidade o momento presente. 

Muitos quadros de ansiedade podem ser evitados se você focar no agora! Viver lamentando sobre o passado ou esperando pelo futuro, causa estresse, decepção e consequentemente baixas vibrações. 

Manter o equilíbrio é o principal caminho para garantir autocontrole e autoconfiança. Esse método foi pensado para agregar na vida das pessoas, trazendo clareza sobre o que realmente importa. 

Quanto a execução da sequência, você deve focar nos pranayamas (respirações) mais do que nas asanas (posições). Isso porque é o seu sistema respiratório é quem define o ritmo do exercício.

Surya

Isso vai tornar a pratica menos cansativa e mais harmoniosa. Ao absorver essa filosofia de vida você vai viver mais intensamente se posicionando com assertividade e com alinhamento físico e mental. 

Com o tempo de pratica, vai ser fácil reconhecer os benefícios e talvez isso te inspire a explorar outros aspectos da Yoga. O Surya Namaskar é uma técnica extremamente versátil e elimina as barreiras impostas pelo padrão estético e midiático. 

Pessoas de qualquer idade ou peso podem praticar e desfrutar dos benefícios da Yoga, mais especificamente do Surya Namaskar. Encare esse exercício como um momento de reflexão e realinhamento interior. 

Com apenas um pouco de esforço diário você vai conseguir harmonizar os campos da sua vida numa frequência incrível! Continue sua pesquisa e encontre a vertente com a qual você mais se identifica. 

Lembre-se de sempre respeitar os seus limites e viver cada momento com intensidade. O Sol é o principal sinal de que há esperanças para tudo. Ele nasce renovando nossas energias e nos transformando em instrumentos para tornar o mundo um lugar melhor!