Vítima de racismo, ex-goleiro Aranha lança livro sobre líder negro abolicionista

“Patrocínio” é o segundo livro da carreira de Aranha

publicidade

Quem acompanha futebol deve se lembrar do ex-goleiro Aranha, que brilhou jogando por times como Ponte Preta, Atlético Mineiro e Santos. No entanto, ele também foi destaque nas manchetes por ser vítima de racismo dentro de campo.

Após se aposentar, o Aranha decidiu investir na literatura como uma forma de conscientização. O Aranha acaba de lançar o livro “Patrocínio”, sobre José do Patrocínio, um dos principais líderes do Brasil na luta pelo fim da escravidão.

“A gente ficou durante muito tempo refém daquela história de que só através do futebol ou da música, a população negra, a população pobre tem uma chance de mudar de vida e José do Patrocínio mostra que você pode ser qualquer tipo de coisa, um escritor, um dono de jornal, um político, um ativista, você tem várias áreas que você pode estar presente se você estudar, se você se dedicar.

publicidade

Te interessa?

E José do Patrocínio, como era uma pessoa que teve estudo, mesmo no pior momento para ser negro do Brasil, ele serve como grande exemplo”, disse o ex-atleta, segundo o Globo Esporte.

O Aranha sentiu na pele a crueldade do racismo e hoje se dedica à literatura como forma de combater o preconceito racial (imagem: Reprodução EPTV/ge)

O lançamento do livro foi no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, em Minas Gerais. Uma ocasião muito especial já que o próprio evento teve como homenageado outro negro que também faz história: o cantor Milton Nascimento.

“Patrocínio” é o segundo livro da carreira de Aranha, cujo nome verdadeiro é Mario Lúcio Duarte Costa. A sua primeira obra, chamada “Brasil Tumbeiro”, foi lançada ano passado e resgata a história dos negros no país.

publicidade

Segundo o autor, muitas personalidades negras importante foram apagadas e invisibilizadas ao longo dos séculos. Daí a importância de livros como esses, que mostram fatos que muitas pessoas não conheciam.

O livro já está disponível para compra na internet (imagem: EPTV/ge)

Uma pesquisa rápida na internet mostra que “Patrocínio” já está disponível para compra no site da Editora Mostarda, responsável pelo lançamento. Clique aqui para adquirir.

publicidade

Quem foi José do Patrocínio?

Para quem não conhece José do Patrocínio, ele nasceu em Campos, no Rio de Janeiro, em 1853. Filho de uma mulher negra que foi escravizada, começou sua participação nas campanhas pela abolição em 1871, publicando um poema no jornal A República.

Seu envolvimento com o movimento foi crescendo e José do Patrocínio tornou-se uma liderança relevante, com forte atuação em jornais e publicações de oposição à monarquia e ao sistema escravocrata. Felizmente, viu sua luta render frutos: em 1888, foi assinada a Lei Áurea, que deu um fim oficial à escravidão no Brasil. Faleceu em 1905, no Rio de Janeiro, e agora tem sua vida revisitada pelo novo livro.

Parabéns ao Aranha pela iniciativa de escrever o livro e que a obra ajude a combater o racismo e a propagar o respeito, formando pessoas preparadas a abraçar a diversidade do nosso país.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Globo Esporte

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar