Se todos os pais ensinassem isso aos filhos, o mundo seria um lugar MELHOR para todos!

Entenda como as crianças perdoam e aprenda com elas a ser uma pessoa melhor!

se-todos-os-pais-ensinassem-isso-aos-filhos-o-mundo-seria-um-lugar-melhor-para-todos

Você já parou para pensar e se perguntou por que as crianças têm mais facilidade em perdoar em comparação aos adultos?

Esses pequeninos são conhecidos por terem uma grande facilidade em perdoar e esquecer as mágoas do passado. Por que isso realmente acontece?

As crianças vivem a vida mais no presente, concentradas no aqui e no agora. Para elas, o sofrimento não está no fato, mas na percepção que temos do fato.

As mágoas que nós adultos sentimos são reflexo de várias cargas emocionais, que são acumuladas com o passar do tempo e são disparadas diante de uma agressão ou ofensa.

Já os pequeninos ainda possuem um coração limpo de máculas, o que acaba tornando mais fácil se manterem no momento presente.

Outras características que podemos observar e que fazem parte do mundo infantil também facilitam na hora de perdoar.

como-perdoar-como-as-crianças

Por causa da sua autenticidade, inocência e da sua pureza, as crianças não têm medo de falar o que sentem, e tudo que elas falam têm um fundo de verdade que deve ser enxergado pelos adultos.

Como as crianças lidam com o perdão?

Em comparação a nós adultos, que têm grande dificuldade em lidar com o perdão, as crianças são mais flexíveis em relação a isso.

Para esses pequeninos a vida é mais colorida, tudo parece mais cheio de alegria, esperança e também mais fácil.

Mesmo diante de dificuldades e repressões de adultos, violência ou desagrados, as crianças têm mais capacidade para esquecer e perdoar quem lhe magoou.

Por isso, é dessa forma que concluímos que as crianças são menos afetadas em relação aos adultos quando o assunto é perdoar alguém.

Geralmente, as crianças apenas diferenciam o errado o certo, isso claro, de acordo com os ensinamentos obtidos em casa pelos pais.

Na maioria dos casos, as crianças não têm plena consciência do que seja realmente o perdão. Elas apenas lidam com a noção de certo e errado proveniente da educação vindo dos pais em casa.

Além disso, à medidas que esses pequeninos crescem, vão aprendendo a lidar com as mágoas de maneira individual.

como-perdoar-como-as-crianças

Portanto, as crianças acabam gravando muitas coisas no inconsciente, registrando as várias cargas emocionais que serão responsáveis pela geração de mágoas, sofrimentos e ressentimentos futuros.

Por isso, é muito importante ensinar às crianças o poder do perdão, pois isso é essencial na criação e desenvolvimento para que elas se tornem adultos felizes e responsáveis.

Saber pedir perdão e perdoar alguém é um dos maiores segredos para alcançar a felicidade e encontrar a paz interior. Isso também é a combinação perfeita para que no futuro as crianças alcancem relacionamentos duradouros, seja nas amizades, na família e até mesmo nos negócios.

Qual a importância de ensinar sobre o perdão para as crianças?

As crianças que sabem pedir perdão reconhecem as falhas e se sentem responsáveis por elas. É por essa razão que é tão importante ensinar para as crianças o poder de perdoar e pedir perdão.

Com isso, elas vão se tornando adultos responsáveis e vão trabalhando para melhorar a qualidade. Com o perdão elas vão conseguir desenvolver empatia pelos outros e fortalecer a saúde emocional também, isso é maravilhoso.

Ensinar sobre o perdão para as crianças desde cedo vai ajudá-las a superar os obstáculos que vão aparecer no decorrer da caminhada com adultos.

como-perdoar-como-as-crianças

O valor do perdão para uma criança

Independente da idade, o perdão é considerado um dos valores mais apreciados por nós seres humanos.

É muito importante ensinar para as crianças que o perdão pode ajudar em todas as partes envolvidas da vida.

A pessoa que magoa é libertado da culpa que sente a pessoa que foi magoada se desprende do ressentimento causado pelo acúmulo de ódio, isso é essencial para o desenvolvimento do caráter de uma crianças.

É por essas razões que é muito importante:

  • Saber perdoar e aceitar que a pessoa que magoa não deve compensar a falha e que o desentendimento deve ser esquecido por completo.
  • Pedir perdão envolve reconhecer que a culpa e as ofensas causadas à outra pessoa. É esse comportamento que exige de uma pessoa a capacidade de se arrepender.

Como ensinar para as crianças sobre o perdão?

Quando as crianças são muito pequenas, elas não têm consciência do dano que podem causar com suas ações. No entanto, isso vai mudando à medida que vão crescendo. 

como-perdoar-como-as-crianças

Com isso, elas vão começando a perceber as consequências de suas ações. Por isso, é muito importante incluir no dia a dia das crianças atividades que mostrem o valor do perdão.

Confira a seguir algumas recomendações de atividades que você pode incluir no cotidiano de aprendizado da criança para que ela desenvolva o hábito de perdoar e pedir perdão.

1 – Utilize exemplos para ensinar sobre perdão

O primeiro ambiente em que as crianças aprendem sobre qualquer coisa é em casa, através do exemplo dos pais.

Por essa razão, é importante você evitar falar mal de outras pessoas ou demonstrar raiva na frente delas.

Em vez de fazer essas coisas que podem afetar o desenvolvimento do caráter da criança, seja uma pessoa humilde e peça perdão. Só assim, as crianças ao seu redor vão aprender que todo mundo pode falhar e também merece ser perdoado. 

2 – Explique sobre o perdão

Para ensinar as crianças sobre o perdão, é necessário que você converse com elas e explique que às vezes as pessoas que ofendem não sabem o mal que fazem ao magoar alguém.

como-perdoar-como-as-crianças

É importante que você explique para as crianças que algumas as pessoas podem cometer falhas e esquecê-las achando que isso vai ajudar a se sentir melhor consigo mesma.

3 – Saiba estimular a autoestima nas crianças

É essencial para o desenvolvimento da criança você saber estimular a autoestima dela sempre tratando com muito amor e carinho.

Saber impor limites e regras que desenvolvam a capacidade crítica para conseguir diferenciar as circunstâncias é fundamental para que você consiga dizer “não” quando necessário.

Além disso, dê bastante atenção para as crianças, comemore as coisas boas e sempre faça com que elas identifiquem o aprendizado em cada falha cometida.

Preste atenção também nessa fase da educação da criança, pois isso vai fazer com que ela se torne uma pessoa sem rancores, ressentimentos e dores emocionais.

como-perdoar-como-as-crianças

4 – Saiba explicar o lago negativo do ressentimento

Para fazer isso, use jogos, filmes, brinquedos e brincadeiras, use situações para que as crianças entendam o lado negativo de não saber pedir perdão.

Explique para elas que o ressentimento e o remorso são dores que apenas as pessoas que se recusam a perdoar sentem e que essas dores podem impedir relações a longo prazo.

É muito importante ensinar as crianças sobre o perdão, mas também é preciso ajudá-las a reconhecer e colocar limites em relacionamentos tóxicos. Só assim, elas ficaram longe dos sentimentos ruins como a inveja, ódio e raiva.

publicidade