1 João 4:20 – Como posso amar de verdade? Explicamos!

Aprenda com esse versículo da Bíblia sobre o verdeiro amor de Deus!

1 João 4:20 - Como posso amar de verdade? Explicamos!
1 João 4:20 - Como posso amar de verdade? Explicamos!

O amor verdadeiro é um dos atributos perfeitos e eternos de Deus, nosso Pai e Criador. O evangelho de João explica que aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. 

Você já pensou em como nós podemos amar de verdade alguém? Jesus Cristo, o Filho de Deus, é nosso exemplo e modelo de vida. Cristo é a demonstração prática de amor piedoso nos outros é a demonstração externa de uma mudança interna. 

Somente os fies e crentes têm o privilégio de ter o Espírito Santo de amor habitando em seus corações – esse amor divino só pode se manifestar na vida de quem nasceu do alto. 

Te interessa?

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1 João 4:20)

A verdade é que é apenas aquele que anda em espírito e verdade que pode obedecer ao Seu mandamento de amar os outros como Cristo nos amou.

amor-verdadeiro

Como amar como Deus ama?

O amor não apenas cobre uma multidão de pecados de uma vida inteira, mas a consciência dada por nosso Deus Todo Poderoso ao homem também expõe o coração obscurecido que anda em pecado. 

Por isso, quanto mais imitamos o Senhor Jesus Cristo e seguimos Seu exemplo de amor verdadeiro, mais o amor de Deus é aperfeiçoado em cada uma de nossas vidas.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. (1 Coríntios 13:4-5)

Quanto mais o amor verdadeiro de Deus permeia nosso coração e alma, maior será nossa confiança no dia da angústia, e qualquer medo de julgamento ou punição será eliminado.

Pois, como João nos lembra, não há medo no amor, pois o amor-perfeito lança nosso medo. 

O medo se manifesta por meio da ameaça de punição e julgamento, mas nós como filhos de Deus, que temos o amor de Deus em nós, estamos sendo aperfeiçoados no amor e podemos viver em Sua paz vitoriosa dia após dia.

Esse texto mostra o quão INTENSO é o amor de Deus sobre você

O amor verdadeiro de Deus

Como João explica no seu evangelho, se uma pessoa diz que ama a Deus, mas odeia seu irmão, ela é uma mentirosa e um enganadora. 

Alguém que diz que ama a Deus com apenas os lábios, mas demonstra ódio para com outra pessoa em sua latitude ou coração, não está sendo verdadeira.

João enfatiza, em 1 João 4:20, a vaidade infrutífera de professar amar ao Senhor quando há ódio em seu coração por seu irmão. Além disso, ele diz:

Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. (1 João 4:19)

Quanto mais um verdadeiro fiel e crente está sendo conformado à imagem e semelhança de Jesus Cristo, através do processo de santificação contínua, maior será seu amor para com seu irmão e seu inimigo.

amor-verdadeiro

Além do mais, o Evangelista João argumenta que quanto mais perto estamos em espírito de Jesus Cristo, mais refletimos o amor de Deus em nossas palavras e ações.

O fato é que nossa atitude e comportamento, nosso motivo e mente, pois como alguém pode dizer: “Eu amo a Deus” e odeio sua irmão. 

Ele não pode. Ele se identificou como um mentiroso; pois como pode aquele que não ama a seu irmão a quem viu, amar a Deus a quem não viu?

Portanto, através do poder do Espírito Santo de Deus que habita em nós, amemos em espírito e em verdade, em palavras e ações, em motivo e em mente.

MATEUS 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR

O real significado de 1 João 4:20

A passagem da Bíblia 1 João 4:20 é o quarto de cinco vezes em que João menciona mentirosos nesta carta, são eles:

Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:10)

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. (1 João 2:22)

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1 João 4:20)

Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. (1 João 5:10)

Como você deu para perceber, o amor pelos outros, especialmente pelos outros cristãos, é um mandamento principal de Cristo. 

Então, uma pessoa que demonstra ódio por outra, mas afirma conhecer a Deus, está mentindo. Um mentiroso diz que conhece a Deus, mas não guarda Seus mandamentos:

Aquele que diz: eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1 João 2:4)

amor-verdadeiro

É tão difícil assim amar alguém verdadeiramente?

Você já parou para pensar sobre como é mais difícil amar alguém que você não pode ver? Se uma pessoa não pode amar aqueles que vê, não pode razoavelmente alegar que ama aqueles que não pode ver. Certo?

Esse trecho da Bíblia que estamos explicando declara explicitamente que uma pessoa não pode amar verdadeiramente a Deus enquanto odeia outras pessoas. 

  • A verdade é que a pessoa que afirma amar a Deus também deve mostrar amor pelos outros.

Isso também está relacionado à ideia de que, uma vez que não podemos ver Deus em toda a Sua essência divina, o amor deve ser a maneira como Deus é visto

Tanto em nós como no mundo, o amor de Deus deve ser a forma como a humanidade O “vê”.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

amor-verdadeiro

É por isso que devemos aprender todos os dias sobre o que é o verdadeiro amor de Deus. Não importa o que as outras pessoas vão falar sobre você. O que realmente importa é que você ame com Deus te ama.

Com isso, a partir de hoje seja uma pessoa mais amável, ame o seu próximo, assim como Deus também te ama. Aprenda todos os dias com a Palavra de Deus sobre o amor e transforme sua vida.

Você gostou de saber mais sobre como a Bíblia, a Palavra de Deus, aborda sobre amar verdadeiramente? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares essas informações. Aprenda mais com a Bíblia sobre amar o próximo.

Veja mais ›
Fechar