Aprender a dominar ESSE TESTE te fará se sair melhor nas entrevistas de emprego

Aprender a dominar ESSE TESTE te fará se sair melhor nas entrevistas de emprego

É a partir desse teste que sua personalidade é descoberta!

publicidade

Os testes de personalidade ganharam muita relevância nos últimos anos, principalmente por conta de um movimento social onde as pessoas tendem a se conhecer cada vez mais, descobrindo assim quais são suas principais virtudes e defeitos.

Todavia, é preciso ter muita cautela em relação a isso. Um simples teste mal estruturado pode fazer com que você tenha uma percepção inadequada sobre si mesmo, o que pode trazer muitos prejuízos para a sua vida como um todo.

Justamente por isso decidimos falar hoje sobre o Teste DISC, que é sem dúvida alguma um dos testes de personalidade mais relevantes da atualidade.

publicidade

Continue lendo este conteúdo e descubra tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o Teste DISC?

O Teste Disc é um teste de personalidade capaz de avaliar de maneira simples o possível comportamento de indíviduos.

Ele foi criado a partir dos estudos do Dr. William Moulton Marston, que era um aficcionado pela ideia de compreender o ser humano em totalidade, desde a maneira como ele lida com o ambiente a sua volta como também com as motivações que o levam a tomar determinadas atitudes.

De modo geral, o Dr. Marston foi capaz de identificar que todos os indíviduos possuem duas grandes esferas comportamentais:

publicidade
  1. Interna (baseada na percepção sobre si mesmo sobre o ambiente em que está inserido)
  2. Externa (baseada apenas no ambiente).

É a partir dessas percepções do indíviduo que o nosso querido Doutor estipulou a delimitação de 4 perfis comportamentais, que são os pilares do Teste Disc:

  • Dominância;
  • Influência;
  • Estabilidade;
  • Conformidade.

teste disc

É importante ressaltar que todos nós possuímos traços de cada um desses aspectos, embora cada um de nós também tenha uma leve predominância de um desses itens.

Um pouco mais sobre os 4 perfis comportamentais

Vamos agora dar uma olhadinha nos 4 perfis comportamentais, ok? Mas não vá achando que isso é o suficiente para que você saiba qual deles é predominante em sua vida. O ideal é fazer o teste para aí sim entender melhor qual é o seu perfil de comportamento.

Dito isto, vejamos os perfis:

publicidade

Dominância

O perfil dominante possui um grande facilidade para lidar com situações de pressão, onde desafios são impostos e se esperam comportamentos mais “agressivos”.

Entre as principais características de um perfil dominante, nós podemos citar:

  • Determinação;
  • Exigência;
  • Controle sobre a situação;
  • Ousadia;
  • Agressividade (positiva);
  • Competitividade.

teste disc dominância

Uma pessoa de perfil dominante geralmente centraliza muito as coisas em si mesmo e tende a acreditar que está certa na maioria das situações. Por conta disso é importante sempre fazer análises a respeito das suas posturas para que  não acabe se tornando uma pessoa fria demais.

Influência

Sabe aquele tipo de pessoa que chega em uma festa e começa a conversar com as pessoas que estão a sua volta? Pois é, esse é o tipo de pessoa que possui um comportamento acentuado de influência.

Essas pessoas geralmente são mais emocionais e conseguem se comunicar com facilidade, expressando suas ideias de uma forma clara e agradável.

As pessoas com o perfil comportamental da influência costumam apresentar as seguintes características:

  • Entusiasmo;
  • Persuasão;
  • Comunicação efetiva;
  • Otimismo.

Estabilidade

estabilidade

As pessoas que possuem um perfil comportamental ligado a estabilidade gostam das coisas mais padronizadas, de modo que uma rotina possa sempre ser aplicado. Isto é, essas pessoas sempre vão ser muito avessas a qualquer tipo de mudança acentuada.

Um perfil de estabilidade irá ter características como:

  • Paciência;
  • Tranquilidade;
  • Confiabilidade;
  • Lealdade;
  • Persistência;
  • Gentileza;
  • Previsibilidade.

Conformidade

As pessoas que possuem um perfil ligado a conformidade são mais abertas para as regras e processos. Elas possuem uma mente muito mais racional do que todos os outros tipos, o que acaba sendo algo muito útil em diversos casos, assim como pode ser um empecilho para outros.

Suas características predominantes são:

  • Senso analítico e lógico;
  • Disciplina;
  • Cautela;
  • Perfeccionismo
  • Precisão.

Teste disc

Como devo agir em relação ao Teste Disc?

O teste Disc não funciona como uma sentença sobre a sua vida, definindo exatamente tudo aquilo que você precisa fazer.

Na verdade, o seu grande objetivo é apenas te mostrar que existem aspectos da sua personalidade que são mais relevantes e que devem receber um bom foco.

Aliás, quanto maior for o seu foco no desenvolvimento desse perfil, maiores também serão os resultados que você terá na sua vida. Nós nascemos com determinadas características e respeitar isso é algo essencial.

De qualquer forma, você deve usar as informações obtidas no seu teste para achar também um ponto de equilíbrio em relação aos outros tipos de perfis.

Você pode tentar desenvolver suas características de influência, estabilidade e conformidade. Isso inclusive vai te dar uma vida mais equilibrada.

Para fazer isso, o ideal é realizar o teste, anotar as principais recomendações e também descobrir um pouco sobre os outros perfis. Esse processo realmente pode ter um impacto gigantesco sobre a sua vida como um todo.

O Teste Disc realmente funciona?

O Teste Disc funciona muito bem, sendo inclusive utilizado em diversas empresas como forma de tentar entender o perfil comportamental de funcionários.

teste disc

Além disso, ele é aclamado como um dos melhores testes dentro daquilo que ele se propõe, o que é simplesmente ótimo.

Mas para que o Teste Disc realmente possa funcionar é necessário que haja um esforço da sua parte para respondê-lo da forma mais honesta e sincera possível. Isso determinará o perfil que será apresentado, assim como a própria percepção do teste sobre você.

Como o teste funciona?

O teste funciona de uma maneira muito simples:

Tudo o que você precisa fazer é responder 30 perguntas de múltipla escolha, sendo que cada uma delas possui alternativas que correspondem aos perfis (sem que você saiba).

A ideia aqui é que você sempre escolha a palavra que mais corresponde ao seu jeito de ser. No final do teste um documento será gerado, mostrando qual é o seu perfil comportamental, quais são suas forças e quais são suas fraquezas, além de pessoas famosas que possuem um perfil parecido.

Para fazer o teste, clique neste link. Nós podemos te garantir que fazer isso será algo muito bom para o seu desenvolvimento pessoal, então não perca tempo!