Uruguaio entra para o Guinness como o jogador de futebol mais velho do mundo; quantos anos você acha que ele tem?

Além do futebol uruguaio, o atleta também tem passagens por equipes da Itália e dos Estados Unidos

publicidade

Quem acompanha futebol sabe: é um esporte em que os atletas se aposentam cedo. Grande parte pendura as chuteiras por volta dos 35, 36 ou 37 anos – em caso de goleiros, é mais comum vê-los chegarem aos 40. No entanto, o jogador uruguaio Robert Carmona foi além disso e entrou para o Guinness Book como o mais velho em atividade no mundo.

Aos 60 anos, Carmona é o capitão do Club Social y Deportivo Hacele Un Gol A La Vida, da quarta divisão uruguaia. Ele joga futebol profissionalmente há incríveis 45 anos! Um marco de dar inveja a muitos.

Robert Carmona com sua placa do Guinness Book (imagem: Infobae/Bolavip)
publicidade

“Na história do futebol mundial em nível oficial, houve cerca de dez ou 15 jogadores longevos, mas a maioria interrompeu a sua atividade e voltou a jogar muitos anos depois. No meu caso, eu tenho jogado sem parar desde que comecei minha carreira profissional em 1976″, disse o uruguaio, segundo o UOL.

Te interessa?

Em mais de quatro décadas de carreira, Carmona já jogou em cerca de 30 clubes e disputou 2.200 partidas oficiais. Além do futebol uruguaio, o atleta também tem passagens por equipes da Itália e dos Estados Unidos. Uma curiosidade é que chegou a enfrentar o craque argentino Diego Maradona dentro de campo.

Carmona já jogou em mais de 30 clubes durante sua vida (imagem: Reprodução/YouTube/O Liberal)

“Sinto que recebi um presente e não o desperdicei”

Mas qual seria o segredo para chegar aos 60 anos com a disposição de um esportista? O próprio Carmona responde:

publicidade

“Não consegui definir de forma simples qual é a minha fórmula de longevidade, existem vários fatores: uma boa alimentação, disciplina nos treinos, longe do sedentarismo, álcool e drogas, e apesar de ter tido uma vida difícil desde a minha infância, sempre mantive uma atitude muito positiva. É necessária uma forte convicção, para acreditar que os sonhos se tornarão realidade, se a pessoa se dedicar a isso, na minha vida não existe isso de ‘você não pode’. Sinto que recebi um presente e não o desperdicei, me sinto muito vivo e com a energia de um jovem.”

Uma verdadeira inspiração não só para quem joga futebol, mas para todos que querem ter um envelhecimento saudável e uma vida ativa. Pelo visto, Carmona não tem planos de parar de jogar bola por enquanto. Vai até onde seu corpo permitir!

Ele deve ser uma verdadeira enciclopédia ambulante de futebol. Quanta coisa não testemunhou em todas essas décadas como jogador? Uma oportunidade enorme para jogadores mais novos “colarem” nele e aprenderem com um profissional superexperiente.

publicidade

A estreia do seu time na quarta divisão uruguaia não foi das melhores: a equipe acabou perdendo por 3 a 1 para o Unión de San José. No entanto, ainda tem muita bola pela frente e estamos na torcida para que o nosso jogador ilustre brilhe e leve seu time a grandes vitórias!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fontes: UOL e Bolavip

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar